in

Cursos EAD: entenda as vantagens

Cursos EAD entenda as vantagens

A procura por cursos EAD (sigla para Ensino a Distância) tem crescido cada vez mais no mercado da educação nacional. Isso porque o formato vem recebendo diversas melhorias de processamento, junto a infraestrutura digital do país.

Muitos destes cursos possuem elementos importantes de segurança, que garantem a privacidade de seus alunos, como o monitoramento virtual de atividades, para identificar que o ambiente é seguro.

O número de estudantes que optam pelo modelo EAD tem aumentado exponencialmente, representando uma aceitação forte e uma mudança de paradigma educacional, uma vez que as matrículas para cursos à distância têm superado as de cursos presenciais.

Entretanto, muitos ainda possuem dúvidas e questionamentos sobre os cursos EAD, sobre competências comportamentais e habilidades que são desenvolvidas pelos docentes neste setor.

Compreender os benefícios do ensino a distância pode ser um grande diferencial na hora de escolher sua graduação, seja ela a primeira ou uma nova opção para evoluir sua carreira.

Basta ter um computador, uma boa conexão com a internet e verificar a instalação e manutenção elétrica para iniciar seus estudos a distância.

1 – Maior flexibilidade nos estudos

Uma das principais vantagens do EAD em relação a cursos presenciais é a liberdade que os estudantes têm para definir seu horário de estudo.

Diferente de aulas presenciais, que devem acontecer durante um período específico e, muitas vezes, toma uma boa parte do dia dos estudantes. O EAD tem a flexibilidade necessária para que o próprio aluno consiga definir suas rotinas.

Entretanto, é preciso que haja capacidade de análise da parte do estudante para conseguir equilibrar seus estudos com sua rotina diária.

Se você tiver um notebook novo, pode até mesmo optar por continuar seus estudos em outros ambientes, caso opte por fazer uma viagem fora de época ou esteja visitando familiares.

Separe um período para se dedicar aos estudos, conciliando-o com suas outras atividades diárias como trabalho, tempo para organizar e cuidar da casa, além do tempo livre.

Além disso, você pode instalar sistemas de automação residencial para facilitar seu dia a dia, evitando que você tenha que fazer muitas pausas para organizar seu lar, conseguindo conquistar um resultado melhor com os estudos.

Mesmo que o EAD seja muito mais flexível em questão de horários, é preciso ter em mente que para ser bem sucedido, você precisa se dedicar tanto quanto faria em um curso presencial.

Principalmente para conseguir conquistar resultados melhores profissionalmente.

Por isso, se você é uma pessoa centrada, que sabe o que quer e pretende se dedicar neste caminho, o EAD é uma excelente opção, permitindo um espaçamento muito maior entre suas atividades diárias e não tomando de você mais do que o necessário.

2 – Aumento do comprometimento

O comprometimento é uma ferramenta fundamental para qualquer aluno que decida optar pelo estudo EAD. 

Isso porque, em cursos tradicionais, existe uma obrigatoriedade de atenção nos materiais propostos, uma vez que você tem que ficar na sala de aula e ouvir os professores.

Em cursos a distância, muitas aulas requerem o mesmo tipo de atenção, com professores ao vivo ensinando a matéria, mas em alguns casos, é possível acompanhar os materiais da sala de aula em um período mais flexível.

Até mesmo as aulas online em algumas instituições ficam gravadas para que os alunos que não puderam estar presentes possam acompanhar.

2 - Aumento do comprometimento

Por isso, é importante que você se comprometa consigo mesmo em seu aprendizado, focando-se em adquirir o máximo de conhecimento e conquistar resultados nas aulas.

Quando você lida com um curso EAD, seu comprometimento se transforma em proatividade, uma vez que é necessário tomar uma postura mais ativa de aprender e buscar novas formas de conhecimento.

Isso se reflete muito positivamente no mercado de trabalho, e muitas empresas já notaram esse tipo de perfil vindo de alunos EAD, preferindo alunos formados por esta modalidade.

3 – Ter disciplina é a chave

A disciplina é um elemento que reúne características dos pontos anteriores, que acaba se tornando uma vantagem a longo prazo em sua vida.

Todo seu estudo dependerá de sua capacidade de ser disciplinado e dedicar um tempo para cada uma de suas atividades, tanto as relacionadas com o curso, quanto às de sua vida pessoal.

Diferente de uma escola infantil integral, em que os alunos têm de participar em diversas atividades ao longo do dia, o EAD deixa o estudante livre, dependendo de sua própria vontade para se estruturar nos estudos.

O EAD ensina a seus alunos que toda a liberdade adquirida com esse modelo não pode ser bem usufruída se não houver uma boa dose de disciplina para melhorar sua produtividade e alcançar resultados satisfatórios.

Esse modelo acaba sendo levado para o mercado de trabalho, tornando os alunos pessoas muito mais centradas e focadas em seus objetivos, um resquício desse período em que foram levados a desenvolver melhor sua própria disciplina.

4 – Maior independência

Em uma sala de aula, o professor pode passar a informação tentando atingir a todos, mas nem todos estarão disponíveis para ouvir.

Já no EAD, o protagonismo do aprendizado é do próprio aluno. É ele quem deve se interessar, se empenhar e buscar resultados para suas atividades e notas.

Tudo que um aluno de EAD faz é puramente por sua iniciativa, seja assistir as aulas, fazer as atividades e provas, tirar dúvidas e encontrar suporte em outros materiais acadêmicos, além de se preparar para uma série de outros elementos próprios do ensino a distância.

Um nutricionista esportivo que estudou em EAD, por exemplo, pode ser muito mais seguro de suas habilidades, uma vez que ele buscou mais conhecimentos por vontade própria.

Por isso, pessoas formadas por ensino a distância tendem a tomar a dianteira de suas próprias vidas, tornando-se protagonistas e trabalhando sempre em sua vontade de crescimento e evolução.

5 – Responsabilidade no mundo virtual

Alguns cursos realizam todas suas atividades online, não necessitando da presença do aluno nem mesmo para fazer uma prova ou outra ação específica.

Isso significa que desde o começo, o aluno sabe a responsabilidade de colocar informações na rede. Isso porque todas suas ações possuem um registro, que ficará marcado no ambiente acadêmico e o seguirá pela vida.

Inclusive, atualmente, temos um enorme aumento em trabalhos remotos, na gestão de home office.

Uma empresa de controle de bens patrimoniais pode precisar de profissionais que saibam como se portar na internet e a responsabilidade de suas ações na rede.

Pessoas que estudaram no formato EAD conseguem usar suas experiências anteriores para se adaptar de forma muito mais adequada ao teletrabalho.

Conseguindo, assim, uma produção muito mais adequada do que pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de compreender esse novo modelo.

5 - Responsabilidade no mundo virtual

6 – Concentração é essencial

Muitas pessoas precisam de um longo tempo para se concentrar, e tem dificuldade em manter o foco por um período extenso. O EAD treina seus alunos para que saibam manter a concentração e consigam desenvolver suas atividades sem distrações.

Quando você precisa ficar um longo período assistindo uma aula online ou realizando um teste ou prova, você consegue melhorar sua capacidade de se focar em uma tarefa, sendo capaz de otimizar seu trabalho durante aquele período, concluindo-o de forma mais rápida.

Um profissional que possui essas qualidades, em geral, chega ao mercado de trabalho apresentando:

  • Organização;
  • Controle;
  • Produtividade;
  • Atenção.

Elementos estes que podem ser fundamentais para o crescimento profissional, uma vez que são atributos necessários para gestores e líderes.

Determine seus objetivos

Uma pessoa desmotivada começa a diminuir seu ritmo e produtividade, e normalmente, é preciso que alguém constantemente tome a função de motivá-la para seguir o ritmo de trabalho.

Por conta do ambiente virtual de um ensino a distância não ter mais pessoas, alunos desta modalidade acabam sendo forçados a aprender o conceito de se automotivar.

Isso significa que ele próprio determinará metas e objetivos para alcançar em seu dia a dia.

Com isso, o aluno acaba sentindo-se confiante e seguro de suas habilidades, conquistando muito mais espaço tanto durante o curso, quanto no mercado de trabalho em que pretende se inserir.

Conclusão

O ensino tradicional pode nos passar uma série de conteúdos, conhecimentos básicos e avançados, mas o EAD ensina uma ação muito mais impactante: aprender.

Isso porque, em alguns casos, em cursos tradicionais, acabamos tendo uma posição passiva de aprendizado, nos acostumando a receber o conteúdo encaminhado e absorvendo apenas ele.

Uma escola bilíngue infantil pode ser necessária para os primeiros passos de uma criança, mas somente quando alguém consegue despertar todo o seu potencial, é capaz de aprender.

Por conta do contexto mais dinâmico do EAD, é preciso buscar formas mais ativas de se relacionar, aprender e buscar formas diferenciadas e interessantes para conseguir alcançar o aprendizado esperado.

Quando você passa para o mercado profissional, essas técnicas acabam se tornando uma grande vantagem frente a outros profissionais, uma vez que você terá muito mais facilidade de compreender suas novas funções.

Além disso, sempre que houver uma mudança na forma de realizar alguma ação dentro da empresa, ou uma nova tecnologia, você conseguirá utilizar as ferramentas de forma muito mais eficiente, por buscar aprendizado de forma ativa e direta.

Criar ou mudar de carreira com os métodos do ensino a distância podem ser a chave para o sucesso no futuro, uma vez que esta tende a se tornar cada vez mais a metodologia de ensino do futuro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 dicas de vendas online

6 dicas de vendas online

Excel Por que as empresas exigem o curso

Excel: Por que as empresas exigem o curso?