in , , ,

Invista em um curso de administração de empresas e abra a sua

Invista em um curso de administração de empresas e abra a sua

A etapa crucial para o sucesso dos negócios, nos mais variados segmentos, sem dúvidas é o processo de administração de empresas, que demanda um sólido conhecimento para evitar prejuízos e gastos desnecessários.

Afinal, pessoas que queiram dedicar sua carreira para obter conhecimento em gestão, planejamento e controle de recursos devem investir em cursos específicos da área.

Tudo isso com o objetivo de ter fundamentadas as teorias essenciais para tomar decisões e estruturar estratégias da melhor forma.

O curso de administração é voltado para indivíduos analíticos, que queiram estar nos bastidores no cotidiano das empresas, executando funções como a supervisão de colaboradores e organização de projetos.

A necessidade de profissionais com habilidades de gestão é ampla no mercado, posto que os mais variados segmentos necessitam de pessoas que tenham foco na resolução de problemas para apoiar o negócio a chegar em seus respectivos alvos.

Para uma construtora que sofre com a organização de projeto escritório residencial em decorrência da alta demanda, um administrador de empresas seria essencial para apoiar no gerenciamento de projetos.

Afinal de contas, apesar de terem conhecimento técnico, profissionais focados no operacional não têm tempo hábil para focar no gerenciamento de processos e projetos, pois estão preocupados com suas entregas.

Desafio semelhante é enfrentado por um especialista que ministra e vende cursos de massagem espiritual na internet, que gostaria de ter um braço direito para gerenciar seu fluxo e estruturar o departamento para ter maior volume.

A demanda do mercado tem uma justificativa, que é a qualificação de profissionais formados em administração de empresas.

Estruturas dos cursos de administração

O curso de ensino superior possui grau de bacharelado com duração de quatro anos, mas devido a magnitude das demandas da atualidade, estão disponíveis no mercado as opções de ensino tecnológo e técnico, com menor tempo de duração.

O estudo permite que o aluno adquira conhecimentos em finanças, matemática, estatística, economia e psicologia, podendo inclusive aplicá-los para a gestão de negócios de diferentes tamanhos e segmentos.

Abrangendo os escopos de teoria e prática, é necessário que o aluno disponha de tempo para se dedicar na leitura e experiências práticas como participação em palestras e cursos complementares, dando foco em sua especificação. 

Bacharelado

O bacharelado é a modalidade de ensino superior em administração, cuja duração tem, em média, quatro anos, além de possuir um repertório mais completo para contribuir com a formação de novos profissionais.

A necessidade de profissionais com essa formação está em diferentes negócios.

Um autônomo que possui um pequeno comércio local pode contar com o apoio de um recém-formado em administração de empresas para dar bom andamento dos negócios.

Com sua entrada para a gestão da empresa, o autônomo pode se dedicar exclusivamente para as entregas de seus serviços, como painel luminoso para loja, que é sua principal linha de atuação.

Em uma multinacional, o profissional pode avaliar qual será a sua área de atuação, sabendo da abertura de mercado facilitada, é possível que o administrador atue em diversos setores, como:

  • Operação;
  • Auditoria;
  • Logística;
  • Comercial;
  • Marketing.

Bacharelado

Além de muitas outras áreas, conforme as necessidades organizacionais.

O departamento de recursos humanos (RH) demanda profissionais que se dediquem na gestão do bom relacionamento entre empresa e colaboradores. 

O termo se refere a profissionais especializados em business partner.

Certamente, dentre as tarefas cotidianas, a principal delas é garantir o engajamento entre as partes interessadas e maximizar experiências.

Para isso, ações como a entrega de mochila corporativa personalizada é uma das formas de engajar os segmentos.

Com o repertório adquirido no bacharelado, sem dúvidas o profissional estará apto para administrar com sucesso os negócios, de modo que coloque em prática tudo o que foi aprendido nos quatro anos.

Por ter uma duração menor, visando capacitar de maneira mais rápida os profissionais para o mercado de trabalho, o tecnólogo em administração de empresas dedica os dois anos de duração para conceituar os princípios básicos do curso.

Considerando que o foco dos alunos dessa modalidade é ter qualificação para a entrada mais rápida no mercado de trabalho, o aprendizado deve ser contínuo.

Assim, subentende-se que o profissional dará continuidade em aprender na prática. 

Por esse motivo, o tecnólogo é muito comum a jovens e adolescentes que, inclusive, conseguem sua inserção no mercado através de programas como Jovem Aprendiz. 

Para um laboratório farmacêutico, a contratação de um aprendiz administrativo seria essencial para protocolar e ajudar nos processos de controle da produção de floral quântico para ansiedade, poupando tempo e oferecendo suporte aos analistas da área.

Com o conhecimento técnico adequado e a posição de aprendizagem, o formado em tecnólogo de administração de empresas consegue ter respaldo para o desenvolvimento profissional em seu segmento.

O mercado de trabalho para um administrador

A diversidade de atuação permitida a um profissional formado em administração é o principal motivo para que o investimento no curso seja considerado uma opção.

Parte da preocupação dos estudantes em outros segmentos é ter a garantia de uma profissão e a oportunidade em começar a construir seu desenvolvimento profissional.

Sendo assim, a pluralidade e necessidade dos profissionais de administração de empresas no mercado confere maior segurança aos estudantes que terão oportunidades para continuar atuando.

Em outras palavras, a relação de oferta e demanda no mercado de trabalho é positiva, pois os profissionais que possuem formação neste curso têm o dinamismo para atuar em segmentos distintos, implicando no número de oportunidades disponíveis.

Além da atuação no setor privado, há espaço para ser empreendedor.

Assim, uma empresa de paisagismo para piscina pode trabalhar no modelo de outsourcing em conjunto com um empreendedor com formação em administração de empresas, terceirizando o setor administrativo.

Cenários como esse estão se tornando cada vez mais comuns, principalmente pela flexibilização das relações trabalhistas, onde os profissionais passam a ter autonomia para ordenar seu desenvolvimento profissional e fonte de renda.

Para as empresas, o benefício está em ter menos encargos trabalhistas para a efetivação de pagamentos em folha, com a segurança em poder contar com profissionais mais especializados para atender suas necessidades.

Empreendendo no ramo

Empreender não é uma tarefa complexa, considerando que com a implementação das estratégias corretas, o processo é simplificado.

A atuação em consultorias é o ramo mais promissor para pessoas que queiram atuar como administradores de negócios.

Isso porque, com a carência de mão de obra especializada, a contratação de consultorias se faz necessária para auxiliar empresas na gestão de negócios.

Em adição, pessoas formadas neste curso estão aptas para gerenciarem o próprio negócio. 

A ideia promissora de um formado pode ser capaz de motivar a abertura de um negócio em família, tal como a criação de uma fábrica de barraca de algodão doce para alugar.

Empreendendo no ramo

O administrador pode contar com o apoio dos familiares para engajar nas redes sociais e criar conteúdos com o intuito de prospectar, enquanto outro membro é responsável pelas entregas dos produtos, e a administração e financeiro ficam por sua conta.

Casos de sucesso na mesma linha de pensamento são comuns no mercado, como o surgimento de grandes indústrias a partir do espírito empreendedor entre familiares em prol da busca por melhor qualidade de vida.

Não obstante, o chamado espírito empreendedor, que nada mais é do que a motivação em criar o próprio negócio, pode partir inclusive dentro das universidades.

Assim, conhecendo a dificuldade das empresas em contarem com um fornecedor de serviços gráficos que cumpra com prazos, dois amigos universitários decidem criar um novo negócio. 

Com foco na experiência do cliente, a gráfica que possuía dois administradores de empresas em sua gestão surgiu com o intuito de suprir a demanda do mercado, de forma que serviços como carimbo personalizado enfermagem fossem entregues dentro do prazo.

Averiguando as oportunidades, a empresa se especializou também em fornecer serviços complementares dentro de seu ramo.

Considerações finais

Escolher o curso ideal não é a ação mais simples, tendo em vista que isso irá impactar os âmbitos pessoal e profissional da vida do indivíduo.

Para evitar arrependimentos no futuro, é preciso conhecer as características e atuação do curso.

O curso de administração de empresas capacita um indivíduo com habilidades e conhecimentos essenciais para quaisquer tipos de negócios, pois é com uma boa gestão que as empresas conseguem garantir seu funcionamento e atingir resultados satisfatórios.

Por isso, profissionais que se formam em cursos tecnólogos ou bacharelado podem dar preferência ao segmento de maior interesse para vir atuar ou então começar um novo negócio.

A pluralidade conferida pela formação vai ao encontro do chamado espírito empreendedor, que nada mais é do que a motivação por buscar construir seu próprio negócio e estar disposto a assumir totalmente a responsabilidade do desenvolvimento de carreira.

Contudo, as várias possibilidades aumentam as oportunidades para pessoas com formação ou que queiram começar a cursar administração de empresas, comprovando que é um curso de benéfico investimento.

Então não perca essa oportunidade de conhecer os nossos cursos gratuitos de administração.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entenda sobre decoração de ambientes

Entenda sobre decoração de ambientes

O poder das empresas de estética no Brasil

O poder das empresas de estética no Brasil