in ,

Dicas de exercícios para fazer em casa

Dicas de exercícios para fazer em casa

Visto que as atividades físicas são essenciais para promover mais saúde e bem-estar, os exercícios em casa passaram a fazer parte da rotina de muitas pessoas, e a tendência é que essa prática aumente.

Além disso, alguns não se sentem confortáveis frequentando uma academia, e ter uma rotina de atividades físicas em casa pode ser a solução.

Seja por conta de valores inacessíveis, a padronização dos exercícios, a dificuldade de locomoção ou qualquer outro empecilho, tudo isso deixa de existir quando aprendemos alguns exercícios que podem ser feitos no próprio lar.

O importante é cuidar da saúde e aproveitar as vantagens de adotar uma rotina saudável, que vai interferir positivamente em todos os âmbitos de sua vida, seja pessoal ou até mesmo profissional.

Evitar uma vida sedentária é a palavra de ordem, e dentro de casa você pode ter tudo o que precisa para começar a se exercitar.

Sabendo como fazer isso e implementando os exercícios no dia a dia, você terá ótimos resultados sem precisar enfrentar a rotina (e os gastos) de uma academia.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância dos exercícios físicos e dar algumas dicas para você fazer os seus no conforto do seu lar. Então, leia até o final para começar hoje mesmo!

Importância dos exercícios físicos

É sabido que a prática de exercícios físicos diariamente traz mais saúde e bem-estar para as pessoas. Trata-se de uma atividade indicada para qualquer indivíduo, mas nem todo mundo investe nesse cuidado.

Isso se deve, em boa parte, ao avanço da tecnologia que tem deixado as pessoas mais sedentárias e longe de uma esteira para academia, o que não é bom para o organismo.

Por outro lado, os adeptos das atividades físicas têm acesso a uma série de vantagens, diretamente relacionadas à qualidade de vida e à saúde.

Por exemplo, uma pessoa que se exercita diariamente reduz seus índices de estresse e ainda consegue combater a depressão.Os níveis de energia aumentam, o que a torna mais disposta para o trabalho e para a rotina como um todo. 

A realização das atividades do cotidiano também melhora, uma vez que você fica menos cansado e mais produtivo.

Até mesmo o sono melhora, e o repouso é muito importante para que nosso corpo reponha tudo o que gastamos durante o dia.

Como consequência, a autoestima se torna mais elevada, uma vez que nos tornamos mais seguros de nossa aparência, principalmente quando há controle de peso.

Quem tem problemas de circulação e coração adquire muitas vantagens, pois os exercícios físicos melhoram a circulação sanguínea e transportam mais oxigênio para todo o corpo, além de que os ossos e a articulação se tornam mais saudáveis

Não podemos deixar de mencionar que a prática de atividades físicas, como a musculação, caminhada e até aula de dança sertanejo ajudam a prevenir doenças e nos tornam mais dispostos para realizar outras tarefas.

Para fugir do sedentarismo e ter um corpo mais saudável, o ideal é praticar cerca de 150 minutos de atividades físicas por semana, ou seja, com menos de 3 horas por semana, você previne uma série de doenças, como:

  • Estresse;
  • Depressão;
  • Doenças do coração;
  • Diabetes;
  • Entre outras.

O melhor de tudo é que existem uma infinidade de atividades físicas à sua escolha, portanto, certamente existe alguma que você vai se identificar, a começar estabelecendo uma rotina de exercícios em casa, e é sobre isso que vamos falar a seguir.

Vantagens dos exercícios físicos em casa

Treinar em casa é uma maneira de cuidar da sua saúde e você pode continuar seguindo as orientações de seu nutricionista esportivo. Além disso, essa rotina traz muitas vantagens.

Por exemplo, em casa, você pode escolher um cantinho reservado para se exercitar e evitar distrações a todo momento, como pessoas circulando ou puxando assunto com você. Para manter o foco, evite se distrair com a televisão ou celular.

Outra grande vantagem é eliminar gastos com academia, pois não precisamos de equipamentos caros e pesados para obter bons resultados.

Mesmo que você adquira alguns itens como pesos, halteres, etc., os custos serão bem menores do que o valor que você gastaria pagando a mensalidade de uma academia. Além disso, você também economiza com sua locomoção.

Vantagens dos exercícios físicos em casa

Também não precisa gastar com a roupa que vai usar, o que é ainda mais vantajoso para quem não está tão satisfeito com o corpo. Você pode usar aquilo que te deixe mais confortável, sem se preocupar com a opinião alheia.

A “trilha sonora” do seu treino poderá ser aquela que você preferir, ou então pode se exercitar no silêncio. As academias costumam ser barulhentas e a playlist é escolhida por outra pessoa.

Se você acompanhar uma aula de pilates funcional pela internet, por exemplo, não precisa esperar outra pessoa terminar de usar os equipamentos.

Qualquer tipo de exercícios em casa elimina o tempo ocioso que você passa em uma academia, até que a outra pessoa libere o equipamento.

Da mesma forma, não tem pressão ou competição, situações comuns dentro das academias. Em casa, você escolhe a carga e intensidade dos exercícios e faz do jeito que for melhor para você.

Agora que você já conhece as vantagens de estabelecer uma rotina de atividades físicas, no próximo tópico, vamos dar algumas dicas de como se exercitar sem sair de casa. Acompanhe!

Como se exercitar em casa

Para obter bons resultados é importante investir em alguns exercícios específicos para fazer em casa, como:

1. Agachamento

Esse exercício não depende do uso de equipamentos e é ótimo para trabalhar os músculos inferiores, como coxas e glúteos.

Afaste um pouco as pernas e flexione os joelhos, agachando até formar um ângulo de 90 graus, e subindo em seguida. Mantenha a coluna reta ao executar esse exercício, fazendo três séries de um minuto cada, com 20 segundos de descanso.

Para ajudar a manter o equilíbrio, estique os braços para frente ou segure algum objeto como uma bola, por exemplo.

2. Abdominais

Quem deseja um abdômen mais firme e definido não pode descartar os abdominais. Os exercícios aeróbicos ajudam a perder a gordura, mas são os abdominais que vão fortalecer a musculatura.

Além disso, são ótimos para combater dores lombares e fraqueza muscular. Para ter um bom resultado, faça 5 séries de 20 repetições cada uma, com descanso de 30 segundos. Conforme for ganhando resistência, pode aumentar o número de séries.

3. Exercícios para membros superiores

Esses exercícios são importantes para evitar a flacidez e harmonizar todo o corpo. Além disso, também colaboram com a manutenção da saúde, melhorando a postura e a funcionalidade dos braços.

As mulheres não precisam ter medo de ficarem muito musculosas, pois junto com uma reeducação alimentar para emagrecer, os exercícios ajudam a evitar o acúmulo de gordura, uma vez que elas perdem massa muscular muito rápido.

Se você não tiver halteres em casa, pode substituí-los por outros objetos ou até um saco de feijão e garrafas pet com areia.

5. Exercícios para os glúteos

Um glúteo bem definido é importante para a estética, mas também para a saúde do seu corpo, assim como o check up geral. São os glúteos que garantem a estabilidade dos quadris, joelho e lombar e te permitem ter uma boa postura.

A contração movimenta  os músculos da lombar, além disso, outras atividades para essa região usam o braço como apoio, o que ajuda a fortalecê-los.

5. Pular corda

Este é o exercício mais recomendado para quem quer emagrecer e definir barriga. Com ele, é possível gastar mais calorias do que correndo e você pode fazer em qualquer lugar da sua casa ou ao ar livre.

Para se ter uma ideia, 15 minutos de corda correspondem a 1 hora de caminhada. Comece com séries mais curtas, com 10 minutos por dia, desde que não extrapole os seus limites.

5. Pular corda

Bônus: cuidados adicionais

Treinos muito repetitivos podem se tornar monótonos e desmotivar você. Assim como variamos o cardápio marmita fit congelada, é necessário trocar os treinos para aumentar o estímulo e potencializar os resultados.

Você estabelece a frequência, a intensidade e também o aumento das cargas, conforme ganhar mais resistência. Dessa forma, é mais fácil obter boas respostas do organismo.

Ademais, beba água antes, durante e após as atividades físicas, mesmo que sua casa tenha uma boa climatização. Só assim você garante a hidratação que precisa, repondo os líquidos perdidos na transpiração e ainda evitando dores pós-treino.

Conclusão

Um treino funcional de alta intensidade em casa te ajuda a manter uma rotina saudável, sem precisar frequentar uma academia.

Essa prática é importante não apenas para a aparência física de seu corpo, mas também para a saúde geral dele.

Ser fisicamente ativo é uma necessidade do ser humano, e dentro de casa é possível se exercitar e garantir um dia a dia muito mais saudável.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alimentos naturais para ajudar a ter uma boa pele

Alimentos naturais para ajudar a ter uma boa pele

O que é OAB e para que serve?

O que é OAB e para que serve?