in ,

Cinco diferenças entre Concurso Público e Processo Seletivo Simplificado 

Cinco diferenças entre Concurso Público e Processo Seletivo Simplificado 

O Concurso Público e o Processo Seletivo Simplificado são duas maneiras diferentes de conseguir uma colocação no mercado de trabalho.

Ambas as opções são bastante procuradas no Brasil, principalmente por oferecerem estabilidade de salário e contratos longos. 

Muitos candidatos confundem os dois processos de contratação, chegando a acreditar que são iguais.

De fato, eles possuem algumas semelhanças, entretanto é preciso estar atento para cinco diferenças entre o Concurso Público e Processo Seletivo Simplificado, pois elas podem definir a vida profissional de muitas pessoas

Concurso Público 

O Concurso Público tem o objetivo de contratar profissionais para ocuparem cargos públicos.

O processo de seleção desses profissionais geralmente é realizado através de provas objetivas, dissertativas e práticas que são aplicadas em uma mesma data para todos os candidatos.

Consegue uma vaga quem alcançar o melhor aproveitamento de notas nas avaliações. 

Esta maneira de ingressar na máquina pública está prevista no Artigo 37 da Constituição Federal.  Ela é tida como uma forma justa de selecionar quem deve e quem não deve trabalhar no setor público. 

Para ser efetivado em um cargo público não basta somente ser aprovado através das provas.

É necessário provar ter responsabilidade através de um segundo processo chamado “Estágio Probatório”, cujo recém-aprovado é avaliado durante os primeiros 36 meses de sua atuação à frente dos trabalhos desenvolvidos, seja em prefeituras municipais, órgãos estaduais ou federais. 

Se o novo servidor descumprir alguma regra ou não conseguir cumprir com o que é pré-estabelecido pelos superiores, ele pode ser desligado da função, todavia se cumprir todas as suas tarefas, finalmente é efetivado. 

Vale destacar que mesmo depois de efetivado e de alcançar a sonhada estabilidade profissional, o servidor público, em qualquer momento de sua profissão, se cometer alguma falta grave pode ser mandado embora por justa causa. 

Muitos bancos brasileiros também realizam seleções por meio de Concursos Públicos

Vantagens de trabalhar como servidor público 

Estabilidade 

Diferente de empresas privadas em que um profissional pode perder o emprego a qualquer momento pelos mais variados motivos, o trabalhador público depois de três anos de efetivação só perde o emprego se cometer alguma falta considerada grave. 

Salário

O salário de um servidor público é superior ao dos profissionais que atuam na iniciativa privada. Ele é reajustado de acordo com o que é estipulado pelo Governo Federal.

Quando reajustado, o valor aumenta igualmente, na mesma para todos os cargos, cada um seguindo o seu nível (superior, ensino médio, técnico e fundamental). 

Os poderes executivos, legislativos e judiciários e as esferas federal, estadual, distrital e municipal são os únicos cargos que não seguem essa regra geral quanto aos salários.

Benefícios 

Servidores públicos recebem adicionais por tempo de trabalho, ou seja, quanto mais tempo o profissional exercer a função, maior é o valor do adicional.

Essa é uma maneira de incentivar que o servidor permaneça no cargo. O valor pago é um percentual baseado no salário fixo. 

Entre os benefícios da carreira pública se destacam também as licenças, são elas: afastamento de três, a cada cinco anos de trabalho com a finalidade de realizar reciclagem ou curso de capacitação; licença não remunerada de arte dois anos; licença Prêmio; abono por faltas anuais. 

Promoção 

Quando efetivado em um cargo público, o profissional tem a possibilidade de realmente fazer uma carreira dentro do ambiente de trabalho.

Existe um plano de trabalho que pode proporcionar para o servidor público promoções ou progressões.

Os salários aumentam de acordo com a função exercida dentro da coisa pública. Tudo depende do esforço e capacitação do profissional.

Promoção 

Aposentadoria

Um dos maiores incentivos que os brasileiros possuem em relação ao Concurso Público é a questão da aposentadoria.

Quando se aposenta de um cargo público, o profissional recebe o salário integral, diferente de como acontece em caso de aposentadoria de uma empresa privada, que recebe descontos. 

Processo Seletivo Simplificado 

O espaço público necessita de muitos profissionais para que funcione bem. Muitas vezes não é necessário que o profissional contratado trabalhe “para sempre” na rede pública.

É nesse cenário que está inserido o Processo Seletivo Simplificado, criado para suprir demandas temporárias e em sua maioria urgentes. 

Quando aprovado em um Processo Seletivo, o profissional não precisa provar sua boa atuação, como é realizado em um Concurso Público, afinal, os contratos para esse tipo de trabalho são comumente de seis a 12 meses de trabalho.

Podendo ser prorrogado caso a administração preveja a necessidade. 

Para ser aprovado em um Processo Seletivo os candidatos precisam se dar bem nas provas, passar na análise dos documentos e passar por entrevista.

É possível que em alguns casos a emergência em contratar pessoas para trabalhar faça com que a contratação seja realizada por ordem de inscrição, sem que haja a necessidade da realização de provas. 

Os profissionais que ingressam na vida pública através de Processo Seletivo não possuem as mesmas vantagens que os servidores efetivados, pois cumprem um prazo de serviço pré-estabelecido.

Terminou o contrato, a pessoa é desligada, sem receber nenhum benefício. 

A vantagem de participar de um Processo Seletivo é que geralmente neles os candidatos podem ser aprovados mais facilmente em relação ao Concurso Público que é mais competitivo. 

Empresas privadas de grande porte também aderem ao Processo Seletivo para contratar novos profissionais a fim de completarem seus quadros. 

Concurso Público X Processo Seletivo 

Aposentadoria 

Concurso Público: Sim.
Processo Seletivo: Não. 

Promoção 

Concurso Público: Sim.
Processo Seletivo: Não. 

Estabilidade Profissional

Concurso Público: Sim.
Processo Seletivo: Não. 

Salários

Podem ser iguais. 

Benefícios e licenças

Concurso Público: Sim.
Processo Seletivo: Não.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Google Maps - Como destacar minha empresa

Google Maps – Como destacar minha empresa?

Tecnologia tem se mostrado aliada do aprendizado

5 ferramentas que são úteis para estudo