in ,

Conheça 4 Vantagens do curso de línguas estrangeiras

Conheça 4 Vantagens do curso de línguas estrangeiras

O aprendizado de línguas é muito importante em um mundo globalizado no qual vivemos atualmente. 

Infelizmente, no Brasil, apenas 5% da população fala inglês e desse total, apenas 1% é fluente.

Este é um número muito pequeno em comparação com outros países, o que deixa o Brasil muito atrás no acesso a outras oportunidades, principalmente, no mercado.

Hoje em dia, falar mais de um idioma é fundamental para quem quer se destacar no mercado de trabalho e conquistar possibilidades diferentes na vida, como morar no exterior e se relacionar com pessoas de outras partes do mundo.

Entretanto, mesmo diante desse cenário, a procura por cursos de idiomas é bem intensa, pois as pessoas já perceberam a importância desse investimento.

O foco principal é o mercado de trabalho, mas existem muitas outras razões para aprender novos idiomas, por exemplo, quando falamos em inglês, mudamos a maneira de raciocinar.

A língua faz parte da essência do indivíduo e da cultura à qual ele pertence, assim sendo, falar outras línguas é conhecer novas culturas.

Neste artigo, vamos mostrar as vantagens desse aprendizado, a importância de falar mais de um idioma e os benefícios do inglês para a carreira profissional.

Prós de aprender um novo idioma

Não é difícil imaginar todas as vantagens que falar mais de um idioma pode trazer para as pessoas. 

1. Melhora a capacidade cognitiva                     

Quando aprendemos uma língua diferente, melhoramos nossas funções cerebrais, o que aumenta a nossa capacidade cognitiva.

Muito mais do que a oportunidade de trabalhar em uma grande empresa de transporte expresso e logística, conseguimos melhorar muitos aspectos, como:

  • Diminuir os riscos de demência;
  • Melhora da concentração;
  • Fortalecimento da memória;
  • Amadurecimento de habilidades multitarefas.

Além disso, desenvolvemos uma percepção mais aguçada e melhoramos nossa capacidade de tomar decisões.

2. Melhora o currículo

As áreas de trabalho puderam se ampliar devido à globalização, visto que a comunicação passou a funcionar por meio de um único idioma entre todos os continentes.

Profissionais de destaque e empresários costumam participar de reuniões em empresas de outros países. 

Em linhas gerais, as organizações valorizam muito mais o currículo de um profissional que fale mais de um idioma.

2. Melhora o currículo

Não é raro encontrar carreiras que dependem dessa habilidade, e se você pretende ingressar em uma multinacional, precisa dominar uma segunda língua.

Uma secretária, por exemplo, consegue ler documentos, prestar um bom atendimento, redigir pautas e e-mails, conversar com outros colaboradores e participar de reuniões.

3. Conhecer novas culturas

Muito além de beneficiar a sua competitividade no mercado de trabalho e conquistar uma vaga em um fabricante de totem de propaganda, aprender uma nova língua é mergulhar de cabeça em outra cultura.

A partir do momento em que você consegue estabelecer um diálogo sobre diferentes temas, dos mais simples aos mais complexos, em uma língua diferente, se aproxima mais de outras culturas e entende modos diferentes de viver e de pensar.

A língua reflete a realidade do indivíduo, portanto, independentemente do idioma que você pretende aprender, é fundamental conhecer sobre a cultura de seus povos falantes.

Quando você conhece um pouco mais sobre os nativos, melhora sua autoconfiança. 

Para os estudantes que querem fazer faculdade em outros países, é necessário comprovar fluência na língua, portanto, mais um motivo para aprender.

4. Maior independência durante as viagens

Uma viagem Internacional, principalmente, sozinho, pode representar algumas dificuldades, se você não souber falar o idioma local ou, pelo menos, o inglês.

Por outro lado, se você consegue se comunicar, terá mais autonomia e independência durante as suas viagens. 

Essa é a principal dica para quem pretende fazer um intercâmbio ou passar algum tempo no exterior.

Por que falar outro idioma é importante?

Falar outro idioma, principalmente, o inglês, é muito importante, pois é dessa forma que você é capaz de entender explicações e conteúdos sobre os mais diferentes assuntos.

O inglês é uma língua intermediária, que serve para que qualquer pessoa, como um funcionário de uma empresa de sala aluguel por hora, possa ler textos provenientes de outros países.

Por exemplo, um livro escrito originalmente em japonês será traduzido para o inglês, possibilitando que pessoas do mundo todo possam lê-lo.

Além disso, caso você não saiba, ler um livro escrito originalmente em inglês é ter acesso ao conteúdo integral de uma obra.

Lembrando que um livro traduzido para o português é fiel a história do autor, mas você só vai experienciar uma leitura completa se tiver a capacidade de ler no idioma original.

Obras muito famosas no mundo todo, como “O Senhor dos Anéis”, foram escritas em inglês, e se você quer conhecer a fundo o estilo de escrita e as palavras usadas pelo autor, precisa ler a obra original.

Saber falar inglês também é uma forma de expandir o acesso à informação. Por exemplo, um fornecedor de roupas pode descobrir empresas no exterior que se interessam pelos seus produtos.

Os profissionais que querem aumentar seus conhecimentos e ter acesso a novas oportunidades, podem usar um segundo idioma para expandir seus contatos profissionais.

Com a expansão de redes sociais, como o LinkedIn, você tem a chance de criar um vínculo profissional com pessoas do mundo todo, mas se você não domina o idioma delas ou o inglês, pode perder boas oportunidades.

A sensação de ouvir uma música ou assistir a um filme sem precisar de legenda ou dublagem também é muito diferente.

Você domina outra língua, terá uma experiência muito mais completa durante seus momentos de lazer. Isso significa que falar outro idioma pode mudar completamente a sensação durante atividades comuns do dia a dia.

Entretanto, de fato, é na vida profissional que o inglês tem muito mais peso. Essa língua pode te ajudar a conquistar uma vaga em um grande fabricante de câmera de monitoramento pelo celular.

Benefícios do inglês para a carreira profissional

Não é novidade para ninguém que um profissional que fala inglês tem muito mais oportunidades em sua carreira profissional.

Entretanto, para esclarecer ainda mais esse assunto, os principais benefícios do inglês são:

Valorização financeira

Ganhar um bom salário é o objetivo de qualquer profissional, mas de acordo com uma pesquisa realizada, um colaborador com inglês fluente chega a receber 40% a mais do que um funcionário que só conhece o básico do idioma.

Em outros cargos, como a gerência, a diferença entre os valores recebidos pode chegar a 70%. Portanto, para turbinar o seu salário, é muito importante falar inglês.

Acesso a boas oportunidades

As melhores vagas de trabalho procuram por profissionais que saibam se comunicar fluentemente em inglês.

Se você vai trabalhar em uma empresa de instalação elétrica básica, talvez precise ler manuais escritos em inglês, por conta disso, essa organização vai valorizar uma pessoa que consiga interpretar esses manuais.

Além disso, é uma forma que o colaborador tem para crescer, conquistar novas posições e com isso melhorar o próprio salário.

Acresce a capacidade de aprendizado

O mercado de trabalho valoriza os profissionais com boas capacidades de aprendizado, e se você estuda um idioma, melhorar sua aptidão para novos assuntos.

Além disso, um profissional que queira seguir carreira acadêmica pode precisar publicar sua tese em inglês, pagar um tradutor para isso custa muito caro.

Acresce a capacidade de aprendizado

Poder trabalhar no exterior

Em qualquer área, seja no desenvolvimento de quadros personalizados, dentre outras, existe a possibilidade de trabalhar no exterior.

Todavia, para conquistar uma boa posição, é fundamental que você esteja preparado para se comunicar, pois a vivência em outros países pode trazer muitos desafios.

Aprimora sua rede de contatos

Não é de hoje que ouvimos falar sobre a importância de construir um bom networking, pois essa rede ajuda no desenvolvimento profissional de cada um.

Se você sabe falar inglês, tem a oportunidade de conhecer profissionais de várias partes do mundo, o que aumenta as possibilidades de conseguir um emprego no exterior.

Facilita a rotina cotidiana de trabalho

Se você utilizar um software de gestão comercial, vai perceber que existem muitas palavras em inglês em todas as suas páginas.

Esse idioma já faz parte da nossa rotina, devido a isso, é muito importante conhecê-lo para que possamos utilizar todos os recursos e ferramentas do dia a dia, o que melhora a nossa produtividade e a qualidade do trabalho.

Conclusão

Portanto, falar outro idioma é fundamental para ser um cidadão do mundo, vivemos em uma sociedade globalizada e unificada pelo mesmo idioma: o inglês.

Todavia, você também pode investir no aprendizado de outras línguas, pois conhecê-las só vai trazer benefícios em várias esferas. 

Sendo assim, neste artigo, você conheceu os principais deles e de que forma o inglês pode mudar a sua vida profissional.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estudo de mercado entenda esta técnica para se comunicar com seu target!

Estudo de mercado: entenda esta técnica para se comunicar com seu target!

Por que a manutenção de computadores aumentou durante a pandemia

Por que a manutenção de computadores aumentou durante a pandemia?