in

Entenda sobre o curso de instalação e manutenção de ar condicionado

Entenda sobre o curso de instalação e manutenção de ar condicionado

No Brasil, o ar condicionado é necessário dentro de empresas e residências, pois durante o verão, o calor chega a bater os 40° em muitos Estados, o que torna a sensação muito desagradável dentro dos ambientes.

O ventilador acaba atrapalhando, visto que o ar quente circula ainda mais rápido e deixa os espaços mais abafados. 

Mas, para que o ar-condicionado funcione do jeito certo, é necessário que seja instalado por um profissional.

Além de fazer a instalação, o técnico também cuida da manutenção do aparelho, garantindo que ele funcione perfeitamente e proteja a saúde dos usuários.

Existem muitas empresas especializadas na instalação e manutenção de ar-condicionado, mas também existem profissionais autônomos que realizam esse serviço.

O mercado está sempre em expansão no Brasil, por conta do clima que faz do ar-condicionado uma necessidade da vida moderna, e quem busca uma oportunidade pode encontrar uma profissão lucrativa.

Para trabalhar com esse equipamento, é necessário fazer um curso instalação de ar condicionado, e é sobre ele que vamos falar ao longo deste artigo. Você vai entender um pouco mais sobre como ele funciona e quais são as vantagens de realizá-lo.

Como funciona o curso de ar-condicionado

Em primeiro lugar, é importante escolher uma escola que emita um certificado reconhecido em todo o Brasil. 

Essas instituições de ensino oferecem aulas teóricas e práticas, para que o aluno possa compreender a instalação e manutenção de ar-condicionado.

O curso instalação de ar condicionado costuma ser voltado para o modelo split, muito usado por empresas e residências. 

Um dos cursos de conserto ar condicionado mais reconhecidos é oferecido pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Também é possível realizá-lo, em diferentes escolas, pelas modalidades presencial e a distância. Durante o curso presencial, o aluno precisa frequentar as aulas na instituição de ensino.

Na modalidade a distância, por sua vez, é possível ter acesso a videoaulas e apostilas que são trabalhadas na internet.

A duração dos estudos pode variar entre 60 a 300 horas. A carga horária pode sofrer alterações com base na metodologia aplicada pela unidade e na necessidade de aulas práticas.

Por essa razão, analise com cuidado onde pretende estudar, sempre se certificando de que a escola é reconhecida pelo seu trabalho.

Esse tipo de curso forma profissionais muito requisitados no mercado, pois o foco está em tudo o que abrange o equipamento.

Quem se forma nesse curso aprende como funciona a aplicação do ar-condicionado em diferentes ambientes, como:

  • Indústrias;
  • Empresas;
  • Comércios;
  • Residências.

As instituições também ensinam a instalação e manutenção dos aparelhos de ar-condicionado de diferentes modelos, como split, de janela, cassete e do tipo piso teto.

Os alunos também recebem orientação profissional para que consigam direcionar sua profissão. 

Além de aprender sobre limpeza ar condicionado janela, o aluno também aprende a fazer orçamentos nos serviços que envolvem o equipamento.

É um curso de formação dinâmica e prática que capacita o futuro profissional para os serviços de refrigeração. 

Ademais, esse curso é fundamental para quem quer se aprimorar e conquistar novos ganhos, preciso estudar em uma boa instituição.

Para escolher uma boa escola, procure verificar a grade de matérias, visto que um bom curso precisa ensinar sobre medidas de segurança, uso de equipamentos de proteção individual e cálculos de cargas térmicas.

Como funciona o curso de ar-condicionado

O futuro profissional também precisa aprender os conceitos de refrigeração, como fazer instalação e manutenção do modelo split e inverter, além de aprender a utilizar as devidas ferramentas da maneira correta.

As instituições também precisam ter foco no manuseio de tubulação e isolamento com dreno, funcionamento de ciclos de termodinâmica na refrigeração e ensinar os futuros profissionais a fazer o flange e conexão com porcas.

Uma empresa de arquitetura, assim como aquelas especializadas em ar-condicionado, também precisa de profissionais que conheçam os gases refrigerantes, sistema elétrico com interligação e suporte interno e externo fixados.

Por essa razão, as instituições de ensino também abordam assuntos relacionados a tipos de encanamento, como de cobre e alumínio soldados, técnicas de orçamento e estratégias para fazer testes de eficiência.

Tudo isso permite que o futuro profissional seja capaz de prestar um serviço de qualidade, conhecer os conceitos fundamentais de termodinâmica presentes na refrigeração e quais são as melhores ferramentas para tubulação.

Por fim, o curso também ensina a manusear o alicate de amperímetro e onde os alunos podem encontrar os melhores fornecedores de equipamentos e peças.

Não podemos nos esquecer de mencionar que um bom curso de instalação e manutenção de ar-condicionado abordam temas sobre termodinâmica e ensinam aos futuros profissionais como manusear um sistema de refrigeração.

Vantagens de fazer um curso de ar-condicionado

As empresas de projeto de interiores já perceberam que o clima oscila bastante, por essa razão, pensam em tipos de decoração que garantem mais conforto para os moradores.

Na verdade, tais mudanças estão sendo percebidas por todos, e é exatamente por isso que as vendas de ar-condicionado chegam a crescer 400%.

Com tantas pessoas comprando esse aparelho, é natural que os profissionais de instalação e manutenção sejam cada vez mais requisitados. Nesse sentido, a busca por um curso é uma forma de se destacar entre os concorrentes.

Também vale a pena estudar essa área porque esses profissionais precisam saber analisar e dimensionar onde os equipamentos serão instalados, e assim garantir um bom sistema de refrigeração e calefação.

Outro objetivo é ser capaz de solucionar problemas relatados pelos clientes, mas que envolvem procedimentos simples, como limpeza ou troca de gás e componentes do equipamento, independentemente de seu modelo.

Portanto, além de saber como fazer uma instalação elétrica ar condicionado split, o profissional também consegue estipular medidas necessárias para instalar o ar, uma vez que possui conhecimentos sobre elétrica.

Estamos falando de um mercado de trabalho aquecido, e com tantos concorrentes, consegue se destacar aquele que possui mais experiência e que sabe lidar com os desafios do setor.

Uma das vantagens do curso é que ele oferece essa capacitação e ainda consegue agregar conhecimento prático, para que o técnico possa se antecipar aos problemas dos equipamentos, o que garante mais rentabilidade ao seu trabalho.

Durante o curso, o aluno também adquire conhecimento em elétrica e montagem de tubulação de cobre. Isso é importante porque um bom profissional precisa garantir que esse trabalho seja bem executado.

Caso isso não aconteça, acaba tendo dores de cabeça e gastos maiores, visto que precisa retornar ao local mais vezes para ajustar o equipamento e ainda aguentar reclamação de cliente.

Também é durante o curso que o técnico, além de compreender os sistemas de climatização de ambientes, consegue manter uma boa postura profissional, lidar melhor com os clientes e entregar o serviço no prazo.

Vantagens de fazer um curso de ar-condicionado

Por saber como planejar seu trabalho e estar sempre atualizado em relação aos modelos que surgem no mercado, o técnico formado neste curso também reduz o tempo de execução de suas tarefas, o que aumenta a satisfação do cliente.

Esse é o melhor caminho para melhorar a reputação como profissional, conquistar bons posicionamentos dentro das organizações ou receber indicações de trabalho, no caso de quem atua como autônomo.

Com relação ao mercado de instalação e manutenção de ar, assim como acontece com qualquer outra profissão, é muito importante ter conhecimento prévio e experiência para conseguir se destacar.

Mesmo para quem planeja atuar como autônomo, reunir essas qualidades é indispensável. 

Um bom profissional pode atender clínica de estética, lojas, shoppings, residências, indústrias e assim por diante.

A cada novo cliente, um novo ganho, e em algumas épocas do ano, como durante o verão, o salário pode ficar ainda melhor,

não podemos nos esquecer das empresas que atuam nesse segmento e precisam de profissionais formados para esse trabalho.

Ao fazer o curso, o aluno aumenta seus conhecimentos profissionais e pode até mesmo ensinar outras pessoas que queiram aprender sobre o segmento.

Não existe nenhum pré-requisito para essa profissão, ou seja, qualquer pessoa pode realizar o curso, mas ele é fundamental para obter todo o conhecimento teórico e prático aos futuros profissionais de ar-condicionado.

Isso porque se você for trabalhar em uma empresa de construção e reforma em geral, como autônomo ou em uma assistência técnica, somente por meio do curso terá acesso a detalhes específicos sobre os produtos.

Conclusão

Portanto, trabalhar com ar-condicionado requer alguns conhecimentos importantes e imprescindíveis para garantir a segurança e o bom funcionamento dos equipamentos.

Existem milhares de instituições de ensino que oferecem essa formação, e por meio dela, fica muito mais fácil se inserir no mercado de trabalho.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre esse assunto e todas as vantagens que um bom curso de instalação e manutenção de ar-condicionado pode trazer para a sua vida profissional.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entenda sobre marketing digital e invista agora!

Entenda sobre marketing digital e invista agora!

O que faz um profissional de gestão empresarial

O que faz um profissional de gestão empresarial?