in

Curso de marcenaria: saiba mais sobre o mercado de trabalho

Curso de marcenaria saiba mais sobre o mercado de trabalho

Uma das profissões mais antigas de que se tem registro é a de carpinteiro, afinal, até mesmo os nossos antepassados já criavam móveis rústicos para o uso cotidiano.

Claro que, hoje em dia, a carpintaria se aprimorou muito mais por causa das ferramentas mais eficientes e dos profissionais formados em cursos de marcenaria que os especializam para a montagem de móveis perfeitos que encaixam bem em qualquer ambiente.

Então, neste artigo, saberemos mais sobre o mercado de trabalho para quem procura se especializar em um curso de marcenaria.

Mercado de trabalho para o curso de marcenaria: saiba mais

Diferentemente do carpinteiro que é o profissional que lida somente com a madeira em seu estado bruto, o marceneiro trabalha com o acabamento desses materiais e, para isso, pode usar até mesmo metais na construção dos móveis.

O marceneiro, então, pode encontrar mais opções no mercado de trabalho, afinal, esse profissional pode atuar tanto na fabricação de móveis decorativos, quanto em obras de arte que levam madeira em seu processo de fabricação.

Um ajudante de marceneiro começa atuando dentro de uma oficina mesmo, onde ele vai lidar com algumas ferramentas e aprender a trabalhar a madeira com elas, e, o profissional especializado por um curso nessa área, já vai lidar com os retoques finais, com as medidas e com tudo que esse material tão versátil oferece para o trabalhador.

O que aprendemos em um curso de marcenaria: saiba mais

Como o nome já diz, o curso nos ensina a criar objetos por meio dessa profissão através da principal matéria prima dos móveis que é a madeira.

Então, quem se pergunta como um sofá pode ser montado apenas com algumas partes de uma árvore, deve considerar o curso de marcenaria como opção, pois nele, essa pessoa achará a resposta para essa questão.

Afinal, nesse curso, os professores instruem os alunos desde a fase do corte em uma madeireira até a comercialização dos produtos fabricados por um marceneiro no final do processo.

O que aprendemos em um curso de marcenaria: saiba mais

Quais ferramentas são usadas em um curso de marcenaria?

Outra questão que envolve o curso de marcenaria e o mercado de trabalho para essa área são as ferramentas que são utilizadas nesse ramo e, cujo conhecimento, pode ser adquirido em sala de aula.

Abaixo, separamos três itens indispensáveis para quem quer saber mais sobre o curso de marcenaria e quais as oportunidades no mercado de trabalho para esse ramo.

Serra de mão

A serra é quase uma extensão do braço do marceneiro, tamanha a sua utilidade para esse profissional que precisa tanto dessa ferramenta no cotidiano.

Em um curso de marcenaria, os estudantes vão conhecer os diferentes tipos dessa ferramenta, afinal, ela pode possuir diversos tamanhos e espaçamentos entre os dentes da serra.

Parafusos e pregos

Esses itens são indispensáveis para quem pensa em conhecer mais sobre o mercado de trabalho de marcenaria, afinal, os pregos e parafusos são as peças que sustentarão qualquer união entre duas partes dos móveis.

Por contar com diversos tamanhos e modelos, os estudantes de um curso de marcenaria devem estar muito atentos a cada utilidade dos parafusos e pregos que serão usados.

Martelo

Voltando à antiga carpintaria, entendemos o quanto essa ferramenta é importante para essa profissão, afinal, antes que fossem desenvolvidas furadeiras e parafusadeiras que fazem o serviço muito mais rápido, os marceneiros já montavam móveis com martelos e pregos.

Claro que o acabamento dos parafusos e a firmeza dos móveis parafusados são melhores, mas, tratando-se de um curso voltado para iniciantes na marcenaria, é sempre bom lembrar que, com pouco investimento, esse profissional pode começar a ganhar dinheiro com essa profissão.

Martelo

Importância de um curso de marcenaria

A importância de um curso de marcenaria é a garantia da especialização do profissional que busca atuar nesse mercado, pois, no Brasil, ainda existem muitas pessoas que trabalham com isso durante toda a vida e não fazem nenhum curso.

No entanto, como em todas as profissões, o conhecimento adquirido em um curso é muito importante, afinal, estamos lidando com professores muito bons no que fazem e que estão dispostos a nos ensinar técnicas mais aprimoradas para uma montagem de móveis de qualidade.

Outro fator que torna importante um curso de marcenaria para o mercado de trabalho é que um diploma pode ser a porta de entrada para uma boa empresa como a Fiori sofás, onde pode ser que o profissional precise de um documento que comprove sua experiência, afinal, alguém que estudou sobre o ramo em que atua e possui um certificado que comprove isso, tem mais chances de conseguir uma vaga durante uma entrevista de emprego.

Então, seja para trabalhar como autônomo e fazer móveis de qualidade para aumentar a clientela, seja para ser um colaborador de uma empresa especializada em móveis, o curso de marcenaria é a melhor opção para quem pensa em atuar nesta área do mercado de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 cursos de atendimento ao público para a área de vendas

3 cursos de atendimento ao público para a área de vendas

Montar um negócio o que levar em conta no planejamento

Montar um negócio: o que levar em conta no planejamento