in ,

Como estudar para concurso público na área jurídica

Como estudar para concurso público na área jurídica

Com o aumento do desemprego que assombra o Brasil desde 2014, passar em um concurso público é o sonho de qualquer pessoa, por isso, vamos falar sobre como estudar para concurso público na área jurídica.

Essa área é muito concorrida, pois os cargos são bem remunerados e a possibilidade de crescimento de carreira é enorme com funções que vão desde advogados até mesmo magistrados de Tribunais Superiores de Justiça.

Além disso, por ser um cargo público, a pessoa que consegue passar nessas provas garante a tão buscada estabilidade no emprego, algo raro no mercado de trabalho formal.

Então, vamos ao que interessa que é falar como estudar para concurso público na área jurídica.

Leia o edital

O edital é o documento que é expedido sempre que vai ser realizado algum concurso público e nesse relatório estão os requisitos para se inscrever e as matérias que serão cobradas na avaliação.

É comum nessa área que seja cobrado os seguintes requisitos:

  • Mínimo de 3 anos na área jurídica antes da inscrição para o concurso;
  • Nacionalidade brasileira;
  • Cumprimento das obrigações eleitorais e militares;
  • Certidão de antecedentes criminais negativa;
  • Outros requisitos, dependendo do cargo a ser ocupado.

Estude os princípios jurídicos de cada área

No edital também será citado como estudar para concurso público na área jurídica que a pessoa escolher como, por exemplo, a promotoria ou a advocacia.

Como são funções diferentes, os estudos devem ser divergentes, pois a função de um promotor é uma e a do advogado é outra.

O advogado é responsável pela defensoria das pessoas, enquanto um promotor é responsável pelo ajuizamento de ações penais públicas, pelo cumprimento de sentença de alguma pessoa e pela fiscalização dos processos que envolvam a sociedade.

Portanto, todo o conteúdo das provas para essa profissão é diferente dos que são cobrados para a defensoria pública e o mesmo vale para qualquer cargo público dessa área.

Fique atento aos princípios Constitucionais

Uma das obrigações para quem quer saber como estudar para concurso público na área jurídica é prestar atenção aos princípios Constitucionais, pois eles são muito cobrados durante o concurso, já que são essas leis que regem toda atividade jurídica.

Considerar os direitos humanos e trabalhistas é imprescindível para que possamos fazer bons exames, já que esses temas são muito importantes em qualquer profissão que aborda os direitos das pessoas.

Conheça as fases processuais

Cada tipo de profissão exige que o candidato saiba como estudar para concurso público na área jurídica, já que os editais são diferentes, por isso, vamos falar das etapas que envolvem o exame para o cargo público de um promotor:

  1. Prova objetiva: questões de múltipla escolha eliminatórias, que devem ser assinaladas entre certo e errado;
  2. Provas escritas: composta por questões discursivas e práticas, na qual a pessoa deverá redigir um processo;
  3. Inscrição definitiva: avaliação da vida anterior da pessoa como sua saúde física e mental, antecedentes criminais e obrigações eleitorais e militares;
  4. Prova oral: composta por arguição oral referente aos temas do edital;
  5. Avaliação de títulos adquiridos na vida jurídica.

Conheça as fases processuais

Todas essas fases são eliminatórias e classificatórias, ou seja, o candidato que não for aprovado em uma etapa já estará eliminado.

Como estudar para concurso público na área jurídica com antecedência?

O mais importante para saber como estudar para concurso público na área jurídica, é fazer isso com antecedência, por isso trouxemos 3 dicas que vão ajudar os candidatos a passarem por esses exames.

Leia os editais anteriores

O edital do concurso público de cada ano não é publicado muito antes da realização dos exames, portanto, o candidato que visa passar por uma prova para obter um cargo público, deve ler os editais anteriores para ter uma base de tudo que lhe será cobrado.

As matérias costumam mudar, pois esses concursos estão sempre se atualizando, mas algumas são regras que não diferem de um ano para o outro.

Conheça a banca

Outra dica importante para quem não sabe como estudar para concurso público na área jurídica, é o conhecimento da banca.

No concurso atual, a banca corretora não é informada antes da publicação do edital, mas, nesse caso, também podemos nos informar sobre a última banca que corrigiu os concursos públicos anteriores para entender o nível dos profissionais que irão nos avaliar.

Resolva provas anteriores

Não é possível saber quais serão as questões propriamente ditas de uma prova de concurso público, por isso, ficamos às escuras quando o assunto é a prova em si, já que os estudos nos dão uma base, mas não nos preparam para a extensa avaliação.

Portanto, a melhor das dicas para quem não sabe como estudar para concurso público na área jurídica é a resolução de provas anteriores, pois, dessa forma, nos adaptamos ao número de questões, ao tempo de realização e, principalmente, às matérias que foram cobradas dos candidatos que já fizeram essa prova nos anos anteriores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como está o mercado de trabalho para engenheiros mecânicos no Brasil

Como está o mercado de trabalho para engenheiros mecânicos no Brasil

Livros para te entreter durante uma viagem

Livros para te entreter durante uma viagem