in

Como Vender no Mercado Livre | O SEGREDO [2020]

como vender no mercado livre

Se você chegou aqui pesquisando sobre como vender no mercado livre, chegou ao lugar certo! 

Neste artigo você encontra tudo o que precisa saber sobre como vender no maior Marketplace da América latina e garantindo renda extra ou, se você seguir profissionalmente todos os passos, uma renda oficial.

Este não é apenas mais um artigo para você ler e ir embora. Trata-se de uma oportunidade de aprender – SIM, O SEGREDO! –, e colocar seu produto numa vitrine online, podendo obter até dezenas de vendas por dia, garantindo resultados além dos convencionais.  

É uma mina de ouro, sem exageros; este é simplesmente o quinto site mais acessado da internet. Nele você pode criar sua conta gratuitamente e já iniciar o trabalho. É como enviar um currículo para uma empresa, sabendo que já pode começar a trabalhar no mesmo dia!

Não perca mais tempo e continue lendo abaixo sobre como vender no mercado livre e obter os melhores resultados possíveis. Ah, e não se esqueça de deixar o seu comentário no final, sua opinião conta muito.

Como vender no mercado livre passo a passo

É fácil vender no mercado livre. 

Mas existe um passo a passo simples que você precisa aprender – e fazer –, se quiser entrar com sucesso na plataforma e anunciar seus produtos. Basicamente, envolve essas etapas:

  • Abrir sua conta no mercado livre;
  • Cadastrar e anunciar seus produtos;
  • Configurar as opções de vendas e envios do modo correto.

Vamos conversar mais sobre esses detalhes. Confira o primeiro passo a seguir. 

Abrindo sua conta no mercado livre

Legal, agora vamos começar a fazer algumas coisas. Entre no site mercadolivre.com.br, e procure no canto superior direito a opção “Crie a sua conta”, conforme imagem abaixo:

1.1 como vender no mercado livre criar conta

Você passa então para a tela de cadastro (imagem abaixo), que pede seu nome e sobrenome, bem como seu e-mail e uma senha de acesso. Você é quem cria a senha de acesso. 

A princípio, o cadastro vem como pessoa física, mas perceba que nesta mesma tela, no cantinho superior direito, há uma opção “Criar uma conta de empresa”. Neste caso, o procedimento é quase igual, com a diferença que você deverá informar o CNPJ e Razão Social.

1.2 como vender no mercado livre criar conta

Dicas sobre a criação da senha: Lembre-se que VOCÊ é quem cria a senha. Ela deve ter entre 6 e 20 dígitos, não pode ter relação alguma com seu nome, sobrenome ou e-mail e nem conter caracteres idênticos ou consecutivos. Minha sugestão é que você capriche na criação desta senha, pois ela é seu passaporte na empresa; inclua números alternados, letras maiúsculas e minúsculas e pelo menos 1 ou 2 símbolos (como “@”, por exemplo). Mantenha-a anotada em um lugar seguro até decorar.  

Passando disso, você receberá do mercado livre um e-mail de boas vindas. Você pode dar uma olhada nele, pois tem algumas dicas iniciais do próprio mercado livre. Após isso, volte à página inicial do site e note que você já estará logado. (Se por alguma razão não estiver, use seu e-mail e senha para entrar).

Pronto! Agora você está na mesma tela inicial do mercado livre, mas oficialmente dentro da plataforma. Confira a seguir um passo essencial sobre como vender no vender mercado livre: Criando seu primeiro anúncio. 

Como criar seu primeiro anúncio no mercado livre

Para poder aparecer nas buscas do mercado livre, você deve cadastrar seus produtos por meio de anúncios. Este passo é simplesmente fundamental, pois significa colocar seu produto numa vitrine que qualquer pessoa pode ver.

Vamos falar primeiro sobre como criar seu anúncio, de forma simples e direta, e no final vou te dar algumas dicas sobre como melhorar a visibilidade dos seus anúncios, ok?

Dê uma olhada no menu que fica na mesma linha onde está seu nome e ache a opção “Vender”. Este é o ponto de partida para a criação do seu anúncio.

1.3 como vender no mercado livre criar conta começar vender

O primeiro painel que você vai ver é a seleção da categoria. Atualmente, são 4 categorias básicas: Produto, Veículos, Imóveis e Serviços. Para fazer seu anúncio de produto, por exemplo, você poderia clicar em “Produto”. Mas antes de clicar, aproveite que você está nessa tela e leia a “Política do Mercado Livre”, para garantir anúncios apropriados para a plataforma.

1.4 como vender no mercado livre leia a politica

Como você está começando a anunciar, o mercado livre te mostra uma tela informando que vai lhe dar assistência, para que você consiga anunciar de forma intuitiva. Clique em “Começar a anunciar”.

1.5 como vender no mercado livre clicar em começar

Agora, identifique seu produto conforme as especificações solicitadas. 

Atenção: É importante ser claro e específico ao definir o título do seu anúncio, pois este é um dos critérios principais que os motores de busca usam para localizar seu anúncio quando um cliente pesquisa por ele. A recomendação é que você inclua o nome, a marca, modelo e qualquer outra especificação importante, usando os 60 caracteres disponíveis.

Se você fosse anunciar uma caneta (por exemplo), poderia escrever: “Caneta Esferográfica Bic Azul – ponta média”, conforme exemplo.

1.6 como vender mercado livre anunciando

O mercado livre automaticamente enquadra seu produto numa categoria, mas você ainda tem a oportunidade de escolher manualmente.

1.7 como vender no mercado livre

Antes de prosseguir, você visualiza um link que aponta para os itens de venda proibidos (conforme imagem a seguir). Seria interessante você dar uma olhada para saber quais são. Como a caneta é um produto permitido, é só confirmar e ir em frente! Vamos continuar aprendendo como vender no mercado livre.

1.8 como vender no mercado livre

Agora, você pode continuar especificando marca e modelo do produto, e na, sequência, defina se o produto é novo, usado, ou recondicionado.

1.9 como vender no mercado livre continuando especificações

2.0 como vender no mercado livre novo ou usado

Nas próximas etapas, você deve informar a cor, inserir fotos, informar quantidades disponíveis e o código universal. Quando você não possui um código, basta clicar em N/A ao lado (N/A= não aplicável). Obs: É muito importante colocar fotos de qualidade, então mais adiante vou te passar algumas dicas práticas sobre as fotos.

2.1 como vender no mercado livre espeficar cor

2.2 como vender no mercado livre especificar e colorar fotos

Na próxima etapa, você continua com a ficha técnica do produto, preenchendo os dados solicitados. 

Após concluir as informações do seu produto, serão solicitadas algumas informações pessoais, visto que é o seu primeiro anúncio. Preencha corretamente.

2.3 como vender no mercado livre mais espeficações

2.4 como vender no mercado livre finalizando anuncio

Beleza! Agora seu primeiro anúncio está quase pronto pra rodar. Basta informar o valor da venda.

2.5 preço como vender no mercado livre

Neste ponto você pode escolher qual o tipo de exposição seu anúncio vai ter. Veja a imagem abaixo. Poderá ser de Exposição Baixa (gratuita e válida por 60 dias), Exposição Alta (ou “clássico”) e Exposição Máxima (ou “premium”). Estas duas últimas não são gratuitas, mas você só paga a tarifa se vender. Definitivamente são as melhores opções para quem deseja usufruir os melhores resultados que o Mercado Livre pode oferecer.

Como comparação para você entender o que é exposição gratuita, clássica e premium, pense numa loja física que tem produtos na frente, no meio e no fundo. Os produtos do fundo são os menos visualizados (similar ao anúncio grátis), e quanto mais se aproxima da frente da loja, melhor é a visibilidade. Este último seria o anúncio “premium”, com máxima exposição. Portanto, compensa pagar a tarifa.

2.6 classificação escolhida coo vender no mercado livre

Depois disso, basta continuar selecionando a opção de envio. A mais simples e fácil é a do mercado envios, que falaremos adiante. Mas, dependendo do produto e do valor do mesmo, a página te oferece outras opções de entrega, como levar pessoalmente ao cliente, ou passar o endereço para que seu cliente o retire.

Para finalizar e pôr o anúncio na vitrine, é possível incluir duas informações importantes: descrição do produto e incluir um vídeo. É opcional incluir esses dados, mas aqueles que o fazem, sem dúvida possuem um diferencial. 

2.7 inserir descrição e video como vender no mercado livre

Meu conselho é você usar o espaço disponível para fazer uma bem elaborada descrição do seu produto e qualquer detalhe adicional que poderia ajudar na compra. Pode até colocar instruções de uso, dicas e informações que irão valorizar seu anúncio e destaca-lo perante os motores de busca da internet.

Fim do seu primeiro anúncio!

2.8 como vender mercado livre parabéns você terminou o anuncio

Bom, agora que você já aprendeu detalhadamente como colocar fazer seu anúncio, você deve estar se perguntando: “O que mais vende e como escolher o que vender no mercado livre?”.

O que mais vende no mercado livre e como escolher o que vender

A princípio, o próprio mercado livre fornece algumas métricas interessantes que o ajudam a escolher o que vender. Por exemplo, se você foi lá ao e-mail de boas vindas, talvez tenha percebido que ao rolar a página, apareceram indicações dos setores de maior sucesso. Veja:

2.9 categorias mais procuradas

Esta revelação em si mesma já pode qualificar sua escolha de nicho.

Ainda recorrendo ao próprio mercado livre, você tem a opção de consultar a lista de itens mais vendidos. Tal lista pode ter dar um norte, pois ao escolher uma categoria, você pode espionar o que está sendo mais vendido no momento. Não se assuste com a concorrência, pois se você tiver um preço competitivo e fizer um anúncio profissional, você tem boas chances de venda sim!

O link para acessar a lista de “mais vendidos” é https://lista.mercadolivre.com.br/mais-vendidos

Dentre os destaques de vendas, que dificilmente diminuem o fluxo, podemos citar:

  • Celulares, Smartphones e acessórios para os mesmos;
  • Vestidos, Sapatos, Sandálias e Sapatilhas (nesse caso, especialmente para público feminino);
  • Relógios e perfumes;
  • Ramo de Autopeças (está em ascensão);

Se quiser começar bem e se manter por um bom tempo no mesmo nicho, estas são escolhas seguras, desde que você se comprometa a um trabalho sério.

Para levar em conta o que quer vender, você também pode escolher algum nicho que você particularmente se identifique ou que tenha fácil acesso para obter produtos. Mas tente combinar seu gosto com a necessidade das pessoas; não adianta colocar pra vender algo que você gosta, mas que não necessariamente tenha boa procura na internet.

Procure descobrir bons fornecedores de produtos. Pode até procurar por eles na internet, mas procure telefonar e conversar pessoalmente. Esta ainda é uma das formas mais indicadas para se passar confiança e se conseguir bons acordos e descontos. Crie um MEI para poder comprar com maiores vantagens.

Seu sucesso será obter estoque de produtos com excelentes preços para você e ainda assim vender barato, garantindo sua margem de lucro, mesmo embutindo frete e outros custos.

Como funciona o frete no mercado livre

Ao cadastrar produtos acima de R$120, o cliente ganha frete grátis ao comprar, mas você racha o custo do frete com o mercado livre. 

No site do mercado livre encontramos alguns dos critérios estabelecidos por eles quanto ao frete. Veja na imagem a seguir:

3.0 mercado livre fretes info

Além disso, o critério básico para você entender o que você vai pagar de frete é baseado na sua reputação como vendedor. Em outras palavras, quanto melhor a sua reputação, menos você paga de frete. Já no caso de um iniciante, que ainda não construiu sua reputação, ou no caso daqueles que estão com má reputação, estes pagam mais pelo frete a cada venda.

Por isso, vale a pena se esforçar em melhorar logo sua reputação como vendedor, pois assim o frete fica mais barato pra você e terá mais lucros nas vendas. Um sistema de cores é usado pelo site para revelar aos possíveis clientes qual a sua reputação no momento.

  • Reputação verde: 50% de desconto no frete, em produtos a partir de $120.
  • Reputação amarela: 40% de desconto.
  • Reputação laranja ou vermelha: Sem desconto. 

Com respeito à entrega em si, o método mais fácil e já pre-configurado é o “Mercado envios”. O mercado envios é uma parceria do mercado livre com os “Correios”. Sempre que você faz uma venda, é gerada uma etiqueta; basta colar no pacote e o postar nos Correios, simples assim!

Seu envio fica protegido e o sistema se certifica de que seu comprador receberá o produto. Neste caso, você terá o seu dinheiro disponível em 2 dias depois de confirmada a entrega do produto.

Você também pode optar pelo envio por conta própria, onde você assume a responsabilidade pelo envio, usando os meios que você tiver disponível, como uma transportadora, por exemplo. Quando a entrega for concluída, basta assinalar a opção “entreguei o produto”.

Se você optar por levar pessoalmente o produto, certifique-se de adotar práticas seguras, como se encontrarem num local mais movimentado.

Como funcionam as taxas no mercado livre

Basicamente, todo anúncio do mercado livre é grátis! Esta é uma boa notícia. Porém, a cada venda você pode ser cobrado em uma taxa que varia de acordo com a modalidade de anúncio que você escolheu. 

Conforme comentamos acima, para as exposições alta e máxima, são cobradas tarifas por venda. Observe a tabela fornecida pelo site do mercado livre.

3.1 imagem tabela tarifas mercado livre

Por exemplo, hoje se você faz um anúncio “clássico”, você paga 11% do valor do produto ao mercado livre. Se fizer um anúncio “premium”, o mercado livre fica com 16% do valor do produto. 

Esta é a taxa que você paga para, por assim dizer, ter um bom espaço na vitrine. É uma troca justa.

Como receber o pagamento no mercado livre?

O Mercado pago é a plataforma oficial de pagamentos do mercado livre. Uma vez que seu cliente efetua uma compra, o saldo que ele pagou já fica visível na sua conta do mercado pago, porém você ainda não poderá utilizar.

Interessante é que sempre que uma pessoa abre uma conta no mercado livre, automaticamente ela já está cadastrada no mercado pago, um modelo de plataforma de pagamentos, que você poderá até mesmo usar para outras finalidades, caso deseje. Por meio dela, você pode transferir para o seu banco preferido, ou usar o dinheiro de acordo com as funções permitidas ali, como por exemplo, fazer compras em outros sites e no mercado livre.

Quando a pessoa confirma que recebeu um produto, o dinheiro é liberado para você. Se ela não confirmar, ele será automaticamente disponibilizado 11 dias. No caso da entrega ter sido feita pelo mercado envios, o dinheiro já pode ser liberado após 2 dias.

Segredos do para vender no mercado livre

Com certeza, você ficou entusiasmo ao compreender como vender no mercado livre e as vantagens em se trabalhar nesta fantástica plataforma.

Mas para você obter resultados máximos, confira estas dicas finais.

  • Otimize seu anúncio. Use as palavras-chave que melhor definem seu produto e a forma como as pessoas procuram por ele O MAIOR NÚMERO DE VEZES POSSÍVEL. Use tais palavras no título, na descrição e ao nomear as fotos que você carrega no anúncio. Tudo isso, aumenta suas chances de ser encontrado nos mecanismos de busca da internet.
  • Respeite todos os critérios do mercado livre. O mercado livre é uma plataforma séria; se você respeitar as boas práticas de venda, for gentil ao conversar com os clientes, inteirar-se da Politica do Site e cumprir com suas obrigações como vendedor, você terá vendas recorrentes.
  • Use fotos de excelente qualidade. Experimente diversos ângulos possíveis e use os que melhor apresentarem seu produto. A câmera deve ter boa resolução, e o cenário deve estar bem iluminado. Se possível, faça um pequeno estúdio na sua residência exclusivamente para este fim. O fundo deve ser branco, quer natural, quer editado por um programa de fotos.
  • Inclua vídeos no seu anúncio. Mesmo que não tenha um vídeo próprio, tente colocar um da internet (youtube) que expresse os benefícios do seu produto.
  • Responda prontamente as perguntas que fizerem. Para te ajudar, baixe o aplicativo do mercado livre no celular; ele pode ser usado para responder perguntas e para várias coisas que te ajudam a gerenciar o negócio.
  • Entregue no prazo. Sempre que fizer uma venda, trate o assunto com muita dedicação, entregando na qualidade e no prazo combinado. (No caso da venda de roupas, você pode incluir um prazo de confecção).

E ainda tenho um grande segredo para partilhar com você. Se o seu objetivo é dominar tudo desta plataforma e aprender por a+b como vender no mercado livre de forma profissional, NÃO DEIXE DE ACESSAR AQUI O CURSO DE SEGREDOS DO MERCADO LIVRE.

É um curso grátis com direito a certificado válido em todo país.

Conteúdo programático do Curso de Segredos do Mercado Livre:

  • Conhecendo o Mercado Livre
  • Começando a vender
  • Quais os produtos que eu posso vender no Mercado Livre
  • Boas práticas, como criar uma relação sólida na comunidade
  • O que é o famoso DropShipping
  • Como surgiu o DropShipping
  • Quais as vantagens e desvantagens desta prática
  • Lista de fornecedores
  • Dicas dos profissionais
  • Como redigir um anúncio campeão de vendas no Mercado Livre
  • Qual plano anunciar
  • Atendimento é tudo
  • Conduta de um empreendedor de sucesso
  • Fuja da guerra de preço

Conclusão

E aí, o que achou de aprender como vender no mercado livre? Você já usa o mercado livre para vender? Deixe um comentário abaixo, falando sobre sua experiência e o que achou deste artigo tutorial. 

Se você vai embarcar neste grande Marketplace, prepare-se para começar a receber todos os dias e-mails com o título “Você Vendeu”, e enviar produtos para clientes de todos os lugares. Se você fizer tudo direitinho, esta será a realidade em pouco tempo.

Você gostou?

1 point
Upvote Downvote

Total votes: 1

Upvotes: 1

Upvotes percentage: 100.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

o que é plano de negócios

O que é Plano de Negócios? Faça o Seu em Apenas 7 Passos!

quem tem direito a seguro desemprego

Quem tem direito ao seguro desemprego? Saiba [TUDO] 2020