in

6 passos para criar a cultura de uma empresa

6 passos para criar a cultura de uma empresa

Há muitos fatores que determinam o sucesso de uma empresa, seja ela pequena ou grande, como uma fábrica de válvula de retenção, por exemplo. E um deles, é a força cultural organizacional.

Isso porque, a cultura da empresa funciona como um balizador das ações, tanto das do presente como as do futuro, sendo, portanto, algo em que as organizações devem se preocupar.

Se quer entender como criar uma cultura na sua organização, venha conosco e veja 6 dicas para implantar.

Cultura organizacional: o que é e qual a sua importância

A cultura organizacional diz respeito à soma de particularidades da empresa, como hábitos, posicionamento, valores, missão e crenças.

Em poucas palavras, ela significa a identidade da organização perante os seus colaboradores, clientes, parceiros e o mercado que atua.

Para deixar mais claro o conceito, ter uma cultura organizacional forte é o que vai distinguir uma empresa de automação predial, por exemplo, das demais do mesmo ramo.

Cultura organizacional: o que é e qual a sua importância

Portanto, a cultura tem forte papel no que tange a competitividade mercadológica, pois quanto mais mostra a sua personalidade, mais identificação com o público-alvo.

Além disso, ela promove mais alinhamento dos funcionários e gestores com os objetivos da empresa, o que resulta no aumento da produtividade e assertividade nas atividades.

Outra vantagem que reforça a sua importância é a geração de um ambiente de trabalho mais saudável.

Agora que falamos sobre o que é e sobre a sua relevância, siga para o próximo tópico e veja 6 passos primordiais para criar a cultura organizacional.

6 passos essenciais para criar a cultura organizacional na sua empresa

  1. Estabeleça a missão, valores e visão: o primeiro passo para criar uma cultura organizacional é definir quais são os valores, a missão e a visão da empresa, pois são esses pilares que nortearão a implementação da cultura.
  2. Defina os diferenciais: se a sua empresa é especializada na venda de pistola de pintura pulverizadora, por exemplo, o que a diferencia das outras? Identificar os diferenciais é o que torna a sua empresa única, portanto, fundamental para o estabelecimento da cultura.
  3. Treine o RH e os gestores para a promoção da cultura: a cultura organizacional somente passa a ser parte da empresa quando ela é disseminada. Para isso, treine as lideranças e o departamento de RH, que têm papel importante na comunicação com as equipes.
  4. Crie canais de interação: além de participação do RH e das lideranças, é essencial para promover a cultura organizacional, criar canais de comunicação e interação, que tornam o entendimento da razão de ser e os objetivos da empresa mais fáceis de serem compreendidos.
  5. Invista na contratação de pessoas que combinem com a cultura: para ter reduzir os esforços de disseminação, contrate profissionais que se alinhem com os parâmetros estabelecidos.
  6. Pratique os propósitos definidos: a cultura realmente é criada quando os propósitos são colocados em prática, pois é isso que vai fazer com que todos acreditem nos seus valores.

6 passos essenciais para criar a cultura organizacional na sua empresa

Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido as suas dúvidas sobre como criar uma cultura organizacional. Se gostou, compartilhe nas suas redes.

Esse conteúdo foi produzido pela equipe Soluções Industriais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunicação visual qual é a importância para seu negócio

Comunicação visual: qual é a importância para seu negócio

Por que fazer um curso de panificação

Por que fazer um curso de panificação?