in , , ,

A importância da contabilidade nas empresas

A importância da contabilidade nas empresas

A contabilidade é uma ciência que evoluiu muito nos últimos anos e seu objetivo é gerenciar e aprimorar tudo o que diz respeito à gestão de um negócio, para que ele tome decisões cada vez mais assertivas.

Seu objetivo é estudar o patrimônio, bens, direitos e obrigações da companhia, independentemente de ser pública ou privada, ou até mesmo de ser pessoa física ou jurídica.

A empresa precisa compreender a importância da contabilidade, pois é por meio dela que será possível projetar o crescimento da organização de maneira estratégica.

Muitos acreditam que devem procurar o contador ou uma empresa de contabilidade apenas para garantir o pagamento de todas as suas obrigações fiscais, mas o trabalho do contador está muito além disso.

Seu papel é estudar os métodos de cálculo e registro de movimentação financeira de uma empresa ou pessoa, definição está presente no dicionário Oxford Languages.

A contabilidade é fundamental para qualquer organização que queira realmente se tornar cada vez mais competitiva e eficiente.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é contabilidade, falar um pouco sobre sua importância e dar algumas dicas para melhorar este setor dentro do seu negócio.

O que é departamento de contabilidade?

O objetivo do departamento de contabilidade é elaborar demonstrações contábeis da empresa, que além de serem muito importantes, são exigidas legalmente e fundamentais para as tomadas de decisão.

Trata-se de um trabalho vital para a empresa, tendo em vista que administra todo o lado financeiro e cuida de várias tarefas que envolvem o dinheiro, como:

  • Balancete;
  • Balanço patrimonial;
  • Demonstração do resultado de exercício;
  • Controle de ativo imobilizado;
  • Fluxo de caixa.

Para uma clínica de ninfoplastia laser, o balancete periódico é importante porque se trata do levantamento das necessidades da organização.

A maioria das companhias é obrigada a fazer o balanço patrimonial anualmente, e ele é resultado do balancete.

Deve ser finalizado por períodos que vão depender diretamente do regime de tributação da corporação e das necessidades dos clientes.

O balanço é composto por ativo, passivo e patrimônio líquido e seu objetivo é mostrar claramente qual é a situação financeira da organização, na data de encerramento.

É fundamental medir quando a empresa alcançou determinado resultado, podendo ser este denominado como lucro ou prejuízo.

Isso é feito por meio da demonstração do resultado de exercício, que também mostra a receita bruta, receita líquida, custo de atividade, despesas operacionais, lucro líquido ou prejuízo em lucro antes dos impostos.

Quanto ao controle do ativo imobilizado, ele serve para controlar os bens, evitar sua depreciação e escriturá-lo adequadamente.

O setor de contabilidade de uma empresa de aeronave leve esportiva voo instrutor também serve para fazer o fluxo de caixa, algo fundamental para planejar e alterar metas e procedimentos, que ajudam a desenvolver o negócio.

Importância da contabilidade para as empresas

Quando uma pessoa começa um novo negócio, independentemente do seu tamanho, é fundamental preservar sua saúde financeira, pois é dessa forma que ela vai chegar mais longe.

O setor contábil é um dos mais importantes porque é onde se concentram todas as obrigações financeiras da companhia, tanto com o público interno quanto com o público externo.

Se houver um departamento de contabilidade auxiliando a administração, fica muito mais fácil tomar boas decisões, analisá-las constantemente e assim mensurar outros dados financeiros, como custos, receita e lucratividade.

Isso ajuda a ter um olhar estratégico, que preserva a saúde financeira da corporação e permite dar os próximos passos com segurança.

Importância da contabilidade para as empresas

Ter total controle da saúde financeira do negócio é fundamental para reduzir os riscos de endividamento, que podem levar à falência. 

Todos os dados financeiros, administrativos, patrimoniais, de estoque e planejamento serão analisados pela contabilidade.

Um estúdio fotográfico para ensaio 15 anos Paulínia terá total controle de seus recursos financeiros, portanto, tomará decisões estratégicas com mais facilidade, o que ajudará a planejar o futuro do negócio com segurança.

Os negócios, por menores ou maiores que sejam, precisam manter em dia seu CNPJ, inscrição municipal e inscrição estadual para todas as atividades e prestação de serviços.

O contrato social diz respeito à organização de todos os documentos da corporação, tendo em vista que o histórico administrativo precisa ser preservado.

Por fim, o setor de contabilidade é importante para manter o controle do planejamento financeiro e administrativo, além de escolher as melhores opções para os investimentos.

Mas, tudo isso depende de uma consultoria diária, que seja capaz de responder rapidamente todas as dúvidas e evitar prejuízos provenientes de contratos, além de corrigir notas fiscais.

Dicas para ter um bom departamento de contabilidade

Uma empresa de fabricação de dutos para ar condicionado compreende a necessidade e a importância do departamento contábil. Por outro lado, alguns gestores e empreendedores não sabem como fazer isso.

Só que é fundamental começar a aprender porque cuidar da contabilidade da empresa é muito mais do que prestar contas.

Esse departamento também se encarrega de melhorar a produtividade e prevenir problemas fiscais.

Quando o departamento financeiro está bem organizado, consegue fazer projeções realistas, reduzir custos, maximizar margens de lucro e auxiliar em tomadas de decisões sobre investimentos e outros assuntos importantes.

Mas, para que tudo esteja devidamente alinhado, existem algumas dicas para implementar o departamento contábil que são indispensáveis. São elas:

Manter os documentos organizados

Os documentos são fundamentais e precisam estar sempre acessíveis e bem organizados. Esse trabalho evita prejuízos, como não conseguir provar ao cliente uma condição que estava prevista em contrato, mas o computador simplesmente não sabe onde foi parar.

Dentro de um fabricante de bateria estacionária gel tudo deve ser armazenado digitalmente, por meio de um gerenciador de tarefas. Além de economizar espaço físico, tudo pode ser acessado por meio de alguns cliques.

Automatizar os processos de gestão

Errar é humano e os erros fazem parte do cotidiano, mas é possível minimizá-los se algumas tarefas forem automatizadas.

Utilizar um software é uma forma de automatizar processos repetitivos, que ajudam a minimizar falhas e permitem que os colaboradores desenvolvam tarefas estratégicas, com isso, o operacional fica sob responsabilidade do recurso.

Capacitar a equipe

Às vezes é difícil administrar tudo sozinho, mas também é muito importante cuidar para que todos os profissionais possam reconhecer a situação e lidar com ela naturalmente e com profissionalismo.

Investir em treinamento e capacitação é uma maneira de melhorar o modo como os funcionários lidam com os clientes, executam suas tarefas e se preparam para os problemas que vão enfrentar no cotidiano.

Quando uma confecção de carimbos oferece a oportunidade para que seus colaboradores melhorem sua capacitação profissional, vão se sentir mais motivados.

Alguns recursos, como palestras e até bolsas de estudo são maneiras de melhorar o conhecimento do funcionário e beneficiar a companhia com um profissional muito mais preparado e treinado.

Capacitar a equipe

Fazer reuniões periódicas

Para melhorar o departamento contábil e permitir uma gestão eficiente, é fundamental acompanhar os processos que acontecem dentro de todos os departamentos.

A companhia precisa fazer reuniões mensais ou trimestrais para compreender como está o andamento do projeto, as metas que já foram atingidas e quais são os próximos passos.

O gestor de uma empresa de cerca de piscina removível pode pedir que os colaboradores elaborem apresentações objetivas e estipular um tempo para que isso seja feito.

Em pouco tempo, a companhia terá total consciência do que está acontecendo e o gestor pode avaliar se suas práticas estão saindo, de acordo com o que foi planejado inicialmente.

Não centralizar as obrigações e responsabilidades

É um erro colocar todas as responsabilidades contábeis e financeiras aos cuidados de uma única pessoa, pois ela vai se sentir sobrecarregada e isso traz muitos problemas de organização.

A centralização pode ser fonte de problema, além de prejudicar a confiabilidade do restante da equipe.

A melhor opção é dividir as tarefas entre todos aqueles que pertencem ao time e transmitir confiança para essas pessoas.

Mas, o proprietário de uma escola maternal 2 pode dividir as tarefas entre todos aqueles em quem pode confiar, delegando renovações de contrato, pagamentos e declarações de impostos, problemas jurídicos, dentre outras questões pertinentes.

Considerações finais

Sendo assim, alguns gestores e empreendedores acreditam que o departamento contábil serve apenas para manter o negócio dentro das exigências do fisco, mas isso não é verdade, pois a contabilidade auxilia no crescimento do negócio.

Ele mantém o pagamento das contas em dia, faz avaliações em relação aos recursos financeiros disponíveis, boas opções de investimento para o negócio e orienta em diversas tomadas de decisões.

Deixa artigo, você conheceu um pouco mais sobre esse departamento e toda a diferença que ele pode fazer dentro do seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 dicas para aumentar suas vendas

4 dicas para aumentar suas vendas

Como fazer uma boa gestão de qualidade

Como fazer uma boa gestão de qualidade?