in ,

Como um curso online pode te ajudar a conseguir um novo emprego?

curso online pode te ajudar

Muitas pessoas buscam um novo emprego, seja para aumentar seus ganhos, para se realizarem profissionalmente ou para exercer a profissão dos sonhos.

O fato é que o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, pois o número de profissionais ativos é alto e as vagas podem não ser suficientes para determinado ramo de trabalho. 

Por isso, o que mais se exige dessas pessoas é a qualificação profissional.

Só que quando falamos de alguém que está buscando um novo emprego, falamos de uma pessoa que já está inserida no mercado de trabalho ou que deseja voltar para ele.

Sendo assim, são pessoas que, geralmente, possuem pouco tempo durante a semana para fazer um cursos ou faculdade presencial. Mas com a ajuda da internet,é possível qualificar-se profissionalmente e conseguir aquele emprego tão almejado.

As opções são muitas, e elas estão voltadas a diferentes profissões, tanto que pode deixar muita gente com algumas dúvidas. Por isso, é essencial levar em conta alguns aspectos importantes na hora de escolher qual curso fazer.

Com isso em mente, neste artigo, vamos falar das vantagens de estudar online e como escolher o curso ideal, bem como ter um bom desempenho ao realizá-lo. Acompanhe a leitura.

Vantagens dos cursos onlinecursos online ajuda em novo emprego

Essa modalidade de estudos chegou para ficar, principalmente tendo em vista a escassez de tempo das pessoas. Além disso, cursos pela internet trazem vantagens como:

1 – Grande variedade de cursos

Nos cursos presenciais, as opções são menores e dependem de um determinado número de alunos para fechar uma turma. Além disso, os alunos ficam presos aos horários e práticas das escolas e universidades.

Já no curso online, essa realidade é bem diferente. Se o aluno deseja uma especialização em levantamento topográfico, por exemplo, tem mais facilidade para encontrar uma vaga e um horário adequado à sua rotina.

2 – Baixo custo

Esta é uma das vantagens que mais se destacam, afinal, os cursos presenciais realmente são muito mais caros. Além disso, pelo fato de estarmos vivenciando uma crise econômica sem prazo para acabar, quanto mais a pessoa puder economizar, melhor.

As mensalidades de um curso pela internet são bem menores, mesmo para cursos de pós-graduação, por exemplo. 

Isso é determinante no momento de optar por essa modalidade, afinal, as pessoas têm outras responsabilidades financeiras que precisam ser cumpridas.

3 – Mais interatividade

A internet mudou muito a maneira como as pessoas se relacionam umas com as outras. Além disso, o universo digital permitiu a criação de plataformas que auxiliam na hora de estudar a distância.

Por conta dessas plataformas, um treinamento nr 35 online pode oferecer muitas possibilidades de interação entre professores e alunos. Isso melhora consideravelmente o desempenho durante os estudos.

Também existem outros materiais que são disponibilizados nessas plataformas, tais como:

  • Vídeoaulas;
  • Podcasts;
  • Infográficos;
  • E-books.

4 – Otimização do tempo

As pessoas estão com o tempo apertado, pois precisam dar conta de muitas responsabilidades, seja no trabalho ou em casa. Dessa maneira, seguir a demanda de um curso presencial pode ser difícil.

Os cursos online são mais flexíveis, pois não exigem deslocamento e horário fixo, duas coisas muito complicadas para algumas pessoas atualmente.

Portanto, quem não tem muito tempo, como uma pessoa que trabalhe com locação de guindaste, por exemplo, consegue organizar-se melhor e dedicar os melhores horários para os estudos.

5 – Professores capacitados

É muito comum que as pessoas acreditem que os professores desse tipo de curso tenham formação inferior àqueles contratados para os cursos presenciais, o que não é verdade.

Claro que os professores de aulas presenciais são profissionais capacitados, mas aqueles que trabalham com cursos online são preparados para lidar com um sistema diferente de ensino.

Além disso, eles estão sempre disponíveis para que os alunos possam entrar em contato.  

6 – Mais praticidade

Os cursos on-line são muito mais práticos, isso porque o aluno pode realizar suas atividades e assistir às aulas de onde estiver. 

Portanto, eles não precisam sair do conforto de casa para terem acesso a uma boa qualificação.

Além disso, se um profissional precisar de um curso rápido sobre instalação de tapete capacho vinil, por exemplo, e estiver viajando, pode fazê-lo de onde estiver sem problema nenhum. Baste ter acesso à internet.

Como ter um bom desempenhoComo ter um bom desempenho

É muito importante que o profissional se aprimore naquilo que faz, é isso que fará dele um profissional mais bem qualificado e que está à frente de seus concorrentes. Mas de nada adianta matricular-se em um curso, se não souber aproveitá-lo.

Para ter um bom desempenho e absorver os conteúdos de um curso online, algumas dicas são:

1 – Ser organizado

É importante adequar o novo curso à rotina, por isso, o aluno deve ter a capacidade de organizar seus dias, semanas e meses, para absorver as informações passadas.

Uma dica para isso é anotar todas as tarefas do curso que podem ser encaixadas na agenda. Isso porque é fundamental ter um tempo para se dedicar aos estudos.

Para isso, o aluno pode usar um gerenciador de tarefas, calendário, planilha e até um caderno ou agenda. 

O ideal é que seja da maneira mais fácil, para que possa cumprir suas obrigações. Lembrando que as anotações devem ficar em um local de fácil acesso.

2 – Criar lista de prioridades

Todas as atividades realizadas no dia a dia têm um grau de prioridade, desde procurar por cartão rfid, até suas reuniões no trabalho.

Além de listar o que precisa ser feito, é importante identificar cada tarefa pelo seu grau de prioridade. Isso facilita a rotina e permite que o curso online tenha um maior rendimento.

O ideal é que o aluno organize sua lista da maneira que achar melhor. Isso vai ajudá-lo a ter um aprendizado muito mais produtivo.

3 – Ter foco e disciplina

Uma armadilha dos cursos online é a impressão que eles dão de serem mais tranquilos, uma vez que o aluno pode estudar de qualquer lugar. Mas a verdade é que eles exigem muito foco e disciplina.

Por isso, mesmo para pessoas mais velhas, pode ser um grande desafio. O ideal é exercitar a determinação e distanciar tudo o que pode causar distração, como o celular, por exemplo.

Como escolher o curso idealComo escolher o curso ideal

Para qualquer tipo de profissional, como aqueles que trabalham com esquadrias de alumínio branco, fazer um curso online faz dele alguém mais qualificado para trabalhar, e que tem mais possibilidade de ser escolhido por uma empresa na hora de contratar.

Para ter esse sucesso, algumas dicas para escolher o curso ideal são:

Pensar no aprimoramento

Mesmo que a pessoa não tenha um curso superior, é importante ela se aprimorar naquilo que ela faz no seu trabalho.

Por exemplo, uma pessoa que trabalhe como recepcionista de consultório, pode fazer um curso relacionado às suas atividades diárias, como secretariado ou auxiliar administrativo.

Ou então, um profissional de construção civil pode fazer um curso pela internet sobre instalações de estrutura pré moldada.

Existe uma infinidade de opções, e esses cursos de aprimoramento conferem mais conhecimento e habilidade para o profissional, diferenciando-o dos demais.

Buscar tendências

O mercado de trabalho muda constantemente e traz novas tendências para as mais variadas profissões. Por isso, é importante estar atento a elas e quais cursos online estão por dentro dessas mudanças.

Por exemplo, um profissional das áreas de computação pode fazer um curso de um novo software. Um tratador de piscina pode se especializar em tendências de produtos para limpeza de piscina para oferecer o melhor trabalho aos seus clientes.

Estar por dentro e antecipar-se às tendências é muito importante para ser um profissional de destaque.

Conclusão

A internet trouxe muitas possibilidades para que os profissionais possam se aprimorar e conquistar o emprego que almejam. Ela facilita tanto em termos financeiros, como possibilita mais tempo para os estudos, por meio dos cursos online.

O mercado de trabalho está cada vez mais acirrado e em busca de pessoas que estejam dispostas a se tornarem profissionais cada vez mais especialistas no que fazem.

Por isso, para conseguir subir de cargo ou conquistar o emprego dos sonhos, os cursos online trazem a oportunidade de poder concretizar esses objetivos.

O melhor de tudo é que eles oferecerem uma grande variedade de especializações, que vão da mais simples até o MBA, o que garante oportunidade de acesso à educação para todos.

Independentemente do horário que a pessoa trabalhe, ela pode aproveitar o seu tempo livre, durante alguns dias da semana, para se dedicar aos estudos e tornar-se um profissional mais competente e preparado.

O mercado é muito exigente, mas por meio de um curso pela internet, é possível vencer a concorrência. Por isso, investir nos cursos online é uma aposta valiosa para o futuro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Como a pedagogia pode ser aplicada ao ambiente profissional?

Como a pedagogia pode ser aplicada ao ambiente profissional?

Como e porque fazer um curso gratuito

Como e porque fazer um Curso Gratuito