in ,

Entenda o porquê optar por fazer um curso online

curso online porque fazer

Fazer um curso online é algo que muitas pessoas têm procurado por conta da pandemia do novo coronavírus. Mas a verdade é que antes mesmo dessa situação começar, essa modalidade de estudos já vinha fazendo muito sucesso.

Estamos vivendo um momento em que ficar em casa é a única opção, por isso, o tempo ocioso pode fazer com que muitas pessoas procurem algo produtivo para fazer. Esta é uma das razões que tem desencadeado uma alta na procura por cursos a distância.

No entanto, existem muitos outros motivos, como melhor qualificação profissional, extensão de graduação, busca por novas oportunidades e por aí vai.

O fato é que os cursos online são uma excelente opção para quem precisa ficar em casa, como agora, e para quem não tem muito tempo disponível por conta de trabalho e outras obrigações.

Eles oferecem muitas opções, que vão desde os mais simples até os mais complexos, e nessas diferenças também se incluem os valores. Mas independentemente de qual curso você queira fazer, sempre valerá a pena.

Tendo isso em vista, neste artigo vamos falar um pouco mais sobre o motivo pelo qual os cursos online são uma ótima opção.

Motivos para optar pelos cursos onlineoptar pelos cursos online

A educação a distância chegou ao Brasil há um tempo e se tornou uma tendência para os próximos anos. 

Aliás, o fato é que cursos e faculdades presenciais deixem de existir para a maioria das opções em um futuro próximo.

Por conta disso, os cursos online vêm ganhando destaque e oferecem uma extensa gama de vantagens, tais como:

Variedade em cursos e opções

Nos cursos tradicionais, a autonomia do aluno é drasticamente reduzida. Ele fica à mercê das decisões da instituição de ensino.

Portanto, se precisa estudar uma matéria que tenha a ver, por exemplo, com instalação de bobina para relógio de ponto, precisa fazer isso no horário que a escola propor.

No caso dos cursos online, essa situação muda completamente. Isso porque o aluno consegue escolher o horário e a opção que precisa.

Mais economia

Os cursos pela internet são mais baratos, porque as instituições de ensino não precisam de uma infraestrutura física para dar aulas.

Além de economizar com a mensalidade, o estudante não precisa custear transporte e alimentação, pois não necessita sair de casa para estudar. O material didático também é vantajoso, uma vez que é completamente digital.

Mais autonomia

Nos cursos presenciais, o aluno precisa seguir uma grade de horário, seja para uma aula prática sobre compressor de ar portátil ou uma aula teórica.

No curso online isso não existe, a pessoa estuda no melhor horário para ela, ou seja, no tempo disponível.

Por conta disso, fica mais fácil avançar na disciplina, pois um aluno não precisa esperar o outro para avançar os conteúdos. 

Além disso, os estudantes podem se dedicar mais àqueles assuntos que sentem mais dificuldade.

Estudar em qualquer lugar

Quem faz curso pela internet pode estudar de qualquer lugar. Em casa, no trabalho, no shopping e até viajando.

O conteúdo está disponível para ser utilizado. Portanto, a única coisa necessária é acesso à internet.

Isso é algo muito vantajoso para quem passa muito tempo no metrô ou no ônibus, pois pode aproveitar esses momentos para estudar. 

Quem trabalha, pode usar um tempinho do horário de almoço para estudar as matérias.

Mais interatividademais interatividade

No método tradicional de estudos, o aluno depende de livros e apostilas. Já nos cursos pela internet, o formato é mais dinâmico e atrativo. 

Os conteúdos podem acessados nos seguintes formatos:

  • Vídeos;
  • Infográficos;
  • Slides;
  • Apostilas digitais.

Além disso, o estudante tem acesso aos exercícios que ajudam a avaliar o aprendizado.

Dúvidas sempre esclarecidas

Seja para estudar sobre a origem do tarugo de bronze ou algo mais tradicional, como uma licenciatura, muitas pessoas acreditam que nos cursos online elas não conseguem ter acesso aos professores.

Na verdade, essa modalidade de estudos oferece plataformas feitas exclusivamente para que os alunos possam falar com os professores, bem como tirar todas as dúvidas.

Também existem os mutirões de dúvidas, e todas essas possibilidades são uma maneira de apoiar pedagogicamente o aluno e diminuir as desistências.

Conteúdo sempre atualizado

Os cursos online são sempre atualizados, para que os estudantes não fiquem com os conteúdos defasados. E esse controle é muito mais difícil nos cursos presenciais.

Isso porque a tecnologia envolvida nessa modalidade de ensino aprofunda qualquer tema envolvido no curso, como gerenciamento de áreas contaminadas, por exemplo.

Além disso, são criados fóruns e chats para que professores e alunos possam discutir os temas abordados com mais facilidade.

Qualidade e certificação

A certificação e a qualidade dos cursos pela internet têm o mesmo valor dos cursos presenciais. Também a escolha dos profissionais que vão lecionar as aulas é muito mais criteriosa.

Isso porque esses profissionais precisam estabelecer uma boa comunicação para que os conteúdos sejam transmitidos com facilidade. Portanto, eles ensinam de maneira mais dinâmica.

Liberdade

Muitas pessoas não podem se dedicar apenas aos estudos, pois precisam trabalhar. Por isso, os cursos online trazem mais flexibilidade de horários e mais liberdade para escolher quando estudar.

O aluno pode, por exemplo, usar os finais de semana para assistir aulas de matérias mais complexas, como funcionamento de evaporador rotativo

Durante a semana, ele usa os períodos mais curtos, como da hora do almoço, para matérias mais fáceis.

Mais qualidade de vida

Conciliar trabalho com estudos presenciais não é uma tarefa fácil. Uma carga horária longa de 8 horas de trabalho mais 4 horas em uma sala de aula pode levar à exaustão.

Ao estudar a distância, o aluno cria seus próprios horários. Ao invés de ficar de segunda a sexta em uma sala de aula, ele pode escolher dois ou três dias da semana para ligar o computador e estudar.

Aliás, em muitos cursos, como os de eletricistas que estudam resistências elétricas, por exemplo, a praticidade é tanta que é possível estudar até mesmo pelo celular.

Isso permite uma rotina mais leve e uma vida social melhor. Mesmo agora, em época de pandemia, quem faz home office ou não está trabalhando, pode enxergar nos cursos online uma maneira de melhorar o seu dia a dia.

É uma maneira de preencher o tempo com algo valioso que vai prepará-lo profissionalmente e como pessoa para quando as coisas melhorarem.

Inclusive, tendo em vista que o mercado de trabalho possa ficar mais concorrido por conta do desemprego, estar bem preparado e se diferenciar da concorrência são fatores muito importantes.

Além de todos esses motivos, existe outro fator muito importante para que você considere um curso online neste momento, seja uma faculdade de Direito ou um curso sobre elevador monta carga.

Curso online como complementar do presencialCurso online como complementar

A pandemia pegou muita gente de surpresa, inclusive aquelas pessoas que estavam cursando uma faculdade ou qualquer outro tipo de curso presencial.

Por causa da quarentena, muitas dessas pessoas trancaram seus cursos, inclusive quem já estava para terminar, cursando penúltimo ou último semestre.

Muitas não viram outra saída além de esperar uma normalização, o que é uma grande bobagem. As universidades, por exemplo, oferecem a modalidade EAD para seus alunos, que agora está 100% online.

Aquelas pessoas que estavam nos cursos presenciais podem continuar a estudar por meio dos cursos online para não perderem semestres e não precisarem ficar mais tempo preso à graduação.

É uma maneira de ganhar tempo que pode acabar te convencendo de que esse tipo de ensino é muito melhor e mais prático.

Outra maneira de complementar um curso presencial é se especializar por meio de um curso online.

Por exemplo, um estudante de engenharia civil pode fazer um curso complementar que aborde situações reais do cotidiano de construções, como a importância da caçamba basculante.

É uma maneira de se manter ativo nessa quarentena, complementando os conhecimentos e se preparando para o futuro. Então, mesmo quando a pandemia acabar, os cursos online continuarão sendo muito valiosos.

Conclusão

A tecnologia trouxe muitas facilidades para as pessoas, inclusive quando querem ou precisam estudar. Fazer um curso não significa mais sacrificar tempo e um investimento alto.

Basta apenas um pouco de organização, disciplina e vontade de aprender. Os cursos online são mais do que importante neste momento, uma vez que não podemos sair de casa. Mas eles também são uma grande tendência do futuro.

Muito em breve, cursos presenciais tradicionais deixarão de existir, dando lugar ao ensino a distância. Muito mais prático e de acordo com a realidade hoje.

Dessa forma, as pessoas conseguem crescer profissionalmente e se edificarem como indivíduos, construindo um futuro melhor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

yoga como você nunca viu

O yoga como você nunca viu

Curso de barista no intercambio

Entenda como o curso de barista pode te ajudar a se dar bem no intercâmbio