in ,

Entenda as consequências causadas pela má postura

Entenda as consequências causadas pela má postura

Você sabia que a postura é o alinhamento do corpo, de modo que as articulações, os ossos e os músculos consigam se sustentar e se movimentar, sem prejudicar uns aos outros?

A falta de postura é muito comum entre as pessoas, principalmente quando estão sentadas. No entanto, ao longo do tempo, isso pode desencadear alterações na coluna, dores constantes e encurtamento muscular.

A postura também deve ser mantida quando nos abaixamos para pegar alguma coisa, ao andarmos e até na hora de dormir.

Mas, apesar de ser muito importante, a realidade é que a maioria das pessoas não se atentam a isso, e pelo fato de muitas trabalharem sentadas, a tendência é que os problemas comecem a aparecer no longo prazo.

Quando a coluna é afetada pela falta de postura, perdemos muito em qualidade de vida e incapacidade de realizar diversos tipos de atividades no cotidiano.

Sem falar no fato de que as dores são muito incômodas e com elas pode ser muito mais difícil trabalhar, realizar as atividades de casa, dentre outras tarefas que precisam ser feitas ao longo do dia.

Pensando nesse tema, vamos mostrar a importância da postura, quais são as consequências de não se atentar a ela e dar algumas dicas para corrigi-la. Acompanhe!

Por que é necessário ter uma postura adequada?

Algumas pessoas acreditam erroneamente que a boa postura está relacionada apenas à estética, mas isso não é verdade, pois o fato é que uma postura adequada é fundamental para a saúde do organismo.

Ela garante o pleno funcionamento do corpo, visto que faz com que os músculos, articulações e ossos estejam sempre alinhados, evitando que ocorra algum tipo de empecilho. Uma postura pode trazer vários problemas para uma pessoa, como:

  • Espasmos no pescoço;
  • Alterações nos ossos;
  • Dores nas costas;
  • Desvios de coluna.

As empresas de saúde ocupacional, como uma assessoria de segurança do trabalho, sempre ressaltam a importância de manter a boa postura em um ambiente profissional.

Inclusive, pessoas que trabalham o dia todo sentadas precisam se atentar quanto a esse assunto para evitar consequências ruins no futuro.

Transtornos causados pela má postura

Pode parecer que não, mas ao longo do tempo, a falta de postura adequada pode trazer graves problemas para a saúde, principalmente ao se sentar. Entre os mais comuns estão:

1 – Qualidade do sono afetada

Os incômodos causados pela falta de postura podem prejudicar a qualidade do sono de um indivíduo.

É mais comum para quem tem dores frequentes, pois elas dificultam o relaxamento e impedem que se durma bem.

Nesse sentido, é fundamental encontrar uma posição que ajude a evitar problemas nas costas e que, ao mesmo tempo, permita que você faça um bom repouso.

2 – Dores na lombar

Ao se sentarem em suas mesas estação de trabalho, os colaboradores de uma empresa precisam se atentar à postura que adotam durante todo o dia.

As dores lombares são muito comuns em quem passa muito tempo sentado de maneira inadequada ou em uma posição muito curvada.

As pessoas precisam ter muito cuidado também ao carregar pesos, pois essa prática, se feita de maneira errada, pode desencadear complicações na coluna. Além disso, nádegas e pernas correm o risco de serem afetadas.

2 - Dores na lombar

3 – Aumenta as chances de desenvolver cifose

A cifose é um problema muito comum entre pessoas que sofrem de osteoporose e não cultivam uma postura adequada.

Ela pode ainda ser agravada por falta de exercícios, que são fundamentais para fortalecer a musculatura e manter a coluna reta.

4 – Aumenta a fadiga

Uma postura inadequada atinge os músculos e as articulações, e quando eles estão com algum problema, a concentração e a energia são prejudicadas.

A fadiga é danosa uma vez que ela nos tira a motivação para executarmos nossas atividades, o que consequentemente reflete na produtividade.

5 – Desconfortos constantes

Uma cadeira corporativa ergonômica é essencial para corrigir a postura dos colaboradores. Ela é importante porque evita que os funcionários mantenham uma curva dorsal acentuada ao se sentarem.

Inclusive, não saber como se sentar corretamente ou permanecer muito tempo parado aumenta as dores na área central e traseira da coluna.

6 – Aumenta os riscos de lesões

As lesões podem aparecer em pessoas que não mantêm uma boa postura ou que passam muito tempo em uma única posição.

São comuns em profissionais de algumas áreas, como pessoas que passam muito tempo com o pescoço curvado para olhar a tela do computador, profissionais que trabalham muito tempo abaixados, entre outros.

Dentre as lesões mais comuns está a hérnia de disco na área cervical. Ela prejudica a qualidade de vida e a saúde do indivíduo, por isso, é muito importante prevenir mantendo sempre uma postura correta.

7 – Dores na cabeça e no pescoço

Tanto o funcionário de uma empresa de inspeção nr 13 quanto qualquer outra pessoa precisa estar atento à postura e se policiar para que ela esteja sempre correta.

As dores de cabeça são muito comuns quando existe uma tensão muscular muito grande, que ocorre por conta de posturas incorretas.

Os médicos chamam essa dor de cefaleia tensional, e as dores no pescoço são provenientes da mesma causa.

8 – Barriga saliente

A protuberância da barriga também é outro exemplo de situação provocada pela falta de postura. Quando se passa bastante tempo com a coluna curvada, os músculos do abdômen tendem a ir para frente.

Portanto, é possível sim que algumas estruturas do corpo sejam alteradas pelo fato de algumas pessoas adotarem posições inadequadas. Logo, a flacidez nessa região pode afetar até mesmo as pessoas magras.

A boa notícia é que mesmo diante de tantos problemas, existem muitas maneiras de corrigir a postura. Veja mais sobre isso a seguir.

Dicas para a correção da postura

Não existe nada mais desagradável do que uma dor nas costas, um torcicolo ou qualquer outra situação ocasionada pela falta de postura. No entanto, elas podem ser aliviadas ou evitadas com algumas práticas simples, como:

Dormir de lado

Durante o dia, as pessoas utilizam várias ferramentas de trabalho, como um computador, bancada para teste, dentre outras, e elas precisam estar dispostas para trabalhar.

Logo, ter postura na hora de dormir torna-se fundamental e, para corrigi-la durante a noite, é recomendável que você se deite de lado, com travesseiro abaixo da cabeça e outro entre as pernas levemente dobradas.

Dormir de lado

Outra maneira correta de dormir é com a barriga para cima, e você pode utilizar um travesseiro embaixo dos joelhos.

O recomendado é evitar dormir de bruços, pois essa posição prejudica muito a coluna. Entretanto, muitas pessoas só conseguem pegar no sono nessa posição, se este for o seu caso, coloque um travesseiro embaixo da barriga.

Praticar atividades físicas

Os exercícios físicos regulares são fundamentais para fortalecer a musculatura, principalmente das costas e do abdômen.

Faça alongamentos antes das atividades físicas, visto que ele ajuda a manter a estabilidade da coluna.

Qualquer atividade física é importante para o organismo, afinal, é uma forma de trabalhar os músculos, tendões e articulações.

Trabalhar a consciência corporal

É muito mais fácil para as pessoas notarem uma etiqueta tag personalizada em um produto ou qualquer outro evento ao seu redor, do que perceber o funcionamento do próprio corpo.

Se você também tem essa dificuldade, pode estar sujeito a problemas relacionados à postura. Assim sendo, é vital investir em práticas que ajudam a trabalhar o desenvolvimento da consciência corporal.

Dentre as atividades que ajudam nesse sentido estão o pilates, RPG (Reeducação Postural Global) e a ioga.

São atividades que previnem alterações na postura e te ajudam a recuperar desvios que já tenham se desenvolvido.

Da mesma forma que uma aula de ginástica laboral, essas práticas permitem que você adote uma postura mais correta e tenha um organismo mais flexível.

Com isso, terá mais disposição e força para realizar as atividades do dia a dia.

Falar com um especialista

Agora, se você já sente dores constantes nas costas, ombros ou pescoço, pode ser que sua saúde já tenha sido afetada pela falta de postura.

Nesses casos, é recomendado agendar uma consulta com um profissional.

Procure um bom fisioterapeuta ou um ortopedista para que eles possam diagnosticar o problema em questão.

Situações um pouco mais graves como hérnia de disco, escoliose ou desvios na coluna podem ser identificadas com antecedência.

Isso ajuda a aumentar o sucesso do tratamento e a reverter a situação o quanto antes. Assim, você terá mais disposição para realizar suas atividades profissionais em espaços de coworking, dentro de casa e até nos momentos de lazer.

Conclusão

Cuidar bem da sua postura também é uma forma de cuidar da sua saúde. Não pense que esses problemas vão aparecer ou só aparecem na terceira idade.

O número de pessoas jovens com esse tipo de lesão é cada vez maior, portanto, invista em práticas para corrigir a sua postura e prevenir esses problemas desde já. É assim que você terá mais saúde e qualidade de vida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiba como diferenciar RGB, CMYK e Pantone

Saiba como diferenciar RGB, CMYK e Pantone

6 passos para organizar uma rotina de exercícios

6 passos para organizar uma rotina de exercícios