in , , ,

Confira como um plano de negócios pode ajudar a sua empresa a crescer

Confira como um plano de negócios pode ajudar a sua empresa a crescer

O plano de negócios é um documento não obrigatório para as empresas, mas que faz toda a diferença para a sobrevivência dos empreendimentos, seja para abrir algo novo ou para implementar alguma inovação no estabelecimento.

A importância desse planejamento é tamanha, que hoje em dia é possível encontrar vários cursos online que ensinam como elaborar um plano de negócios eficiente, bem como conhecer alguns conceitos do empreendedorismo, antes de embarcar nessa jornada.

Com isso, fica mais fácil abrir a sua própria empresa com menores chances de erros e prevendo os riscos do futuro. Afinal de contas, de nada adianta ter uma boa ideia de negócios, se não temos o conhecimento certo para aplicá-la na prática.

No artigo de hoje, confira como um plano de negócios pode ajudar sua empresa a crescer, e conheça algumas dicas para elaborar o documento. Acompanhe a leitura!

O que é um plano de negócios?

O plano de negócios é um documento que descreve os objetivos de um empreendimento, além de traçar um panorama do mercado, dos produtos e das possíveis atitudes do empreendedor para alcançar o sucesso. 

Desse modo, tem-se em mãos informações detalhadas sobre o nicho de mercado, produtos e serviços, clientes e fornecedores. Por exemplo, quando alguém tem a intenção de abrir uma escola de música especializada em aulas de violino

O plano de negócios pode ajudar a identificar a viabilidade da ideia e como fazer a gestão do empreendimento, levando em conta os principais aspectos do mercado e do segmento.

Quais as principais vantagens de um plano de negócios?

De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae, 60% das companhias fecham por não ter um plano de negócios definido. 

Não é à toa que o documento mostra-se extremamente importante para os empreendimentos que estão começando agora, ou até mesmo para quem está ampliando a empresa.

Isso não quer dizer que o plano de negócios irá eliminar por completo os riscos, mas ele evita o acometimento de erros por falta de planejamento de ações e análise, diminuindo as incertezas do negócio.

Ou seja, quem vai introduzir o serviço de encomenda expressa na empresa pode ter uma ideia de como a atividade irá funcionar a partir do plano de negócios.

Este também ajuda a  visualizar os riscos, custos de implementação, entre outros aspectos que influenciam no empreendimento.

Entre as vantagens de um plano de negócios, destacam-se:

  • Maior compreensão sobre o que é o seu negócio;
  • Projeção de cenários futuros para a empresa;
  • Melhor organização das ideias para o novo empreendimento;
  • Orientação para a expansão de atividades já existentes;
  • Facilidade de comunicação entre sócios, funcionários, investidores e clientes.

Ademais, o plano de negócios também é uma ferramenta de vantagem competitiva, pois ele avalia todos os pontos-chave da empresa. 

Assim sendo, o seu projeto de empreendimento começa na frente, em relação aos estabelecimentos menos estruturados.

Para quem deseja começar um negócio que depende de um grande investimento financeiro, como serviços de terraplanagens, que demandam o uso de máquinas e equipamentos de grande porte, o plano de negócios ajuda a verificar a necessidade ou não de investidores.

Além disso, ao conhecer melhor o seu público-alvo, algo que também está incluso no plano de negócios, é possível orientar melhor as estratégias, em especial as ações de marketing, oferecendo exatamente o que o cliente quer, no momento certo.

Como consequência, as chances de uma compra são muito maiores, em comparação às demais empresas, que não se preocupam em conhecer a sua audiência e a identificar o perfil dos potenciais clientes.

O que é um plano de negócios

E como elaborar um plano de negócios para sua empresa?

O plano de negócios pode ser elaborado para qualquer segmento de mercado – desde uma empresa especializada na produção de laudo spda, lojas de roupas, profissionais autônomos e grandes multinacionais.

Claro que é preciso considerar as particularidades de cada empreendimento, porém a estruturação do plano de negócios é basicamente a mesma para todas as empresas.

Entretanto, para ter um documento assertivo, eficiente e direcionado, a recomendação é procurar por um curso online que discrimine o passo a passo de como elaborar o plano de negócios. 

Dessa maneira, o empreendedor terá acesso a materiais mais completos e aprofundados, além de tirar dúvidas com profissionais experientes no ramo.

Afinal de contas, não basta ter uma ótima ideia para a venda de uma cortina blackout rolo, é necessário conhecer a viabilidade de aplicação e, para isso, nada melhor que a ajuda de profissionais qualificados e um curso de qualidade sobre empreendedorismo.

A seguir, separamos algumas das principais etapas de um plano de negócios, para quem deseja conhecer mais sobre o documento e iniciar a elaboração do planejamento da empresa. Confira!

1 – Resumo executivo

O resumo executivo nada mais é que um apanhado das principais informações do plano de negócios, de forma centrada, objetiva e sucinta. 

Desse modo, ele deve ser feito somente após a conclusão do documento, para facilitar a leitura de outras pessoas.

O resumo executivo ajuda a reduzir o tamanho do plano de negócios, especialmente quando é preciso enviar o documento para investidores, parceiros e fornecedores. 

Assim, não há necessidade de mandar o projeto inteiro, só o resumo.

2 – Visão e missão

A visão de uma empresa consiste na trajetória que o empreendimento quer percorrer, isto é, como o negócio quer ser visto no futuro. Por exemplo, uma loja de equipamentos que deseja se tornar a maior vendedora de balança digital 180kg de uma região.

A missão, por outro lado, é o ponto onde a empresa quer chegar, quer dizer, qual o impacto que o seu negócio deseja ter na sociedade.

Tanto a visão quanto a missão são importante para orientar os objetivos do seu negócio e planejar as ações da empresa para alcançar essas metas. 

Desse modo, é uma etapa que guia as atitudes dos empresas, funcionários, bem como as questões financeiras e sociais.

Recomenda-se também incluir os valores, que são os sentimentos e juízos envolvidos na empresa para alcançar as metas propostas.

3 – Descrição da empresa

Esta etapa inclui a descrição completa do que é a sua empresa, como ela trabalha, a perspectiva de crescimento, experiências anteriores e as especificações sobre os produtos ou serviços.

Por exemplo, se a intenção é montar um negócio que instala sinalização horizontal amarela, é importante descrever as principais atribuições do empreendimento, para que todos saibam exatamente com o que a empresa trabalha.

4 – Análise de mercado

A análise de mercado é uma pesquisa aprofundada das condições, dos cenários e de outros aspectos que envolvem a abertura da empresa ou a implementação de alguma inovação no negócio. Por esse motivo, a etapa envolve:

  • Pesquisa sobre a concorrência;
  • Levantamento das condições externas do mercado;
  • Identificação do público-alvo;
  • O posicionamento do produto/serviço;
  • A busca pelo seu produto ou serviço;
  • Entre outros.

As informações coletadas na análise de mercado ajudam a traçar um panorama de todo o contexto envolvendo o seu negócio, além de visualizar se a empresa está na direção certa, atendendo as demandas dos clientes. 

Esses resultados também vão ditar as futuras ações de marketing. 

Por exemplo, ao perceber a necessidade de introdução de medidas sustentáveis, o negócio pode passar a usar sacola tecido, ao invés de embalagens plasticas.

É uma mudança aparentemente simples, mas que já faz toda a diferença para conquistar o público, logo no início da atuação.

5 – Plano de Marketing e Vendas

O plano de marketing e vendas tem como objetivo abordar os principais meios de divulgação da empresa, além das estratégias usadas para a publicidade em geral. 

Por isso, a etapa apresenta os serviços e produtos, além de trazer questões sobre precificação e disponibilidade para investimento em marketing.

Vale dizer que o plano de marketing e vendas pode conter tanto as iniciativas online quanto offline, dependendo da quantidade disponível de investimento e os recursos da empresa.

6 – Plano financeiro

Essa é uma das etapas mais complexas do plano de negócios, pois envolve a realização de cálculos, em conjunto com os dados relacionados ao setor financeiro.

Caso a sua empresa já esteja em funcionamento, as informações de faturamento e crescimento estão inclusas, mas se o empreendimento é novo, os números devem ser uma estimativa do que se espera.

O plano financeiro deve conter tudo o que se espera em termos econômicos, como faturamento, investimento, capital de giro, lucratividade, rentabilidade etc. 

Dessa forma, é possível orientar melhor os gastos, otimizar os recursos e evitar a morte por falta de planejamento e controle de custos.

6 - Plano financeiro

Conclusão

Gostou das dicas para elaborar um plano de negócios? O documento é muito importante para o crescimento das empresas e, embora não seja obrigatório para a abertura dos estabelecimentos, ele ajuda a prever os riscos e os cenários de mercado.

Por esse motivo, vale a pena encontrar um curso online reconhecido e de qualidade, para aprender todo o passo a passo para a elaboração de um plano de negócios, além de conhecer mais sobre o ramo do empreendedorismo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Referências

https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-elaborar-um-plano-de-negocio,37d2438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD

https://blog.egestor.com.br/plano-de-negocios/

https://www.zucchi.com.br/blog/7-vantagens-da-elaboracao-de-um-plano-de-negocio/

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Confira como um curso de coaching pode mudar a sua vida

Confira como um curso de coaching pode mudar a sua vida

Aula de Word

AULAS DE WORD