in , , ,

Como Viajar Sem Gastar Uma Fortuna: 9 Dicas Fundamentais

Como Viajar Sem Gastar Uma Fortuna 9 Dicas Fundamentais

Por conta do isolamento social gerado pela pandemia de coronavírus, inúmeras pessoas não veem a hora de poder viajar, pegar as malas e embarcar rumo a algum destino.

Porém, justamente por causa dessa situação que estamos vivendo há mais de um ano, muitas pessoas foram (ou ainda estão sendo) afetadas financeiramente.

Por isso, pensar em viajar sem precisar gastar uma fortuna, é algo realmente importante para este momento – até porque, ninguém quer ficar com dívidas e com a conta no vermelho, não é verdade?

E a boa notícia é que no artigo de hoje nós separamos 9 dicas fundamentais para que você consiga viajar, mesmo com o orçamento limitado!

Portanto, se você quer saber quais são elas, continue acompanhando a leitura.

Dicas para viajar sem gastar uma fortuna

1. Viaje para destinos nacionais

Com o Real desvalorizado e moedas como dólar, euro e libra valendo cinco, seis, sete vezes mais que a nossa moeda, é muito mais viável e barato fazer uma viagem para um destino nacional do que para um destino internacional.

Por isso, a primeira dica para você viajar sem gastar uma fortuna é: faça uma viagem para algum destino que fica aqui no Brasil, pode ser em uma cidade próxima ou em outro Estado.

Há muitas regiões e lugares incríveis para conhecer por aqui e, com uma boa pesquisa na internet, você já consegue encontrar diversas opções.

2. Opte por viagens de carro

Como sabemos, viajar de avião não é algo que costuma ser muito barato. Há passagens para comprar, documentação para emitir, reservas para fazer, entre outros itens para se preocupar e gastar.

Sendo assim, que tal pegar a estrada e fazer uma viagem de carro?

Dessa forma, você pode fazer uma viagem mais econômica e ainda evitar o contato direto com inúmeras pessoas, afinal, no veículo cabe você e mais quatro ou cinco passageiros – o que também ajuda a evitar aglomerações com desconhecidos.

3. Viaje na baixa temporada

Ter flexibilidade com datas é um ponto de suma importância para quem quer viajar sem gastar uma fortuna.

Isso porque, assim é possível viajar na baixa temporada, isto é, em um período do ano em que a busca por um determinado destino é menor.

E, como essa busca é menor, os preços ficam mais atrativos, fora que há muito menos filas, aglomerações e concorrência em relação a passeios, atrações, restaurantes, etc.

3. Viaje na baixa temporada

4. Escolha uma hospedagem mais em conta

Você provavelmente já ouviu falar em Airbnb ou Couchsurfing, certo? Pois então, essas e outras plataformas permitem que você encontre bons lugares para ficar hospedado, sem necessariamente gastar uma fortuna!

Portanto, em vez de escolher um hotel 5 estrelas ou um resort badalado para ficar, opte por essas ferramentas, pois com certeza elas te ajudarão a gastar menos com a hospedagem.

5. Tenha cuidado com a alimentação

Se tem uma coisa que todo mundo precisa fazer em uma viagem é se alimentar. Porém, para não gastar uma fortuna, evite restaurantes muito sofisticados e que ficam próximos de atrações e pontos turísticos.

Isso porque, eles geralmente são mais caros e nem sempre oferecem a melhor experiência.

Portanto, tenha cuidado com a alimentação. Opte por estabelecimentos que ficam um pouco mais afastados de lugares muito conhecidos.

Além disso, peça indicações de moradores e, quando for sair para fazer um passeio ou visitar uma atração, não deixe de levar alguns “lanchinhos” na mochila.

Assim, você não fica com fome e nem precisa ficar gastando na rua.

6. Procure atrações e passeios gratuitos

Ao fazer uma viagem, seja para um destino nacional ou internacional, você não precisa gastar todos os dias com passeios e atrações.

Isso porque, há muita coisa boa e gratuita que você pode aproveitar.

Inclusive, em diversos destinos no exterior, há determinados dias e/ou horários que atrações ou até mesmo passeios ficam de graça. Portanto, vale a pena se informar sobre isso antes de viajar.

A dica de ouro para este tópico é: abra seu navegador, acesse o Google e digite “coisas grátis para fazer no(a) X”.

Pode ter certeza que haverá muitas informações úteis e que te ajudarão a economizar e, claro, a aproveitar o destino.

7. Informe-se sobre os meios de transporte do local

Quando estiver planejando a sua viagem, não deixe de conferir quais são os meios de transporte disponíveis no destino que irá. Isso porque, você também terá um certo gasto com eles (claro, se não estiver viajando de carro).

Então, verifique quais os preços de cada um e as estruturas oferecidas. 

De repente, o transporte público é mais em conta, mas as condições dos ônibus, trens ou metrôs não são das melhores, ou ainda, o quesito “segurança” deixa a desejar.

Portanto, para fazer a melhor escolha, pesquise bastante e avalie tanto os preços quanto as condições oferecidas. Talvez compense mais pegar um Uber, um táxi ou até mesmo alugar uma bicicleta.

E claro, o que for possível fazer a pé, faça. Assim, você economiza dinheiro e ainda coloca o corpo em movimento, o que é ótimo para a saúde.

7. Informe-se sobre os meios de transporte do local

8. Economize com estacionamento

Já que falamos sobre meios de transporte no tópico anterior, separamos aqui uma dica para caso você pretenda viajar de avião e queira ir com seu veículo até o aeroporto no dia da viagem.

Em vez de deixar o seu carro no estacionamento interno do aeroporto, procure por opções próximas. E sabe por quê? Porque assim você economizará bastante com as diárias!

Os preços oferecidos pelos estacionamentos oficiais dos aeroportos normalmente são mais elevados, o que pode “pesar” no valor final da sua viagem.

Portanto, vale a pena pesquisar e reservar uma vaga em um estacionamento que fica no entorno do aeroporto.

Por exemplo, se você é de São Paulo, antes de viajar, pesquise na internet por um estacionamento aeroporto Guarulhos. Há diversas boas opções para escolher.

9. Negocie

Ter habilidade para fazer negociações, te ajudará não só a fazer uma viagem sem gastar uma fortuna, como também te ajudará no seu dia a dia.

Isso porque, as empresas, lojas, estabelecimentos, etc., precisam ter lucro, então elas colocam preços um pouco acima do que valem para poder ganhar dinheiro.

Porém, você não precisa aceitar sempre as primeiras propostas ou os primeiros valores que te oferecem. Em vez disso, negocie, peça descontos e/ou melhores condições. 

E isso pode ser na hora de comprar passagens, reservar a hospedagem, contratar um seguro viagem, trocar seu dinheiro pela moeda estrangeira e muito mais!

É claro que as empresas, lojas, estabelecimentos, etc., precisam ganhar dinheiro, mas considere o seu lado também, ok?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Frutas cítricas saiba mais!

Frutas cítricas: saiba mais!

Quais são as matérias da faculdade de medicina

Quais são as matérias da faculdade de medicina?