in ,

Como um curso de excel pode ajudar na carreira profissional?

Como um curso de excel pode ajudar na carreira profissional

O Excel é uma ferramenta muito importante e usada por pessoas e empresas do mundo todo. Quando se trata de planilha, nenhum outro software é mais usado do que o Excel.

Muita gente coloca no currículo que possui habilidades com esse recurso, mas muitos não compreendem nem mesmo seu funcionamento básico.

As companhias valorizam muito os profissionais que dominam esse recurso, pois ele faz parte dos processos estratégicos do negócio e ajuda a organizar toda a rotina de trabalho.

Quem quer se destacar, conseguir uma boa vaga e atrair a atenção dos recrutadores, precisa fazer um bom curso de Excel.

Na internet também existem vários vídeos que ensinam a trabalhar com essa ferramenta, o que auxilia os profissionais.

Só que antes de procurar um curso ou começar a assistir os vídeos, é muito importante conhecer um pouco mais sobre esse programa tão usado e tão importante para negócios do mundo todo.

Pensando nisso, neste artigo, você vai entender o conceito de Excel, de que maneira o curso de excel avançado gratis pode ajudar em sua carreira profissional, além de algumas dicas para mexer na ferramenta. Confira!

Entenda o que é Excel

O Microsoft Excel foi lançado em 1985, sendo um editor de planilhas que pertence a um conjunto de ferramentas desenvolvidas por Bill Gates, fundador da Microsoft e um dos maiores idealizadores de softwares do planeta.

O objetivo de Excel é organizar e formatar folhas de cálculo, usando fórmulas matemáticas que ajudam a informatizar e a organizar dados, um trabalho que antigamente era feito de maneira manual, usando papéis, gavetas e pastas.

Hoje, uma empresa de higienização em estofados de escritório tem mais controle dos insumos que precisa adquirir por conta do Excel.

Antigamente, dava muito trabalho organizar entradas e saídas de vários estabelecimentos, como no caso de um supermercado, usando apenas lápis e papel.

As organizações gastavam mais dinheiro e perdiam muito tempo nesse controle, sem falar nos erros que apareciam e no tempo gasto para analisar todas as informações armazenadas.

Desde que o Excel chegou, todas as informações podem ser armazenadas em linhas e colunas, gerando um código de identificação, criando gráficos e incluindo fórmulas automatizadas que economizam o tempo dos usuários.

Além de facilitar as despesas do trabalho, as planilhas também podem ser usadas para organizar as finanças, horários de estudos e trabalho, tarefas de casa, entre outras possibilidades.

Justamente por isso o Excel pode ser usado pelos mais diferentes tipos de empresas e fazer um curso para aprender a mexer nessa ferramenta, pode fazer toda a diferença para a sua carreira.

Por que fazer um curso de Excel?

Fazer um curso de excel avançado gratis pode ajudar e muito a carreira de uma pessoa, ou ter habilidades com essa ferramenta faz toda a diferença no mercado de trabalho.

Ao longo do tempo, vai ficando cada vez mais difícil conseguir um bom emprego nas pequenas e médias cidades.

Isso acontece porque as organizações buscam candidatos extremamente qualificados e preparados em vários aspectos.

Para uma confecção de uniforme nr10 personalizado, por exemplo, é muito importante que os funcionários dominem diferentes ferramentas que são essenciais para a atuação profissional.

Por que fazer um curso de Excel?

Ter esse conhecimento ajuda o indivíduo a melhorar consideravelmente sua produtividade.

Isso é fundamental para as companhias porque não é necessário um tempo muito grande de adaptação, além de que é possível manter o foco nos resultados.

Consequentemente, conseguimos melhorar os ganhos da corporação.

As empresas podem solicitar o conhecimento de diversos tipos de ferramentas, levando em consideração seu mercado e o trabalho realizado pelos profissionais.

Logo, se a organização trabalha com ferramentas de edição de imagens e vídeos, então precisa que seus funcionários saibam lidar com esse tipo de programa computacional.

No entanto, existem aqueles recursos que são usados por qualquer tipo de empresa, desde aquelas que fazem locação de impressora até um pequeno mercado de bairro, e um exemplo disso é o Excel.

O programa, como você já sabe, foi desenvolvido pela Microsoft, e ajuda na produção de planilhas, cálculos, além de separar itens, considerando os departamentos da organização e seus ramos de atuação.

Um dos setores que mais usam o Excel é a logística, pois por meio desse software é possível controlar mercadorias.

O departamento de recursos humanos, por sua vez, pode usar esse sistema para controlar folhas de pagamento e os funcionários.

Também as áreas de comunicação e marketing podem usar as planilhas eletrônicas para organizar ações, campanhas e até controlar o estoque de brindes.

Da mesma forma, o setor de vendas usa o Excel para controlar os contatos, vendas, comissões e outros assuntos pertinentes ao setor.

Profissionais e empreendedores de vários segmentos, como de funeral de cachorro, podem usar esse recurso para várias finalidades, como:

  • Organizar o próprio cotidiano;
  • Controlar suas tarefas;
  • Analisar a quantidade de vendas;
  • Verificar o andamento de projetos;
  • Somar valores e itens.

Isso quer dizer que o Excel pode ser usado em qualquer setor e função de uma empresa, e dominar essa ferramenta pode ser um grande diferencial no seu currículo.

Em outras palavras, quem está procurando uma oportunidade de emprego deve começar agora mesmo a estudar o uso de planilhas, pois esse conhecimento vai te acompanhar por toda a vida.

Dicas de Excel

Compreendendo a importância desse software para a carreira de qualquer pessoa e empresas dos mais variados segmentos, vale a pena conhecer algumas dicas que vão te ajudar a lidar melhor com ele no cotidiano. São elas:

1 – Fixar células

Muitas vezes você pode querer copiar o argumento entre células, assim como pode ser necessário fixá-lo. Se o gestor de uma empresa de locação de copiadoras quiser fixar uma célula, deve inserir um $ antes da letra da coluna e do número da linha.

Só que também é mais fácil selecionar a célula e pressionar a tecla F4 do computador.

Ao pressionar essa tecla mais de uma vez, é possível alterar o comando de travar célula, ou travar número da linha, ou travar letra da coluna, bem como retirar a trava.

Para entender melhor, a soma das células A1 e B1 seria +A1+B1, e se você quiser fixar uma parte dela, deve selecionar a referência da célula que deseja fixar, pressionar F4 para que a fórmula fique =$A$1+B1.

2 – Usar PROCV

A função PROCV procura um valor na área da coluna da extrema esquerda e informa o resultado na célula que você quiser.

O primeiro comando é mostrar a informação que você deseja, por exemplo, um ranking de 1 a 10 entre as melhores empresas de frete caminhão baú pequeno.

O segundo comando é delimitar uma matriz de informações que devem ser procuradas, como no caso de uma área que vai desde a coluna A até a coluna C.

O terceiro comando mostra em qual coluna está a informação procurada, que no caso é descobrir o nome de uma empresa de frete, que está localizada na coluna B e que será usado o número 2 como parâmetro.

Por fim, o quarto e último comando mostra se o usuário quer algo aproximado ou exato, e caso seja a informação exata, é necessário inserir o input FALSO.

2 - Usar PROCV

3 – Selecionar a planilha toda

Com apenas um clique, o funcionário de um pet shop de banho e tosa leva e traz pode selecionar toda a planilha, o que poupa tempo de trabalho.

Para fazer isso, basta clicar no botão do canto esquerdo ou selecionar a planilha usando Ctrl + T. O próximo passo é copiar e colar normalmente.

4 – Abrir vários arquivos

Se o usuário quiser abrir vários arquivos de uma vez também é possível, o que reduz o tempo da tarefa e evita problemas.

Para isso, basta apertar Ctrl, dar um clique simples nos arquivos que deseja abrir e pressionar a tecla Enter. Ao fazer isso, todos os arquivos serão abertos simultaneamente.

5 – Alterar vários arquivos

Dentro de uma empresa de envelopamento de carros com propaganda pode ser necessário alterar diferentes arquivos rapidamente.

A alternância por meio do mouse leva mais tempo e pode até mesmo causar uma confusão no usuário.

Para resolver esse problema, basta usar o recurso Ctrl + Tab, que também serve para alternar abas de navegadores.

Considerações finais

É claro que o Excel vai muito além dessas dicas que trouxemos aqui, na verdade, essa ferramenta tem uma capacidade impressionante de realizar diferentes funções e cálculos, fundamentais para qualquer companhia.

Embora seja muito ágil, precisa e rápida, não funciona sozinha e depende da inteligência humana para realizar suas funções.

Por isso o mercado valoriza quem domina esse recurso e consegue extrair o melhor de todo o seu potencial.

Fazer um curso de Excel vale a pena para a sua carreira e vai te transformar em um profissional qualificado e requisitado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 dicas para otimizar o departamento pessoal

5 dicas para otimizar o departamento pessoal

Curso de Revit Para que serve

Curso de Revit: Para que serve?