in

Curso de Revit: Para que serve?

Curso de Revit Para que serve

Revit é um software usado para modelar projetos da construção civil, e devido ao seu potencial, se tornou o pré-requisito para qualquer profissional que queira se destacar como arquiteto, engenheiro ou designer de interiores.

Esse recurso está alinhado ao conceito BIM (Building Information Modeling), que em português pode ser traduzido como Modelagem da Informação da Construção.

Seus recursos são para metalizados, além de trazer mais agilidade, precisão e organização para o projeto, de modo que um software CAD não é capaz de proporcionar.

Embora seja muito importante para a construção civil, além da área de arquitetura e design de interiores, alguns profissionais desconhecem ou simplesmente não sabem utilizar essa ferramenta.

O trabalho realizado nesses setores deve ser preciso e eficiente para evitar erros, que possam desencadear problemas mais graves no futuro.

Para evitar situações desse tipo, nada melhor do que contar com o bom recurso tecnológico.

É justamente aqui que entra o revit, e para entender um pouco mais sobre ele, neste artigo, vamos explicar seu conceito, sua importância, para que serve e as vantagens que pode trazer para os projetos. 

Entenda o que é revit

Revit nada mais é do que um software especializado em processos da construção civil e do desenvolvimento de projetos nessa área.

Foi criado no ano de 2002, pela Revit Technology Corporation, e adquirido pela Autodesk.

Por meio dele, é possível fazer modelagem em 3D, além de utilizar recursos para gerar documentação 2D, tais como:

  • Plantas;
  • Cortes;
  • Vistas;
  • Elevações.

Esses documentos são muito importantes para o desenvolvimento de qualquer projeto, seja ele com pedra brita grande ou qualquer outro tipo de material.

Não se pode esquecer de mencionar que o tempo gasto com revisões pode ser reduzido drasticamente, visto que a alteração se reflete em todo o projeto, o que reduz a necessidade de fazer correções manualmente.

O profissional também precisa obter o quantitativo de materiais que serão usados na obra, o que torna o projeto um banco de dados de construção alinhado ao conceito de BIM.

Como falamos, esse recurso ajuda a criar um modelo em 3D para a confecção de maquete eletrônica que funciona como uma verdadeira simulação da construção da obra.

Por conta disso, cada objeto conta com informações reais do que está sendo representado, e o projeto passa a ser visto como uma simulação 3D, muito clara e objetiva.

Consequentemente, fica mais fácil ter suporte em todas as fases, além de ser usado como ferramenta de análise, para controlar a obra e facilitar o acompanhamento de todas as etapas da construção, como durante a construção de muro de vidro jateado.

A organização de todas as informações é feita por grupos de elementos que possuem um conjunto comum de propriedades e uma representação gráfica.

Para garantir a procedência e a qualidade de todas as informações, é necessário trabalhar com famílias de qualidade, que o próprio profissional pode desenvolver ou solicitar que empresas especializadas realizem.

Entenda o que é revit

Importância do revit

Essa ferramenta foi desenvolvida com o mesmo conceito de Building Information Modeling, para construir projetos de arquitetura e engenharia.

Ao contrário do AutoCAD, ele trabalha com a tecnologia 3D, algo muito importante para modelar os projetos, adicionar todas as suas características, o tipo de material que deve ser usado e visualizar a construção, antes mesmo de sua execução.

Ele também é importante porque gera plantas baixas, cortes e quantitativos necessários para fazer o orçamento.

Isso faz com que esta ferramenta seja muito utilizada pelas organizações que trabalham no setor, principalmente pelo fato de que ajuda a contabilizar os projetos em uma edificação.

Funções do revit

Esse programa foi criado para auxiliar os profissionais da área de construção civil e design de interiores na elaboração de projetos.

O recurso ajuda a criar o projeto, desde sua parte estrutural até a parte arquitetônica, incluindo todos os sistemas importantes para a obra, como instalação hidráulica, elétrica e sistemas mecânicos.

Ele mostra se a construção terá moldura de gesso no teto da sala, além de possuir várias outras funções, que ajuda a produzir projetos e criar documentações consistentes e completas.

O profissional também consegue criar um modelo digital da edificação, de maneira 100% precisa.

É um software que permite um projeto 2D ser desenhado e ao mesmo tempo desenvolver o modelo 3D.

Além disso, mostra uma lista com todos os materiais necessários para a construção, o que faz desse programa um recurso 3 em 1, fundamental para otimizar o tempo de trabalho.

Vantagens da ferramenta

O revit é uma ferramenta que conta com recursos específicos para o setor de construção, arquitetura e design de interiores, além de bibliotecas que podem ser usadas por arquitetos, mecânicos, eletricistas e outros profissionais.

Como falamos anteriormente, oferece recursos 2D, desenhando várias características do futuro imóvel, como o muro com vidro fumê, e modelagem 3D, ajudando a desenvolver todas as fases do projeto de construção.

Também apresenta uma estrutura completa e o sistema BIM se apresenta como algo inovador e que facilita muito o dia a dia de trabalho dos usuários.

Dentre as principais vantagens de usar o revit estão:

Fazer orçamentos

Uma das maiores novidades trazidas pelo sistema BIM é o BOQ (geração automática da conta de quantidades).

É uma ferramenta que produz orçamentos precisos, com muita facilidade, além de descrever a quantidade de materiais e produtos necessários.

Desta forma, o contratante pode determinar rapidamente se o projeto está de acordo com o orçamento disponível.

Isso é necessário para evitar gastos a mais que podem prejudicar o orçamento de quem está construindo.

Possibilidades de mudar o projeto

Todo o projeto passa por algumas mudanças, como impermeabilização de telhado de amianto, e durante o desenvolvimento do planejamento, algumas alterações podem ser realizadas.

Que dependendo do grau de alteração que o cliente exige, outras coisas podem ser refeitas, mas dependendo do software usado, o processo pode levar um pouco mais de tempo.

Com o uso do revit, fica mais fácil otimizar esse processo, tendo em vista que os componentes são conectados uns aos outros, e quando é feita alguma alteração no modelo, o software automaticamente atualiza cada componente relacionado, afetando o modelo.

Se o arquiteto deseja fazer uma mudança de layout, por exemplo, para alterar a fachada do projeto, se estiver usando recursos diferentes, como um para o projeto técnico e outro para a modelagem 3D, a alteração será feita 2 vezes.

Por outro lado, ao usar o revit, este trabalho é feito uma única vez, o que traz mais praticidade e autonomia para o trabalho dos profissionais.

Mais flexibilidade

Uma obra exige muito trabalho e cuidado, como montagem de andaime tubo roll, e diferentemente do que acontece com outros softwares, a exemplo do AutoCAD, o revit usado nas obras armazena todos os dados do projeto em um único arquivo.

Isso permite que vários usuários possam trabalhar com o mesmo modelo, sem interferir na qualidade e no andamento do negócio, desde que tenham autorização para acessá-lo.

Mais flexibilidade

Modelagem 3D

Essa ferramenta conta com um recurso de modelagem paramétrica, que auxilia no desenvolvimento do design conceitual do projeto.

Por meio dela, é possível criar um rascunho de um sobrado com fachada de vidro e instantaneamente fazer sua modelagem em 3D.

Dessa forma, o cliente pode ver uma exemplificação em 3D do projeto que tem em mente.

Melhora a coordenação

Softwares que utilizam a metodologia BIM, como no caso do revit, unificam o design, fazem rascunho e o gerenciamento do projeto, tudo em um único ambiente.

Por conta disso, todos os envolvidos no projeto estarão sempre atualizados e cientes de suas responsabilidades, de modo a melhorar o desempenho da equipe.

Ferramenta completa

Mais uma vez, por ser uma ferramenta Building Information Modeling, não é possível trabalhar com os elementos separadamente, pois todos são trazidos para uma linguagem mais visual e tudo o que é feito é como se realmente tivesse sido executado.

Mas tudo é trabalhado dentro do computador, como no caso da instalação de laminado melamínico estrutural TS.

Portanto, não é possível começar a desenhar uma linha do nada, como acontece no AutoCAD.

O revit apresenta um modelo digital único, com todas as informações referentes ao que deve ser feito para executar determinado projeto, como a quantidade de material necessária, descrição desses materiais, simulação de sombras e visualização 3D.

Também é um recurso completo porque, além de atender as necessidades dos profissionais de arquitetura e engenharia estrutural, também facilita o trabalho com os sistemas mecânicos, hidráulicos e elétricos.

Considerações finais

Sendo assim, a tecnologia é muito importante na construção civil, na arquitetura e no design de interiores, e uma prova disso é a relevância do revit para esses profissionais.

Por ser uma ferramenta completa e muito útil, vale a pena investir em um curso para aprender todas as suas funcionalidades e aplicá-las do jeito.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como um curso de excel pode ajudar na carreira profissional

Como um curso de excel pode ajudar na carreira profissional?

Tudo sobre a carreira na construção civil

Tudo sobre a carreira na construção civil