in

7 dicas para ir bem nas entrevistas

7 dicas para ir bem nas entrevistas

Ir bem nas entrevistas de emprego é o objetivo da maioria dos brasileiros, que sonham em alcançar sua independência financeira e seguir a carreira dos seus sonhos. 

No entanto, muitas pessoas ainda possuem “travas” que acabam fazendo-as ficar para trás no competitivo mercado de trabalho.

A entrevista de emprego é um passo primordial em qualquer processo seletivo. É nesse momento que você será diretamente avaliado e pode mostrar suas habilidades e talentos para o recrutador.

Pensando nisso, neste artigo, elaboramos uma série de dicas para te ajudar a ir bem em uma entrevista de emprego. Acompanhe a leitura!

Por que as empresas fazem entrevistas de emprego?

O processo de uma entrevista é relativamente simples: uma conversa franca sobre seus pontos positivos destacados no currículo, após ele ser devidamente avaliado e analisado pela equipe responsável pela contratação.

Uma empresa de segurança bancária, por exemplo, já terá verificado seus históricos e a veracidade das informações apresentadas no seu CV (ou Curriculum Vitae), por isso, é muito importante que todas as informações preenchidas no documento sejam verdadeiras.

Vale lembrar que nesse momento os entrevistadores querem saber elementos que escapam do currículo, tanto pelo escopo do documento, quanto por informações que podem não ter sidas colocadas completamente nele.

Neste momento, é ideal compreender que o entrevistador já está interessado na sua contratação por conta do currículo, então é um bom momento para se destacar dos outros concorrentes.

É através do contato pessoal que você pode se vender, mostrar por que os recrutadores devem te escolher em detrimento de outros funcionários.

Portanto, suas melhores habilidades negociais e interpessoais devem ser utilizadas para garantir sucesso em sua entrevista.

Ao buscar uma vaga em uma escola particular infantil creche, por exemplo, destaque sua facilidade em lidar com crianças, suas experiências positivas na área e, se possível, demonstre que você é capaz de exercer a função buscada.

Dicas para ir bem na entrevista de emprego

Muitas pessoas temem esse momento, seja por timidez ou algum outro fator que as deixam nervosas durante a entrevista. Mas a verdade é que o momento pode ser muito mais tranquilo e favorável do que se imagina.

1. Transmitir confiança

A confiança é fundamental para o entrevistado. Quando você chega a esta etapa da entrevista, significa que a empresa gostou do seu currículo e quer conhecer você melhor.

Logo, não há motivos para chegar no local sem confiança de que você é capaz de conquistar a vaga. Este é um elemento que pode derrubar muitas pessoas na entrevista.

Os recrutadores querem ter certeza de que você não só deseja a vaga, mas é capaz de preenchê-la em sua totalidade. 

Ao passar a confiança de que você pode exercer a função, você transmite ao entrevistador a sensação de que ele está fazendo a coisa certa ao te selecionar.

Tome como exemplo um serviço de motofrete. O entrevistador está buscando alguém para um serviço que exige confiança. Demonstrar isso logo na entrevista é um excelente passo.

1. Transmitir confiança

2. Pesquisar sobre a empresa

É essencial que você saiba sobre a empresa que deseja ser contratado. O objetivo ainda é conhecer mais sobre você, mas se eles notarem desconhecimento acerca do trabalho deles, é bem provável que acabem te deixando de lado.

No entanto, conhecer e entender o estabelecimento, seus serviços, missão visão e valores, entre outros aspectos, pode passar a sensação de que você está de fato interessado na vaga.

Não é necessário conhecer os pormenores do negócio, apenas uma base de conhecimento já é o suficiente para que eles percebam que você também estudou a empresa e suas capacidades.

Quando você fizer uma entrevista para uma gráfica, por exemplo, é interessante saber que serviços eles prestam e quais suas especializações. 

Saber que a empresa trabalha com envelopes rústicos, por exemplo, pode ser um grande diferencial na hora da entrevista.

3. Ficar atento à sua linguagem corporal

Muitas de nossas sensações e intenções podem ser reveladas na linguagem corporal. 

Recrutadores de empresas costumam ter treinamentos para identificar esse tipo de atitude e, portanto, é ideal ficar de olho para evitar passar uma impressão errada através da linguagem corporal.

Eliminar hábitos que denotem nervosismo é fundamental, pois eles serão facilmente identificáveis e podem acabar te prejudicando. 

No mais, tente transmitir simpatia através de sorrisos e contatos visuais realizados em momentos certos, além de seguir algumas outras orientações:

  • Mantenha uma expressão facial neutra
  • Seja o mais natural possível;
  • Vista-se com trajes adequados;
  • Evite gesticular em excesso.

A apresentação também é essencial nessa questão. Coloque uma roupa adequada, que varia de acordo com o tipo de cargo escolhido, e tenha uma postura correta, uma vez que essa ação denota disciplina, uma qualidade muito buscada por entrevistadores de emprego.

Além disso, gesticular enquanto fala pode ser um vício comum para a maioria dos brasileiros, e pode até ser usado a seu favor, desde que não seja feito nada exagerado. Evite excessos, como gestos de euforia.

Se a empresa trabalhar com algum produto específico, como porta celular acrílico, e lhe apresentar uma mostra do produto, é de bom tom tocá-lo, mas não há necessidade de uma análise profunda.

A não ser que o entrevistador explicitamente peça isso como parte do processo seletivo.

4. Estruturar a trajetória profissional

Muitas empresas buscam não apenas um funcionário, mas alguém com ambição o suficiente para crescer na empresa. Quando fizer a análise da companhia, busque saber se a vaga abre possibilidades de crescimento, e estruture a trajetória desejada.

Quando um entrevistador levanta esse tipo de assunto, ele quer saber se poderá contar com o funcionário a longo prazo. 

Por isso, ter uma estratégia formalizada de crescimento dentro da empresa passará o desejo de manter-se em constante evolução e ajudando o negócio a prosperar.

Além disso, ao se planejar para uma ascensão profissional, a sensação transmitida é de que você tem um desejo assíduo para crescer. Isso te coloca um passo à frente de seus concorrentes. 

Em uma empresa de adesivo plástico personalizado, você pode iniciar sua carreira na produção, mas com a ambição correta e o trajeto de ascensão, pode deixar claro desde o início que poderá chegar a um cargo de gestão.

5. Falar sobre projetos e resultado

É importante para um entrevistador compreender seus objetivos na empresa. Um projeto é um escopo de ideia a ser realizada no futuro.

Quando esse tipo de proposta é apresentado, você pró-ativamente consegue atingir o cerne do que o entrevistador precisa. Você mostra que está trazendo inovações para a empresa.

Porém, projetos são essencialmente apenas ideias. Eles só se tornam uma ferramenta de negociação na entrevista quando são acompanhados de resultados, sejam eles de projetos realizados ou projeções para futuras realizações.

Alguns projetos podem ser também de melhorias de um tipo de serviço. Digamos que a empresa contratante seja uma fabricante de pasta com bolsa interna

Seu projeto pode ser uma forma de aumentar a produção diária sem aumentar os custos de produção, ou até mesmo reduzindo-os. Esse tipo de mecanismo é muito funcional para causar uma boa impressão na entrevista.

5. Falar sobre projetos e resultado

6. Treinar a comunicação

A comunicação é parte essencial da entrevista de emprego. Alguns detalhes podem ser cruciais enquanto você tem uma conversa com o entrevistador.

Procure evitar ruídos sonoros, lembrando que o importante na entrevista é manter a naturalidade. 

Alguns sinais com as mãos ou palavras podem acabar soando forçados, passando uma impressão de que aquele com quem se está comunicando não é o mesmo que será contratado.

É importante lembrar também que palavras possuem características. Alguns termos podem soar de forma incômoda enquanto você está em uma conversa.

O próprio tom de voz também se mostra relevante, com pausas corretas para respirar e mostrar que entendeu o que foi falado.

Se você busca trabalhar em salas para treinamento, é fundamental ter habilidades comunicativas exemplares, uma vez que seu objetivo é usar a comunicação como ferramenta para repassar informações.

7. Realizar perguntas relevantes

A entrevista de emprego é um diálogo. Muitas perguntas serão feitas a você pelo entrevistador, mas chegará um momento em que ele dará abertura para que você tire suas dúvidas.

Neste momento, o ideal é mostrar interesse na vaga e tirar algumas dúvidas que podem deixar o entrevistador confiante de que você é a pessoa certa para o trabalho.

Perguntar, por exemplo, porque a vaga está em aberto, demonstra interesse na vaga e ainda te permite reforçar o que você pode fazer para se encaixar na vaga. 

Outra boa pergunta é compreender o que é esperado do cargo, dessa forma, você conseguirá entender quais desafios lhe aguardam se for aprovado.

Alguns outros questionamentos podem te fazer compreender os benefícios da empresa, sem precisar ser tão direto. 

Ao perguntar o que motiva os profissionais a trabalharem na empresa, você discretamente conseguirá ter conhecimento de alguns dos benefícios que terá em uma possível contratação.

O mais importante é se preparar para chegar com tranquilidade, sentindo-se capaz de exercer a função.

Uma vez que você foi convocado para a etapa de entrevista, resta manter a calma, comparecer no horário combinado e mostrar o seu melhor.

A entrevista trata-se de uma relação interpessoal, e o entrevistador terá a palavra final sobre a vaga, mas fazendo tudo com preparação e confiança, você aumenta ainda mais suas chances de sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Transformação Digital na Educação

A Transformação Digital na Educação

10 dicas para melhorar seu inglês

10 dicas para melhorar seu inglês