in ,

Como uma escola pode se preparar para a inclusão de alunos com deficiência visual

Como uma escola pode se preparar para a inclusão de alunos com deficiência visual

A inclusão é um tema que vem sendo debatido com maior atenção nos últimos anos, mostrando a necessidade de acolher pessoas com algum tipo de deficiência com ações cada vez melhores.

Isso é importante para a sociedade como um todo, de modo que é possível ver o quanto as empresas e locais de acesso público investem nas melhorias estruturais para proporcionar um atendimento mais humanizado. 

Dessa forma, se isso se mostra fundamental para adultos, quem dirá para as crianças. 

Promover espaços que recebam o público infantil com deficiência, oferecendo maior conforto e acessibilidade, é fundamental. 

A escola, por ser um dos ambientes mais frequentados pelas crianças, deve reforçar os cuidados para que os seus alunos consigam ter um bom desempenho.

Nesse cenário, assim como se investe em elementos para tornar a edificação mais bonita, recorrendo aos serviços de paisagismo jardim, as instituições de ensino também devem garantir a facilidade de locomoção pelo período em que a criança estará no local.

Há diversas maneiras de se fazer isso, de modo que o espaço esteja devidamente preparado para a inclusão de alunos com deficiência. É possível, ainda, se dedicar para oferecer um suporte adequado para aqueles que possuem restrições visuais. 

Por isso, este artigo vai falar sobre o que é a inclusão, qual a sua importância e como fazer com que o dia a dia de uma escola possa ser pensado para acolher os estudantes com deficiência visual. Para entender mais, siga na leitura do conteúdo.  

O que é a inclusão de pessoas com deficiência?

O prédio que acomodará uma escola passa por vários processos até a liberação do seu funcionamento. A emissão do laudo avcb bombeiros é um exemplo disso, atestando que o local é seguro. 

Do mesmo modo, ele será composto por salas, lousas, carteiras, quadras, etc. Tudo deve estar de acordo com a necessidades de aprendizado dos alunos. 

Mas, quando essa mesma escola recebe alunos com deficiência, é essencial que ela esteja estruturalmente adaptada. Isso quer dizer que deve existir a presença de alguns elementos como:

O uso desses itens vai garantir que o aluno consiga acessar adequadamente o espaço, podendo se locomover de modo cada vez mais autônomo dentro da escola. 

Apesar da necessidade de adaptação física do colégio, é indispensável que a educação que será transmitida ao aluno também seja desenhada para promover o aprendizado e estimular o aluno a se desenvolver plenamente. 

Assim, a educação inclusiva tem como objetivo atender às demandas de pessoas com deficiência, tornando a escola um espaço para todos. 

No Plano Nacional de Educação (PNE) a inclusão é um elemento que será trabalhado em qualquer etapa do ensino, indo desde a educação infantil até o ensino superior. 

Por isso, o atendimento educacional especializado (AEE) em conjunto com a disponibilidade de recursos e de serviços para a orientação do ensino inclusivo, são premissas no Brasil.

Em suma, a inclusão de pessoas com deficiência se trata da adaptação integral do estabelecimento de ensino, de maneira a acolher os seus alunos e poder oferecer um ensino de qualidade para eles.

O que é a inclusão de pessoas com deficiência

Qual a importância da educação inclusiva?

Assim como um filtro manga é um equipamento de grande importância para as indústrias, a educação inclusiva se torna indispensável para qualquer instituição de ensino, para os alunos com deficiência e para os demais colegas. 

Ao garantir que a educação inclusiva será realizada na escola, o estabelecimento consegue ampliar o seu número de alunos, prestando um serviço de qualidade para todos aqueles que dependem desse tipo de aprendizado. 

Além disso, ela é vista no investimento em infraestrutura da escola, disponibilizando um local perfeitamente adaptado para facilitar a locomoção dos alunos por diferentes áreas. 

Para os alunos com deficiência visual, poder contar com uma escola inclusiva faz com que eles possam se desenvolver e aprender mais, tornando a sua experiência muito mais completa e frutífera.

Por fim, os demais estudantes também são beneficiados ao serem inseridos em um ambiente de inclusão, já que isso vai promover a convivência e estimular o respeito ao próximo.

Como aplicar a inclusão no dia a dia de uma escola?

O aprendizado sempre pode ser um desafio para qualquer aluno. Não à toa, muitos cursos são desenvolvidos com níveis de gradação, de modo que alguém que queira aprender a cantar deverá começar se inscrevendo em uma aula de canto para iniciantes.

Nesse sentido, a educação inclusiva também precisa ser pensada para que o aluno possa se desenvolver continuamente, de maneira que ele consiga atingir os níveis desejados de aprendizado.

Para que a escola ofereça o suporte adequado para os alunos com deficiência visual, ela precisa investir em alguns elementos, conforme veremos a seguir. 

1. Estrutura física

Como não poderia deixar de ser, a estrutura física da instituição de ensino deve ser adaptada e segura para o aluno que possui restrições visuais. 

Por isso, é fundamental que ela conte com guarda corpo de inox, corrimãos, piso tátil e placas em Braille, que possibilitam o deslocamento do aluno por todo o ambiente escolar, conforme abordamos anteriormente. 

2. Estrutura intelectual

O professor responsável pela educação inclusiva deve estar devidamente capacitado para trabalhar com o seu aluno com deficiência, de modo que possa transmitir para ele o conteúdo adaptado para a sua absorção. 

Um elemento muito importante nesse cenário é o da apresentação do docente ao aluno, já que ele precisará reconhecer bem a voz do professor, para que o identifique na rotina escolar. 

Além disso, é fundamental que o professor conheça mais a fundo a história do aluno, sabendo como ele perdeu a visão, quais metodologias já foram administradas, os artifícios que ele já conhece, etc.

3. Oferecimento de recursos

A educação inclusiva depende de vários recursos, que podem torná-la lúdica, ao mesmo tempo em que promovem a eficiência do aprendizado. 

Assim como um aluno que está fazendo aulas de guitarra precisa dominar as técnicas para conquistar resultados, os alunos da educação inclusiva precisarão adquirir conhecimentos para ter maior produtividade no seu aprendizado.

Por isso, é importante que a escola ofereça materiais adequados, como a adaptação digital de textos que serão trabalhados ou a tradução de conteúdos para o Braille, possibilitando que o aluno consiga absorver o conteúdo da aula.

A utilização de materiais auditivos é essencial para potencializar os resultados de um aluno com deficiência visual, que poderá captar os ensinamentos contidos em uma gravação, tanto no período em que está na escola, quanto nas tarefas passadas para casa. 

4. Produzir a adaptação de materiais

Do mesmo modo que é possível produzir sacolas ecobag personalizadas de acordo com a demanda de um cliente, o material que será utilizado na educação inclusiva deve ser adaptado para o aluno conforme as suas necessidades. 

Assim, o desenvolvimento de um acervo digitalizado para o aluno com deficiência visual pode ser o caminho ideal para que ele desfrute de conteúdos pensados de modo individualizado, que tendem a trazer muito mais benefícios para a aprendizagem do aluno.

Ao investir nesses elementos, a aplicação da educação inclusiva no dia a dia de uma escola será muito mais produtiva e eficiente, garantindo que os alunos com deficiência participem da rotina de estudos de modo amplo e interessante.  

A necessidade da inclusão em outras esferas da sociedade

A inclusão de alunos com deficiência é fundamental e deve ser estimulada em todas as instituições de ensino. Mas o tema de inclusão não deve parar por aí. 

Há outras esferas que devem ser trabalhadas e inseridas no contexto social de modo mais efetivo, garantindo que todos tenham direitos e possam se sentir acolhidos e respeitados em suas especificidades. 

Alguns exemplos simples desse cenário são o da inclusão cultural, de gerações, a racial e de gênero, de modo que todas essas pessoas possam ter a sua individualidade preservada e consigam ter acesso ao que desejam, sem serem prejudicadas.

Por isso, mesmo que a inclusão já seja um tema presente em debates atuais, há ainda um grande caminho a ser percorrido, mostrando o quanto é preciso que todos tenham a capacidade e a solidariedade de conviver com o que parece ser diferente.

A necessidade da inclusão em outras esferas da sociedade

Considerações finais

Garantir o acesso à educação é dever da escola que, como instituição, deve encontrar os meios mais adequados para inserir os seus alunos com deficiência nas atividades culturais e de formação, para que todos possam se desenvolver integralmente. 

Nesse sentido, cabe ao colégio oferecer o suporte necessário para o aprendizado dos estudantes que dependem de adaptações para absorver conteúdos, tendo melhores resultados na sua preparação escolar. 

Além disso, os professores do ensino regular e do AEE devem trabalhar em conjunto, de maneira a garantir a continuidade do trabalho seguindo uma linha lógica, que beneficiará o entendimento do aluno sobre os materiais estudados.

Dessa forma, o colégio torna-se um ambiente acolhedor e capacitado a oferecer o que o estudante com deficiência visual precisa para a sua jornada escolar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Referências

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/2021/educacao-inclusiva-o-que-e-e-como-fazer-direito-e-bem-feito

http://portal.metodista.br/assessoria-para-inclusao/dicas/orientacoes-imediatas-para-a-inclusao-do-aluno-com-deficiencia-visual-em-sala-de-aula

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Como se preparar para ser um zelador predial

Como se preparar para ser um zelador predial

Confira como um curso de coaching pode mudar a sua vida

Confira como um curso de coaching pode mudar a sua vida