in ,

Por que realizar um curso de encanador residencial?

Por que realizar um curso de encanador residencial

Um encanador residencial é o profissional responsável pela instalação e conserto de redes hidráulicas em construções direcionadas ao uso doméstico. 

Podendo trabalhar por meio de uma empresa ou no regime autônomo, exerce funções essenciais. 

Em suas funções, salvaguardar o funcionamento correto do abastecimento doméstico de água e tratamento de esgoto é o resumo de seus serviços, que podem variar de preço e prazo de entrega a depender da complexidade do problema. 

Atuantes na construção civil em todas as fases, trata-se de uma profissão essencial e por isso, com vantagens de mercado muito específicas. 

Nesse artigo, conheça os benefícios de ingressar na área através de um curso. 

Serviços de um encanador 

Um encanador lida com noções da física e da matemática, unindo conceitos de hidrodinâmica e hidrostática, termodinâmica, eletromagnetismo e cálculos sob a forma de equações simples e pode ser contratado por uma empresa de arquitetura

Muito deste conhecimento pode ser extraído empiricamente, por meio de experimentações que permitem a visualização dessas teorias em um cenário real. 

Por essa razão, como forma de facilitar o aprendizado, os cursos de encanador envolvem muitas aulas práticas. 

No dia a dia, o encanador vai lidar com a manutenção de tubulações de esgoto, sistemas de aquecimento de água, organização de centros de armazenagem como tanques, cisternas e reservatórios em um reforma de ponto comercial, por exemplo. 

Tudo o que diz respeito ao uso de água, desde torneiras até descargas de vasos sanitários, são da incubência do encanador residencial. 

Na fase de construção do imóvel, é ele quem coordena a implementação de redes projetadas pelo engenheiro. 

Por essa razão, o encanador pode trabalhar em grandes e pequenos projetos, com remuneração variada. 

As especializações possíveis são referentes às redes complexas de condomínios e prédios residenciais, maiores que as unidades separadas. 

Benefícios da profissão

O trabalho de encanador residencial é vasto, com projetos que envolvem consertos simples e complexos, construções ou reformas de unidades habitacionais, ampliamento, redução e integração a redes de esgoto, entre muitas outras funcionalidades. 

A profissão é importante para a qualidade de vida da população, influenciando outros serviços como plano de manutenção de ar condicionado split

Com demanda ainda mais crescente nas grandes capitais, o cenário é influenciado por aspectos como: 

  • Densidade populacional; 
  • Aumento na renda média familiar; 
  • Conhecimento especializado é pouco difuso; 
  • Incentivos à terceirização de serviços. 

Considerando esses fatores, investir em um curso de encanador residencial pode ser muito benéfico para a carreira, seja como um pontapé inicial no ingresso de jovens no mercado de trabalho, quanto na mudança de ofício mais tardio.

Benefícios da profissão

Mercado com demanda estável

Assim como muitos outros serviços manuais, o encanamento residencial é um mercado com demanda constante e possibilidade de crescimento a longo prazo. 

Apesar do alto investimento, a automação de trabalhos manuais ainda é restrita à indústria. 

No contexto da construção civil, as atividades manuais de instalação e reparo de redes elétricas e hidráulicas, como limpeza de duto, ainda estão longe de serem substituídas pelas máquinas, ainda que considerado um ofício de manufatura, quase um artesão. 

Para executar esse tipo de ação, é necessário mais do que uma série de comandos repetitivos e mecanizados. 

O trabalho de um encanador envolve raciocínio lógico e conhecimentos em física e matemática para ser realizado com qualidade. 

Como uma profissão de nível educacional baixo, tais conhecimentos são adquiridos, muitas vezes, atrás da prática, com a observação empírica do comportamento da matéria durante o abastecimento de uma casa por meio da conexão de esgoto, é um trabalho de improviso. 

Os estudos em inteligência artificial encontram na criatividade humana uma barreira para a expansão das habilidades automáticas. 

É a criatividade o componente que absorve e relaciona informações muito distintas, criando conceitos e abordagem novas. 

Rápida colocação 

A demanda pelos serviços de encanamento residencial é também beneficiada pela vida nas grandes capitais industriais. 

Com a especialização do trabalho, as longas jornadas e as profissões de longa capacitação, muitos conhecimentos foram terceirizados. 

É comum que cidadãos digitais não conheçam o funcionamento básico de uma torneira ou da tubulação que conecta dispositivos domésticos à rede de esgoto. 

O aumento da renda média e o enriquecimento da população contribuíram para esse fenômeno. 

Por mais essencial que ele seja, se determinado serviço pode ser financiado a um custo acessível, diminui-se o incentivo a dominar a habilidade terceirizada. 

Por essa razão, o encanador encontra um mercado capaz de absorver um grande número de profissionais. 

As taxas de desemprego entre encanadores é mais baixa que a de muitas áreas com alto custo de qualificação, tornando este um segmento benéfico em termos pessoais, no investimento em escritórios compartilhados e macroeconômicos. 

Flexibilidade de custos e horários

Serviços voltados para instalação e conserto de estruturas físicas em residências apresentam um mercado mais propício para o surgimento de negócios individuais e jornadas flexíveis, com faixas de rendimento que variam de acordo com o profissional. 

O ofício de encanador residencial é rentável e o trabalhador pode escolher os regimes de contratação mais tradicionais, como a vinculação por CLT em determinada empresa ou pelo trabalho autônomo, com ou sem microempresa. 

O programa MEI, para regulamentação das empresas que se adequam ao modelo de microempreendedorismo individual, como uma instaladora de sistemas de segurança, prevê uma classificação exclusiva para o encanador, facilitando a organização das finanças. 

Assim, esse profissional pode emitir notas fiscais, ter acesso à aposentadoria e outros benefícios que aumentam sua credibilidade diante do consumidor. 

A escolha por atendimento e outros aspectos estão à disposição do profissional. 

Outra questão importante é o valor mínimo para investimento no projeto. Os custos de reparação ou instalação são relativamente baixos a depender do tipo de obra, aliviando as despesas repassadas ao cliente e concedendo preços mais competitivos.

Qualificação em curto prazo 

Diferente de outras profissões que exigem anos de qualificação, um curso de encanador residencial dura entre alguns meses e 1 ano, com inserção imediata no mercado de trabalho. Para aqueles que precisam se reinventar, é uma boa opção. 

Qualificações muito longas tendem a ser custosas, uma vez que o estudante precisa gastar recursos com o transporte até os locais de aula, com possíveis materiais e matrículas. 

Outro aspecto é o valor do tempo, cada vez mais escasso na vida contemporânea. 

Conciliar estudos, trabalho e obrigações sociais é infinitamente mais difícil diante de uma qualificação mais longa. 

Os cursos profissionalizantes formam encanadores residenciais com eficiência em pouco tempo e escalas versáteis. 

No final, os custos de geração desse profissional são menores em comparação a trabalhadores de nível superior, mantendo.

No entanto, as perspectivas de crescimento financeiro estão no mesmo patamar ou mesmo superiores a outras profissões. 

Amplitude de mercado 

Para aqueles que pretendem mudar de cidade ou mesmo de país no futuro, a profissão de encanador residencial não deve ser um problema, visto que a demanda é uniforme em muitos lugares e o cenário de trabalho é muito parecido. 

Talvez algumas adaptações sejam necessárias, mas uma vez que o profissional domine o básico sobre o ofício, o conhecimento adicional pode ser assimilado em pouco tempo. 

Apesar do trabalho presencial, a área não remove a mobilidade do trabalhador. 

Um curso de encanador residencial pode garantir um ofício competitivo em qualquer circunstância, de modo independente ou ligado a uma empresa demolidora de casas, com mínimas ameaças externas ao desenvolvimento da profissão no futuro. 

Além disso, a possibilidade de trabalhar para empresas, como um intermediário para o consumidor residencial, ou em negociação direta com o cliente, garante uma amplitude que permite ao profissional reinventar-se sem comprometer sua geração de receita. 

Independência profissional 

O profissional encanador é, sobretudo, independente, atuando em uma área essencial, pode definir seus preços, suas condições de trabalho e quais vínculos corporativos deseja estabelecer. 

Tudo isso confere benefícios como: 

  • Mais tempo para família e amigos; 
  • Segurança financeira; 
  • Maior satisfação no trabalho; 
  • Perspectivas mais robustas de crescimento; 
  • Criação de patrimônio próprio. 

O encanador profissional pode construir uma carreira mesmo fora do território nacional, muitas vezes com maior facilidade que em outras profissões. 

Com o crescimento das categorias de ensino superior, a oferta nesse ofício é escassa em muitos países. 

Um sintoma de locais desenvolvidos e altamente industrializados, a queda de oferta em profissões manuais, de rápida qualificação, segue na contramão da demanda pelo serviço, que continua forte. 

Para o indivíduo que ingressa na área, esta é uma excelente oportunidade de crescimento, conferindo uma independência profissional e financeira pouco vista, mas tão buscada por todas as áreas do mercado. 

Conclusão

O curso de encanador residencial é um dos mais relevantes em termos de qualificação profissional. 

Investir nessa área é de extrema importância em um cenário de crescente escassez na oferta por tais serviços. 

Com baixo custo de implementação e investimento por parte do estudante, o curso qualifica profissionais e os insere em um mercado essencial, garantindo rápida inserção e boas perspectivas de crescimento financeiro. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entenda sobre o curso de informática

Entenda sobre o curso de informática

Treinar inglês em casa: Dicas de como praticar

Treinar inglês em casa: Dicas de como praticar