in ,

Como conseguir pacientes para psicologia: 5 estratégias de marketing digital 

Como conseguir pacientes para psicologia 5 estratégias de marketing digital 

A psicologia é uma ciência presente em diversos ramos da sociedade,  incluindo sub-campos do desenvolvimento humano, jurídico, esportes, clínico,  processos cognitivos, entre outras áreas disponíveis. 

É um setor da ciência de  extrema relevância e importância desde os primórdios do mundo. Do grego, “psyque” significa mente, como uma ciência que investiga as causas, fundamentos, significados de um comportamento, com base em medição, observação e análise.  

Com o passar dos anos e entendimento da mente, a psicologia  desenvolveu-se em uma proposta de estudar e “procurar” as causas presentes  no subjacente do comportamento e processos mentais, tal qual as causas e  consequências. 

É uma área vasta de mercados para atuação, desde clínica própria atendendo pacientes; trabalho fixo em hospitais públicos ou particulares, ou mesmo no setor jurídico. Mas, mesmo que seja uma área delicada, essencial  para a saúde mental e saúde da sociedade como um conjunto, como  desenvolver estratégias de marketing digital, há um setor tão delicado? 

A ideia de investir em marketing relacionado a busca de pacientes para  atendimento psicológico e tratamento da saúde mental, pode ser em teoria  desagradável e indelicada na visão de muitas pessoas, como se o profissional  estivesse propagando todos os distúrbios e necessidade de “procurar” motivos  para consulta. 

Mas, pelo contrário, o marketing terá o trabalho não apenas de  divulgação, mas também de propagar a ideia de necessidade de sempre analisar questões mentais, pessoais, traumas, inseguranças e assim tratá-los. 

A  pergunta que acompanha sempre os recém formados é “como conseguir pacientes psicologia?” e a resposta é: estratégias de marketing.  

5 estratégias de marketing digital focadas em como conseguir pacientes para psicologia

1. Defina sua área de atuação

A psicologia possui inúmeras vertentes de  atuação, desde clínicas e serviços particulares, concursos públicos, atuações em determinados setores de atendimento, entre outros. 

Então  defina a categoria de serviço ou serviços que irá oferecer, para  posteriormente definir quem serão os possíveis públicos, como disponibilizar serviços e então definir as estratégias.

2. Defina o público alvo

É muito importante para o marketing que o público-alvo seja definido antes de qualquer posicionamento e investimento. Pois para definir as estratégias e então realmente obter o resultado de como conseguir pacientes para psicologia, é importante definir quem serão esses pacientes.  

Por exemplo, com um serviço focado em tratamento da saúde mental de  crianças e adolescentes, o público-alvo serão os próprios pacientes e seus  responsáveis legais como: pais, avós, tios, entre outros. 

As estratégias de  transmitir informações, a importância da psicologia nessa fase, a necessidade de tratamentos e a confiança no trabalho do psicólogo, serão  para ambos os públicos. Sem o público-alvo definido, seria como tentar a sorte para tentar atingir algum paciente.

2. Defina o público alvo

3. Esteja presente nas redes sociais

Na atualidade, é indispensável para  qualquer setor de atuação, seja profissional, comercial, artístico ou uma  marca, que esteja presente digitalmente na rotina dos usuários através da internet, para os consumidores em potencial. 

Dentre as redes sociais mais populares estão o Facebook, Instagram e Youtube, com cerca de bilhões de acessos diários e milhões de cadastros de usuários em ambos. 

É como uma vitrine online, disponível 24 horas, e com potencial de desenvolver um relacionamento e impulsionar desejos, sensações de necessidade e gatilho aos consumidores. 

Como já foi dito anteriormente, com uma identidade visual desenvolvida e presente na rede social, crie um  planejamento de posts, com informações relevantes, qualificações profissionais, resultados, curiosidades, esteja atenta às tendências e abuse das ferramentas. 

É um método do público conhecer o profissional,  os serviços prestados e a importância do tratamento, no caso de como conseguir pacientes para psicologia e afins.

4. Tenha um conteúdo original e diferenciado nas redes sociais

Assim  como ter apenas o diploma pode não ser um diferencial no mercado de  trabalho, “mais do mesmo” também pode ser apenas mais um post nas redes sociais. 

Possuir uma identidade própria, um feed organizado e desenvolver um planejamento de posts semanais, com conteúdos originais desenvolvidos com conhecimento próprio, que irão de fato atrair o público, informar, trazer curiosidades da área e acima de tudo impor os valores e a importância do tratamento psicológico. 

Conseguir pacientes psicologia é antes de tudo transparecer confiança, lealdade e esperança de uma melhora e até cura na questão da saúde mental. É importante ser  original e diferenciado para se destacar da concorrência, traga conteúdos que sejam atrativos e, até mesmo, leves.

5. Comunicação acessível

Por tratar-se de um assunto considerado tabu ou mesmo desconhecido por algumas pessoas, é muito importante que a comunicação com o público seja acessível, que o mesmo consiga  interpretar e compreender o que está sendo comunicado. 

No marketing, a comunicação e a publicidade são as chaves das estratégias, através das redes sociais é possível criar um relacionamento com o público e impulsionar interações. 

Para isso, é importante que haja uma troca de comunicação acessível para qualquer público, e acima de tudo para o público-alvo. Informe sobre a importância e relevância do tratamento  psicológico de uma forma leve, sem nomes técnicos, sem tratar como um tabu social, como algo fora do normal, e sim como apenas um setor da saúde. 

Desmitificando dúvidas, sendo claro e objetivo no que quer  informar ao usuário. É interessante disponibilizar uma interação para criar  um relacionamento, a comunicação é capaz de auxiliar o público a  entender que a saúde mental deve ser tratada e preservada. 

Assim é  possível conseguir pacientes psicologia através da comunicação, afinal, a comunicação é o elo entre o paciente e o psicólogo, e entre o marketing e o consumidor.

Como funciona o marketing na psicologia? 

A psicologia é considerada além de uma área da saúde, também como  um “negócio”, afinal, o profissional investiu tempo, dinheiro, qualidade e  necessita de ter sua renda mensal e seu retorno. 

E como todo negócio necessita  de suas próprias estratégias, também é assim com a psicologia. Não há uma  regra para seguir, mas existem dicas e técnicas que funcionam para uma  maioria. Primeiramente é importante ter uma posição profissional. 

Mesmo que em algumas opiniões profissionais, a identidade visual já seja considerada marketing e publicidade, esse é o primeiro passo antes de iniciar qualquer estratégia de marketing em qualquer setor. 

Como funciona o marketing na psicologia? 

É importante contratar um  profissional do Design ou mesmo publicidade, para desenvolver um logotipo, cartão de visita, folder informacional, todo o visual digital e toda identidade que irá acompanhar o profissional. 

Uma identidade visual é capaz de fixar-se na  mente do consumidor e atraí-lo para seus serviços. Posteriormente, o marketing na psicologia irá focar em atrair, transparecer confiança e valores e assim conseguir pacientes para os atendimentos da psicologia. 

Para isso, é importante basear as estratégias de marketing em valores do profissional, sua capacitação e qualificações, resultados, importância do seu trabalho para o indivíduo e sociedade como um conjunto e transparecer  confiança, além de claro, estar visualmente presente e marcante na mente do  público através de sua identidade.

A importância das estratégias de marketing 

Em qualquer setor de atuação, seja profissional, comercial, ou mesmo  empresarial quando trata-se de marcas e empresas, é indispensável que  alguma, ou algumas estratégias sejam desenvolvidas, a fim de gerar a atração  de um público-alvo, manter o interesse e garantir futuros clientes e interessados.  

Afinal, em qualquer setor, incluindo a área da saúde, haverá concorrência, que com suas particularidades irão competir, impulsionar a atração do público e neste caso, em sempre como conseguir pacientes para psicologia cada vez mais. Não é necessária uma ideia milagrosa ou um investimento altíssimo para desenvolver estratégias de marketing. 

Sua importância está em informar o público sobre sua disponibilidade de atuação, seus diferenciais, suas qualificações e a partir disso, desenvolver uma estratégia que com as junções  desses elementos, irá causar impacto de atrair para um primeiro contato. Não há uma regra em como conseguir pacientes para psicologia, mas, existem dicas e técnicas valiosas, como as estratégias citadas acima.

O marketing não vai apenas propagar o profissional como um serviço  disponível, vai propagar suas propostas, seus valores, seus métodos de  realização do trabalho, e posteriormente, fidelizar o cliente.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Headlines Poderosas: 7 ideias fantásticas para suas campanhas

Headlines Poderosas: 7 ideias fantásticas para suas campanhas

Ferramentas disponíveis no Instagram: 7 dicas para usá-las para gerar engajamento 

Ferramentas disponíveis no Instagram: 7 dicas para usá-las para gerar engajamento