in

Como e porque fazer um Curso Gratuito

Como e porque fazer um curso gratuito

O avanço da internet não só mudou a maneira de nos comunicarmos uns com os outros, mas também abriu novas possibilidades de aprimoramento, sendo possível encontrar um curso gratuito online das mais variadas áreas do conhecimento.

Desse modo, seja para conhecer mais sobre algum tema, se atualizar ou fazer uma transição de carreira, os cursos gratuitos são uma excelente opção para quem deseja se capacitar e, com isso, obter um destaque no mercado de trabalho.

Aliás, engana-se quem pensa que a qualidade de um curso online grátis é inferior. Ao contrário, existem várias instituições de renome que oferecem esse tipo de ensino, não somente à distância, mas também presencial.

Ou seja, não há desculpa para não buscar informações e capacitação. 

Afinal, a tendência é observar o crescimento dos cursos gratuitos, especialmente os de modalidade online, que são vistos como o futuro da educação para os próximos anos.

No artigo de hoje, você vai conhecer as vantagens, como e porquê fazer um curso gratuito. Acompanhe a leitura e fique por dentro das novidades!

Quais as vantagens de fazer um curso gratuito online?vantagens dos cursos online gratuito

Imagine que você trabalha em uma indústria que está exigindo a capacitação técnica em serviços de usinagem cnc, para colaboradores que desejam uma promoção. 

É bem provável que você tenha interesse no assunto, já que o aprimoramento técnico pode ajudar na sua carreira.

Sendo assim, você pode buscar por um curso gratuito online para atingir os mais diversos objetivos, como por exemplo, uma certificação, uma especialização, um novo conhecimento, uma atualização e, até mesmo, uma graduação.

Por aí já dá para perceber o quão vantajoso é fazer um curso grátis pela internet.

Mas os benefícios não param por aí: essa capacitação pode te ajudar na vida profissional, sendo um diferencial na sua carreira!

Tudo o que você precisa é escolher uma opção de curso que tenha a ver com o seu nicho de atuação e se inscrever.

Abaixo, veja algumas das principais vantagens que justificam a importância de fazer um curso gratuito online.

1 – Você é melhor visto pelas empresas

Observe a seguinte situação: no processo seletivo de uma empresa de engenharia elétrica, dois candidatos estão concorrendo. O primeiro fez um curso gratuito de instalação de projeto elétrico predial, enquanto o segundo não tem nenhuma outra capacitação técnica.

Qual candidato você acha que será o escolhido?

Provavelmente o primeiro, já que ele possui um conhecimento um pouco maior do que o segundo, justamente por ter feito um curso, mesmo que gratuito.

Ou seja, um bom gestor não está preocupado se você fez um curso pago ou de graça, mas sim, se você tem conhecimento técnico o suficiente para realizar os trabalhos na empresa.

E como mencionamos anteriormente, hoje é possível encontrar muitos cursos gratuitos online de altíssima qualidade.

2 – Os cursos têm curta duração

O mundo de hoje requer velocidade. A rotina cada vez mais dinâmica e corrida, muitas vezes não nos disponibiliza tempo o suficiente para passar longas horas dentro de uma sala de aula, ou acompanhar palestras que duram uma manhã toda.

Por isso, os cursos gratuitos aparecem como uma opção viável para quem quer aprender de forma rápida e objetiva.

Assim, você pode aprender sobre uma portaria inteligente com um estudo compacto, adaptado ao seu dia a dia, mas que não te deixa ficar sem as informações necessárias.

Além disso, a modalidade online permite que você gerencie o seu tempo e controle o desenvolvimento do curso. Assim, você pode estudar nos momentos que julga mais adequados, conforme a sua rotina e para uma melhor fruição.

3 – Melhor aproveitamento do conteúdo

Quem nunca sofreu com aulas barulhentas, cheias de alunos desinteressados e que comprometem o seu aprendizado? 

Isso é comum em todos os níveis de ensino, desde o fundamental até a faculdade, passando pelos cursos livres e técnicos.

Mas com os cursos gratuitos online, você pode escolher o ambiente onde irá estudar e pode absorver melhor o conteúdo, já que estará sozinho no espaço para assistir às aulas.

Caso você tenha dificuldade em algum tema mais complicado, como a instalação de um filtro para poço artesiano em um curso sobre hidráulica, algumas modalidades ainda contam com um chat de dúvidas, para você falar direto com um especialista.

4 – Oportunidade de aprender a usar as TICs

As TICs (tecnologias da informação e da comunicação) são fundamentais para os dias de hoje. 

Nos cursos online gratuitos, você não só aprende informações específicas sobre um determinado nicho de atuação, mas também conhece melhor as ferramentas digitais, como as plataformas, programas e aplicativos.

Ou seja, você tem a oportunidade de aprender a usar as TICs e, com isso, se destacar dos demais profissionais que têm dificuldades em acessar a internet e trabalhar com o computador.

4 dicas para fazer um curso gratuito onlinedicas para fazer um curso

Os cursos online têm sido uma ferramenta muito usada pelos brasileiros, devido à possibilidade de estudar em qualquer lugar, em qualquer hora, além de evitar problemas com deslocamento, em especial nas grandes cidades.

Mas além disso, os cursos gratuitos são responsáveis por oferecer oportunidades iguais aos profissionais, já que nem todos podem arcar com mensalidades.

Assim, é possível aprender de diferentes formas, desde como usar um aspersor para jardim, até disciplinas mais completas, tudo pela modalidade a distância e sem custo.

Porém, para aproveitar ao máximo dos cursos gratuitos online, é preciso organizar a rotina. Confira algumas dicas!

1 – Estabeleça um objetivo

O universo dos cursos online é extremamente vasto, com inúmeras opções. Isso é ótimo, mas também pode confundir um pouco o estudante, que fica em dúvida de qual o melhor curso e como fazer essa escolha.

Por conta disso, o ideal é estabelecer um objetivo claro. Tente responder às seguintes perguntas:

  • Esse curso será um diferencial na minha profissão?
  • Quais as vantagens de aprender sobre determinado assunto?
  • Há procura de profissionais com esse conhecimento?
  • Como posso melhorar a minha carreira?
  • Eu preciso de certificação comprovada?

Por exemplo, um programador pode achar interessante um curso de programação de relógio de ponto biométrico. Mas ele deve avaliar se este estudo realmente fará diferença na sua profissão.

O recomendável é escolher um curso que tenha a ver com o mercado em que você atua, para ampliar os seus conhecimentos nesse nicho.

2 – Defina uma rotina de estudos

Embora os cursos online tenham a facilidade de estudar quando e onde quisermos, é fundamental definir uma rotina de aprendizagem.

Você tem mais flexibilidade para escolher um horário. Por exemplo, se sente que seu aprendizado sobre impressora de etiquetas argox tem melhor rendimento durante a noite, faça um cronograma para estudar nesse período.

No entanto, não passe muitos dias longe do curso, pois isso pode atrapalhar o seu rendimento. 

O ideal é que você se dedique pelo menos duas horas no dia para realizar as atividades pedagógicas e fazer a leitura dos materiais.

3 – Tenha um ambiente adequado

Lembre-se que para estudar, seja qual for o assunto, como o funcionamento de um desdobro de lote, é preciso ter atenção – e o ambiente influencia muito nisso!

Escolha um local silencioso, onde você não será interrompido durante os estudos. Além disso, tenha uma mesa organizada para realizar as anotações das aulas.

Ademais, ao escolher um cômodo, certifique-se que você tem uma boa conexão com a internet, para que as videoaulas não sejam comprometidas. 

Atente-se à ergonomia da cadeira e da mesa, para não sofrer com dores musculares e nas costas.

4 – Desligue as redes sociais

Embora os cursos online ofereçam a possibilidade de assistir às aulas a qualquer momento, os alunos devem sempre manter um nível de concentração, que pode ser prejudicado com tantas distrações da internet – principalmente, as redes sociais. 

Por conta disso, a recomendação é que você evite navegar por essas plataformas e, se necessário, desligue todos os dispositivos eletrônicos, como a TV ligada ou as mensagens do celular.

Caso você more com outras pessoas, peça gentilmente aos familiares e amigos que respeitem seu horário de estudo.

Conclusão

Os cursos gratuitos ganharam muitos adeptos com o avanço da internet. Hoje em dia, grande parte desses estudos se concentram no ambiente online, devido à praticidade de acesso e a flexibilidade para os alunos.

Além do mais, os cursos gratuitos online oferecem muitas vantagens, como por exemplo, a capacitação profissional, o aprimoramento da carreira, a possibilidade de se destacar no mercado, entre tantos outros benefícios.

Afinal, assim como os cursos pagos, os gratuitos também oferecem muitas informações relevantes e de alta qualidade.

Para aproveitar de todos esses pontos positivos, é necessário ter um cronograma de estudos e ter um ambiente organizado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

curso online pode te ajudar

Como um curso online pode te ajudar a conseguir um novo emprego?

AULAS DE EXCEL AVANÇADO

Aulas De Excel Avançado 2016 – Completo e GRÁTIS