in , ,

Dicas para ser um atendente de farmácia de sucesso

Dicas para ser um atendente de farmácia de sucesso

Independente de qual a sua profissão e de qual o tipo de estabelecimento que você trabalha, provavelmente deve saber que lidar com o público exige disposição, uma boa comunicação e segurança, fatores importantes para que o cliente sempre retorne.

Quando se trata de farmácias e drogarias, locais que possuem suas particularidades e características específicas, esse processo é ainda mais importante. E um bom atendente fará toda a diferença em toda a trajetória do cliente.

É muito importante, portanto, proporcionar uma ótima experiência para aqueles que desejam ter seus problemas resolvidos ao entrar no estabelecimento, tornando o processo de tomada de decisão e aquisição de um produto uma ação mais fácil e prática.

Se você deseja se tornar um atendente de farmácia de sucesso, melhorar o seu desempenho com o público e seu trabalho, continue lendo esse texto, preparamos algumas dicas para você.

Qual a função do atendente de farmácia?

O trabalho do atendente de farmácia é fundamental e indispensável nas farmácias e drogarias, pois é ele quem vai orientar e conduzir o cliente durante a compra, interpretando as receitas médicas, tirando dúvidas e instruindo sobre as doses e horários para administração dos medicamentos. 

Veja outras práticas que também são de responsabilidade do atendente de farmácia:

  • Manter o espaço de trabalho, os medicamentos e outros produtos bem organizados;
  • Ter conhecimentos básicos sobre os medicamentos para transmitir informações corretas e seguras aos clientes;
  • Realizar uma boa gestão do estoque, repondo e distribuindo os produtos quando necessário;
  • Armazenar os medicamentos que não estão à vista de forma adequada;
  • Entender e manusear o sistema de operação utilizado pelo estabelecimento, para encontrar e dar baixa em cada produto vendido da forma correta;
  • Verificar a validade dos produtos e medicamentos;
  • Auxiliar o cliente a encontrar o que procura;
  • Servir de elo entre o cliente e o estabelecimento.

É importante destacar que o atendente de farmácia não deve prescrever ou indicar medicamentos. Isso não significa que este profissional não possa sugerir as marcas mais procuradas pelos clientes.

O que fazer para se tornar um assistente de farmácia?

Apesar de não ser necessário a realização de um curso superior para se tornar um atendente de farmácia, recomenda-se sempre que o profissional que deseja atuar na área faça cursos capacitantes e profissionalizantes, como o curso de atendente de farmácia.

Investir em um curso como este facilitará muito o seu desenvolvimento enquanto profissional, ajudará a entender o funcionamento do estabelecimento e dará a base de conhecimento necessária para lidar com questões importantes tais como:

O que fazer para se tornar um assistente de farmácia?

  • Conhecimento sobre medicamentos;
  • Biossegurança;
  • Noções de farmacologia;
  • Noções sobre anatomia;
  • Interpretação das prescrições médicas e das bulas de medicamentos;
  • Conhecimentos técnicos relacionados à área.

Um curso de qualificação, pode ser a porta de entrada no mercado de trabalho em uma posição de destaque na concorrência com outros profissionais por vagas. Este é o tipo de investimento que vale a pena e pode transformar o seu futuro.

O mercado de trabalho para um atendente de farmácia

O setor de saúde e, particularmente, empreendimentos farmacêuticos vem demonstrando sempre um crescimento significativo, que pode ser observado no aumento de oportunidades de trabalho e abertura de novas vagas.

De acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), no Brasil é possível encontrar, pelo menos, um número próximo a 100 mil farmácias (incluindo as de manipulação e homeopatia) e drogarias.

Apesar de ser um número considerável de estabelecimentos, o mercado de trabalho para um atendente de farmácia é bastante competitivo e, por isso, busca profissionais capacitados e qualificados para ocuparem as vagas disponíveis.

Veja alguns locais onde é possível desempenhar esta função:

  • Farmácias hospitalares;
  • Unidades básicas de saúde (UBS)
  • Pontos de atendimentos;
  • Farmácias populares;
  • Farmácias e drogarias privadas. 

Dependendo do estabelecimento e da rede em que se está atuando, é possível contar com planos de carreiras que impulsionam o crescimento do profissional, garantias que aumentam não apenas sua experiência, mas também seu salário.

Dicas para ser um atendente de farmácia de sucesso

Se você gosta da área da saúde, e tem interesse em ampliar seus conhecimentos e práticas, a pontos de se tornar um profissional de excelência e obter sucesso com o que faz, fique atento a alguns pontos que devem ser levados em consideração para conquistar esse lugar.

Dicas para ser um atendente de farmácia de sucesso

Tenha em mente que para se tornar um bom atendente de farmácia, é preciso paciência, empatia, resiliência, responsabilidade e organização, pois você estará lidando com a saúde, o bem-estar e questões que podem ser sérias e importantes na vida do consumidor

Pensando nisso,  reunimos algumas dicas que te ajudarão no seu processo de desenvolvimento e crescimento enquanto profissional, a fim de alcançar o sucesso. Veja:

  1. Ser paciente e atencioso;
  2. Conhecer os produtos e medicamentos do estabelecimento;
  3. Demonstrar interesse e vontade de aprender sempre;
  4. Ter empatia com os clientes;
  5. Demonstrar seriedade e competência;
  6. Saber especificações técnicas de medicamentos;
  7. Oferecer um bom atendimento a qualquer cliente;
  8. Ter noções básicas sobre questões fiscais, financeiras e logísticas;
  9. Realizar cursos de profissionalização, participar de palestras e capacitações que contribuem no seu desempenho e turbinam seu currículo

Esperamos que este texto possa te ajudar a manter o foco nas suas metas e objetivos, e que este seja apenas o começo para você se tornar um profissional de sucesso. 

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Quatro dicas para promover seu negócio na internet

Quatro dicas para promover seu negócio na internet

Marketing digital Como pode mudar um negócio

Marketing digital: Como pode mudar um negócio