in

Cursos gratuitos com certificado: saiba mais

Cursos gratuitos com certificado: saiba mais

A internet possibilitou a expansão do conhecimento humano, principalmente com a oferta de cursos gratuitos online, de qualidade comprovada, que abrem a oportunidade para pessoas que desejam se qualificar profissionalmente.

Além de ser uma opção para quem deseja economizar, os cursos gratuitos são válidos para inúmeras vagas de emprego, em especial quando oferecem certificado de comprovação.

Com isso, a técnica tem sido um sucesso entre pessoas de todas as faixas etárias, que buscam uma chance de capacitação e uma forma de aprendizado dinâmica, rápida e de qualidade, com aplicações no dia a dia.

Assim, os cursos gratuitos funcionam como artifícios de aprendizado, que auxiliam o estudante interessado em diversas áreas do conhecimento a alcançar objetivos distintos. 

Ou seja, eles podem servir tanto como um pontapé inicial para o aprendizado, quanto para um profissional que deseja se aprofundar em um assunto já visto anteriormente de modo mais genérico – por exemplo, saber mais sobre o funcionamento de transformadores elétricos.

Por isso, se você está interessado em saber mais sobre os cursos gratuitos online com certificado, bem como os detalhes variados desse assunto, está no lugar certo.

Acompanhe o artigo e conheça mais sobre a modalidade de aprendizado pela internet.

5 vantagens dos cursos gratuitos com certificadovantagens dos cursos gratuitos

Para quem está em busca de uma atualização profissional, especialização ou uma forma de completar a carga horária de atividades complementares, normalmente solicitadas durante a graduação, os cursos online são uma excelente alternativa.

Afinal de contas, há muitas opções de cursos gratuitos, sem a necessidade de nenhum investimento, mas que oferecem um enorme aprendizado. Com isso, você consegue se destacar no mercado de trabalho.

Os cursos com certificação têm ainda mais vantagens, já que eles atestam e comprovam a sua capacidade técnica, conhecimento e aprendizado em várias atividades. 

Por exemplo, uma certificação em portaria inteligente pode ser um diferencial para quem trabalha com softwares de segurança.

Abaixo, separamos alguns benefícios de estudar na internet com cursos gratuitos com certificado. Confira!

1 – Mais flexibilidade

Um dos grandes pontos positivos dos cursos online é a possibilidade de escolher quando, onde e como se dedicar aos estudos. 

Afinal de contas, todo o conteúdo é disponibilizado em ambientes virtuais de aprendizagem, que podem ser acessados por meio de computadores, notebooks e dispositivos móveis (tablets, celulares e smartphones).

Assim, o aluno tem flexibilidade para montar o seu próprio horário e cronograma de estudos. Isso é ótimo para pessoas que trabalham, ou têm uma rotina corrida, com a impossibilidade de se deslocarem até uma instituição de ensino.

Além do mais, você também pode escolher como será o seu aprendizado. Por exemplo, se o seu interesse é aprender mais sobre cenografia para eventos, você pode se dedicar mais a esse assunto, do que os demais conteúdos abordados no curso.

No entanto, é importante estudar todos os tópicos, já que, em geral, para obter uma certificação é necessário realizar uma prova online.

2 – Conteúdo atualizado

Engana-se quem pensa que por serem gratuitos, os cursos online com certificado tem menos qualidade que os presenciais. 

Ao contrário, os materiais são preparados por especialistas e todo o conteúdo é devidamente atualizado, acompanhando o desenvolvimento social e as tendências.

Ou seja, o aluno tem em mãos um ensino de excelência, que o ajuda a se destacar no mercado de trabalho. 

Ele não somente aprende sobre uma bomba de água centrífuga, mas conhece qual é o aparelho mais moderno e como se manter a par do funcionamento dos últimos modelos de bombas.

3 – Certificados aceitos em concursos e vagas de emprego

Se previsto em edital, a certificação dos cursos online podem servir como critério de seleção em concursos públicos. 

A prova de títulos, por exemplo, pode exigir a apresentação de documentos comprobatórios e, certamente os candidatos com melhor qualificação serão aprovados para as próximas fases da seleção.

O mesmo é válido para vagas de emprego em empresas privadas. Muitos gestores dão preferência para quem apresenta um certificado.

Imagine a seguinte situação: um candidato com certificação de especialização técnica em transformador de corrente está competindo uma vaga de emprego com um profissional sem nenhum conhecimento sobre o assunto. Qual deles têm maior chance?

Provavelmente o primeiro. E é isso que as empresas levam em consideração.

Os certificados de cursos online também podem ser usados com horas complementares para a faculdade, de acordo com a resolução no. 2/2007, do Ministério da Educação. 

Segundo a norma, as atividades complementares podem representar, no máximo, 20% da carga horária total do curso.

Além disso, outras modalidades como pós-graduação também exigem certificados de cursos livres online para a comprovação de atividades complementares.

4 – Enriquecimento do currículo

Os cursos gratuitos com certificado são uma boa solução para quem deseja enriquecer o currículo. 

Por exemplo, um profissional de arquitetura pode fazer um curso especializado em design de porta de vidro para cozinha e, com isso, ter destaque perante outras pessoas do mesmo ramo de atividade.

Em tempos de crise, ter um bom currículo é fundamental para garantir o acesso a vagas de emprego ou uma recolocação no mercado de trabalho.

5 – Progressão da carreira

Quem está trabalhando sabe o quanto é ruim ficar estagnado na mesma função por muito tempo. O ideal é progredir sempre, sobretudo nas organizações que dão oportunidade para os funcionários conquistarem cargos mais altos.

Com os cursos com certificado, você pode obter a qualificação necessária para assumir uma vaga acima da sua, com maiores chances de conquistar esse objetivo. 

Por isso, busque por cursos que irão agregar ao seu conhecimento e serão um diferencial para a empresa que você trabalha.

Mas por que fazer um curso gratuito com certificado?Mas por que fazer um curso gratuito

Todos os certificados de cursos online são autorizados em todo o Brasil. Você pode receber uma versão impressa em papel, guardá-lo em um rolo de papelão para evitar o desgaste, mas também ter um exemplar digitalizado.

Vale dizer que os cursos gratuitos com certificado são atualizados constantemente e, assim, contam com conteúdos aperfeiçoados. Por conta disso, a internet se tornou uma das principais ferramentas didáticas da atualidade.

Atualmente, é possível encontrar cursos com certificado nas mais diversas áreas do conhecimento, incluindo:

  • Marketing Digital;
  • Educação infantil;
  • Eletrônica;
  • Desenvolvimento de Sistemas;
  • Entre outros.

O importante é escolher um curso que se adequa as suas necessidades, isto é, possa ser aproveitado por você e ajude a obter qualificação profissional diferenciada para o seu nicho de atuação.

Isso porque apesar da grande disponibilidade de cursos gratuitos com certificado, é preciso escolher aquele que pode te ajudar profissionalmente. 

Por exemplo, se você trabalha com a instalação de portões elétricos, pode ser interessante fazer um curso específico sobre portão de rolo.

Desse modo, você irá se aperfeiçoar mais ainda em um campo que já atua, abrindo possibilidades para novas oportunidades de trabalho.

Qualquer pessoa pode fazer um curso online gratuito?Qualquer pessoa pode fazer um curso online gratuito

Sim, os cursos online gratuitos são acessíveis para todas as pessoas. Alguns deles exigem, pelo menos, que o aluno tenha cursado o ensino médio. 

Enquanto outras modalidades, como os cursos de pós-graduação, requerem a comprovação de que o estudante fez uma faculdade.

Vale a pena buscar pelas especificações de cada um deles. Na internet, há inúmeras plataformas de cursos online com certificado, em instituições de alta qualidade, onde é possível encontrar mais informações sobre cada modalidade.

Também é importante mencionar que, apesar das vantagens dos cursos gratuitos com certificado, o aluno precisa ter uma organização, para que o seu aprendizado não seja comprometido. 

Afinal de contas, a internet é um mar de distrações e, por vezes, podemos não focar o suficiente.

Por isso, ao começar o seu curso online, separe algumas horas do seu dia somente para esse estudo, desligando redes sociais e outros recursos que possam prejudicar a sua concentração durante as aulas.

Se necessário, avise as pessoas que moram com você sobre o seu horário de estudos, para que todos possam respeitar o seu momento de privacidade.

Conclusão

Os cursos gratuitos com certificado são uma ótima opção para quem deseja se destacar no mercado de trabalho, obter qualificação profissional ou atestar a participação em atividades complementares, o que é fundamental para cursos de graduação e pós-graduação.

A vantagem do certificado está na sua validade como documento, podendo ser usado em todo o território nacional e comprovando o seu aprendizado em determinada área do conhecimento.

Por conta disso, recomenda-se que o estudante dê preferência para os cursos online gratuitos que oferecem essa certificação, para que ele possa ter em mãos um documento que irá ajudar muito na carreira profissional, além de enriquecer o currículo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cursos para atração de clientes

Cursos para atração de clientes: saiba como funciona

como comprar no mercado livre

Como Comprar no Mercado Livre?