in

Cursos para atração de clientes: saiba como funciona

Cursos para atração de clientes

A atração de clientes é um dos maiores desafios para empresas e empreendedores que estão começando e ainda não possuem recursos para investir no negócio.

Nesse sentido, há uma maior dificuldade em aumentar as vendas e também o faturamento. Isso porque atrair pessoas que comprem o produto ou serviço vendido envolve as mais diversas áreas.

Também é importante garantir que aquilo que a marca oferece tenha qualidade, além de se preocupar com o atendimento. Por isso, existem ações que podem colaborar para que mais clientes cheguem a fazer negócio.

Não existe uma receita pronta para ser bem-sucedido que sirva para todos os tipos de empresas, mas existem algumas práticas, ensinadas até mesmo através de alguns cursos online, que podem ser adaptadas às necessidades de cada organização.

Elas envolvem menos gastos e trazem mais retorno. Seja pela internet ou para uma loja física, essa atração pode ser simplificada por meio de algumas estratégias.

Os cursos podem ser usados de diversas maneiras, sempre visando a aplicação de táticas fundamentais.

Tendo isso em vista, nesse artigo vamos falar sobre os desafios para atrair clientes, como fazer o uso adequado do marketing e quais são as melhores estratégias adotadas.

Os desafios para atrair clientesOs desafios para atrair clientes

Atualmente, existe uma grande variedade de canais por onde as pessoas podem comprar os mais variados produtos e serviços. Por isso, fica cada vez mais difícil atrair a atenção delas para os pontos de venda.

A mudança de cenário e de hábitos de consumo afetou os negócios de muitas marcas, isso porque os consumidores não querem apenas novidade e qualidade, querem também diferenciais das empresas. E dentre os principais desafios estão:

1 – Criar identificação com o consumidor

Uma pequena empresa de manutenção de motores elétricos precisa melhorar a sua imagem, apresentar diferenciais em seu ponto de venda, focar na experiência do cliente, além de personalizar seus produtos e serviços.

Essas estratégias visam deixar a marca mais próxima de seu consumidor, por meio de um relacionamento que tem como base a identificação que o cliente possui com a marca. 

Isso melhora a comunicação, além de oferecer ao cliente aquilo que ele realmente precisa.

2 – Entender mudanças de comportamento

É desafiador para qualquer negócio que está começando agora, entender a mudança de comportamento dos consumidores. 

Por isso, é necessário levar em conta hábitos de compra, adequar ações de comunicação e fazer uso de algumas estratégias de marketing.

3 – Ser notado pelo cliente

Existe um mercado saturado de opções de empresas que oferecem o mesmo produto ou serviço. A internet facilita ainda mais para que as pessoas encontrem aquilo que procuram, com diferentes preços, marcas, revendas, etc.

Por exemplo, se uma pessoa procurar por protetor auditivo na internet, ela vai encontrar muitas marcas e lojas que vendam esse produto.

Por isso, é cada vez mais difícil ser notado, principalmente diante de mudanças de hábito de consumo tão constantes. Sendo assim, mais do que uma estratégia de marketing, saber atrair clientes é uma necessidade de sobrevivência.

Como o marketing pode ser usado para superar os desafiosComo o marketing pode ser usado

É fundamental entender que o marketing e a publicidade têm papel importante para vencer os desafios que os negócios enfrentam diariamente na conquista de novos clientes. Sendo assim, as principais estratégias são:

Conhecer o público-alvo

O objetivo é trazer mais consumidores para a empresa, por isso, é necessário saber a língua que eles falam, quais são seus hábitos de consumo, suas necessidades e suas dores.

Isso permite que as campanhas de uma empresa de corte de chapas de aço, por exemplo, sejam mais assertivas e segmentadas.

Aprimorar o atendimento

Todas as empresas devem saber que oferecer um bom atendimento aos clientes é fundamental e faz toda a diferença, principalmente porque os compradores desejam ser bem atendidos.

Isso é levado em conta na hora de escolher entre uma ou outra marca, e quando o atendimento não tem qualidade, é mais comum do que se imagina que eles desistam de fazer negócio.

Esse cuidado deve ser um diferencial, pois garante a satisfação dos consumidores. E uma das melhores maneiras de se fazer isso é investindo em cursos para melhorar a capacitação.

Principais técnicas oferecidas por esses cursostécnicas oferecidas por esses cursos

Por meio de um curso para atrair clientes, empresas como uma fabricante de porta etiquetas para gondolas, empreendedores e profissionais, podem aprender diversas estratégias para melhorarem seus negócios, e dentre as principais estão:

1 – PNL para vendas

PNL é uma sigla para “Programação Neurolinguística”, e trata-se de uma técnica de conhecimentos múltiplos baseados na mente e no comportamento das pessoas. Isso porque são avaliadas várias características mentais e comportamentais dos consumidores.

Ele se divide em 3 tipos de clientes mais comuns, que são:

Visuais

Indivíduos que entendem melhor através de imagens, gráficos, filmes, esquemas e outros recursos de efeito visual.

Auditivos

São pessoas que falam devagar, de forma clara e pausada. Possuem raciocínio mais analítico.

Sinestésicos

Precisam sentir para compreender, tocam nos produtos e outras pessoas quando falam. Por isso, valorizam o sentimento e o tato.

Tendo em vista cada um desses três tipos, uma revenda de tinta acrilica economica pode fazer uso de estratégias como a chamada “técnica do espelho”.

O vendedor imita a postura, gestos e jeito de falar do cliente. Isso traz diversos benefícios para as vendas, como:

  • Desperta a empatia;
  • Cliente fica mais à vontade;
  • Compreende melhor a mensagem;
  • Convence-se mais rapidamente.

2 – Uso da linguagem corporal

Os seres humanos não conversam usando apenas a boca e o idioma, a comunicação envolve muito mais do que isso, como o olhar e os gestos. Por isso, é fundamental entender a linguagem corporal, usando estratégias como:

Contato olho no olho

Seja para vender uma boneca ou banheiro químico de luxo, é importante manter contato visual com o cliente. 

Isso demonstra confiança, atenção e verdade no que está sendo dito, mas não significa ficar olhando para ele o tempo todo.

Um olhar ininterrupto pode ser intimidador, por isso, o ideal é olhar para o cliente por alguns segundos de cada vez. Isso é suficiente para demonstrar autoestima de confiança e enriquece a imagem tanto do vendedor, quanto de empresas.

Vestir-se adequadamente

É importante vestir-se adequadamente para se destacar e atrair clientes para o negócio. 

Isso não significa que os vendedores de uma loja de clips para cabo de aço e outros itens precisam estar sempre de social.

No entanto, é importante o uso de roupas limpas, passadas e em perfeito estado de conservação. O jeito de se vestir é um sinal não verbal da seriedade e comprometimento da empresa. Por isso, é muito importante ter atenção a esse fator.

3 – Gerenciamento de crises

As crises são uma realidade que podem acontecer a qualquer momento, e podem ser de origem interna ou externa. 

O fato é que, quando aparecem, pegam qualquer negócio de surpresa e para quem está começando agora, pode ser muito difícil.

Para gerenciar esse momento e continuar atraindo mais clientes, uma dica é continuar investindo em marketing, mas também em outras estratégias, como a distribuição de brindes, por exemplo.

Além disso, é importante focar naqueles produtos ou serviços que mais vendem, pois dessa forma, é possível evitar gastos com fornecedores.

4 – Conhecimento antifraude

Os negócios seguros são mais atraentes para os clientes, seja uma loja de artigos femininos ou uma pequena fabricante de etiqueta de segurança.

Existem três tipos de fraude, sendo:

Fraude limpa

Onde o fraudador possui os dados da vítima e realiza compras em seu nome, o que pode gerar o efeito chargeback.

Fraude amigável

Quando um parente ou conhecido realiza compras com o cartão de crédito de um negócio, mas o proprietário não sabe e contesta o valor na fatura quando ela chega.

Autofraude

Ocorre quando o próprio titular faz a compra e depois não reconhece o valor na fatura.

Todas essas situações podem prejudicar o negócio e torná-lo instável, o que prejudica a imagem perante os clientes. Por isso, é necessário usar alguns recursos para evitar que situações desse tipo interfiram no crescimento dos negócios.

5 – Fidelizar clientes

Mais do que atrair clientes, é extremamente importante fidelizar aqueles que a empresa já tem. Isso porque essas ações visam fazê-los comprar novamente, e ainda indicar a empresa para outras pessoas.

Além de ser mais barato do que conquistar novos clientes, a fidelização traz muitos outros benefícios, como receita mais previsível.

Conclusão

Qualquer que seja o modelo de negócio ou empreendimento que acabou de chegar no mercado, ele tem como desafio enfrentar uma concorrência mais velha e mais experiente.

Atrair novos clientes é fundamental para a sobrevivência de uma marca, e isso, mesmo as que dominam o mercado já compreendem.

Os cursos que oferecem técnicas sobre esse assunto ajudam empreendedores e profissionais dos mais variados ramos de atuação a alcançarem mais espaço em sua área de atuação.

Dessa maneira, fica mais fácil conquistar os consumidores e aumentar o número de vendas consideravelmente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Como funciona a metrologia?

Como funciona a metrologia?

Cursos gratuitos com certificado: saiba mais

Cursos gratuitos com certificado: saiba mais