in ,

Estudante: 5 dicas na hora de estudar cálculo

Estudante 5 dicas na hora de estudar cálculo

A Matemática já é uma das disciplinas menos queridas pelas pessoas por causa do seu nível de exigência. No entanto, quando se chega no fim do Ensino Médio e na faculdade, ela fica ainda mais complexa com novos assuntos.

É por isso que é importante ver algumas dicas na hora de estudar cálculo para quem está no 3º Ano do Colegial e quer se preparar para o vestibular, especialmente em instituições prestigiosas como o ITA.

Para conseguir uma boa posição em cursos concorridos da área de Exatas, como Engenharia Civil, é vital entender muito de cálculo para conseguir resolver as principais questões propostas no Vestibular dessas faculdades.

Sim, é importante saber conteúdos que são ensinados apenas na Universidade para ter acesso aos cursos mais requisitados do Ensino Superior nacional.

Para isso, você precisa conferir algumas dicas na hora de estudar cálculo e ter o melhor desempenho possível no seu vestibular. Veja a seguir algumas dessas dicas!

5 dicas na hora de estudar cálculo

1. Faça muitos exercícios

Não adianta reclamar: a Matemática no geral e o cálculo em específico são conteúdos que só se aprende fazendo.

Por mais que você tenha sim de estudar a teoria (e tem! Nós falaremos sobre isso na dica), a prática é o que solidificará seu conhecimento e permitirá que você tenha maior facilidade com o assunto.

Por isso, é importante se equipar adequadamente com bastante papel de rascunho para fazer contas, uma calculadora binária e o que mais você precisar e começar a pesquisar por problemas de cálculo na Internet.

Hoje em dia, existem muitas apostilas e páginas focadas especificamente em reunir exercícios de cálculo de todos os níveis para você poder tentar resolvê-los e depois conferir a resposta.

1. Faça muitos exercícios

Faça uma busca completa sobre esses exercícios e selecione aqueles que estão no seu nível, resolvendo-os e depois conferindo a resposta.

Aproveite para fazer uma anotação de todos os erros que você cometeu em cada exercício errado e então crie uma “checklist” para não cometê-los de novo nos próximos exercícios. Eventualmente, você decorará essa “checklist” e a usará instintivamente, reduzindo suas chances de erros.

2. Veja videoaulas na Internet

Um dos problemas de aprender cálculo é que o assunto é tão complexo que muitas vezes é difícil compreender os professores.

E se você não consegue entender a linha de raciocínio que o seu professor fez, então fica muito complicado de seguir a lógica do exercício e do conteúdo.

Por isso, vale a pena pesquisar por videoaulas na Internet (especificamente no YouTube) para ver como outras pessoas explicam cálculo.

Existem muitas pessoas com didática excelente online e que podem ajudar a explicar toda a teoria dos problemas que você não conseguiu compreender anteriormente.

3. Entenda a teoria e tire dúvidas se precisar

Aprender cálculo é mergulhar na teoria e colocá-la em prática vez após vez.

É como um ferreiro da Idade Média trabalhava para criar uma espada, por exemplo: ele precisava esquentar o ferro e então martelá-lo de novo e de novo até ficar na posição correta.

Cada vez que você lê a teoria de cada conceito dentro do campo de Cálculo, você está “esquentando” o seu conhecimento.

Ele entra em um estado fluído e moldável. A partir daí, é vital fazer exercícios para ir “martelando” esse conteúdo até ficar solidificado na sua cabeça. 

Se precisar, volte infinitas vezes ao livro-texto para tirar dúvidas durante a resolução dos problemas. Eventualmente você não precisará mais disso, mas é importante contar com o apoio da teoria sempre que tiver dúvidas.

4. Monte um cronograma para estudar

Não pense que você vai sentar para estudar cálculo em um fim de semana e entender tudo de uma vez. Não vai acontecer. Mesmo que você seja um gênio, há algumas impossibilidades nesse cenário.

Portanto, monte um cronograma adequado de estudos, separando tempo o suficiente para que você possa ler a teoria, resolver os problemas na prática e então partir para o próximo item a ser estudado.

Além disso, garanta que você terá pelo menos uma ou duas semanas só para fazer revisões e afinar todo o conhecimento antes do vestibular.

4. Monte um cronograma para estudar

5. Participe de fóruns para discutir problemas

Por fim, uma boa ideia é participar de fóruns online com outros estudantes de cálculo para discutir problemas, tirar dúvidas e acelerar seu estudo.

Existem fóruns para isso na Internet, mas também grupos em redes sociais (como o Facebook) ou em aplicativos de mensagens como o WhatsApp e Telegram dedicados apenas a ajudar alunos de cálculo.

Pronto! Agora que você viu essas dicas na hora de estudar cálculo, é hora de arregaçar as mangas e dominar o assunto.

Lembre-se de que atualmente há muito mais material para aprender como estudar cálculo e tirar melhores notas na escola e no vestibular.

Com as muitas videoaulas no YouTube e fóruns de estudo online, você terá toda a colaboração necessária para entender de vez todos os assuntos.

Gostou das dicas? Então compartilhe este artigo com seus amigos que também estão sofrendo para aprender cálculo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que seguir depois de fazer o curso de odontologia

O que seguir depois de fazer o curso de odontologia?

5 dicas de Inbound Marketing para aplicar no seu negócio

5 dicas de Inbound Marketing para aplicar no seu negócio