in ,

Dicas para praticar o inglês no dia a dia

Dicas para praticar o inglês no dia a dia

O inglês é a língua mais falada do mundo, e ter domínio desse idioma abre portas para muitas oportunidades, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.

Você já deve ter percebido, ao analisar algumas vagas de emprego, o quanto dominar esse idioma faz a diferença para conquistar boas colocações.

No Brasil, falar bem o inglês faz toda a diferença, ao contrário de alguns países como Finlândia, Noruega, Suécia e tantos outros que estão muito à frente no domínio dessa língua.

Em outras palavras, se falar inglês fosse normal por aqui, talvez as empresas não fizessem tanta diferença entre você e outra pessoa. Entretanto, a situação por aqui é tão oposta que uma pesquisa constatou que apenas 5% da população brasileira fala inglês.

Isso significa que 1 a cada 100 brasileiros consegue fazer uma apresentação nesse idioma e se dar bem. Mas, por que será que apenas uma pequena quantidade de pessoas consegue ter inglês fluente?

Além dos aspectos sociais, a falta de prática também explica por que tanta gente não é capaz de sair do básico.

Pensando nisso, vamos explicar a importância de falar inglês neste artigo, além de como praticar esse idioma no dia a dia e dar algumas dicas para inseri-lo na rotina. Acompanhe!

Entenda a importância de falar inglês

A língua inglesa é muito importante nos dias de hoje por conta da globalização, a partir dos anos 1990, fazendo com que esse idioma se tornasse internacional e oficial em várias situações, como:

  • Estudos;
  • Viagens;
  • Negócios;
  • Comunicação em geral.

Parando para analisar, será possível perceber que todos os dias convive com algumas palavras em inglês, ou seja, isso por si só já expõe a importância da fluência.

Se você for acessar o sistema utilizado por uma empresa terceirizada de limpeza, com certeza vai encontrar algumas palavras estrangeiras, como download.

No dia a dia, outros termos também são muito comuns, como delivery, fast food, networking, e-mail, fitness, light, shopping, e assim por diante.

Além disso, no mercado de trabalho, em muitos setores, o inglês se tornou algo essencial para conquistar uma vaga disputada, principalmente para quem tem nível universitário.

É muito comum encontrar profissionais que perdem boas oportunidades por não saber falar inglês. Inclusive, mesmo quando o profissional não precisa utilizar o idioma, se dominá-lo, terá muita vantagem ao disputar uma vaga.

Ademais, de acordo com algumas pesquisas, o salário de uma pessoa que domina outro idioma chega a ser 30% maior em relação àquelas que não dominam.

Por conta da aproximação dos mercados financeiros, parte dos brasileiros vão ao exterior para estudar, tirar férias e trabalhar, e da mesma forma, pessoas de outros países vêm ao Brasil para realizar estas atividades.

Exemplo disso é alguém que trabalha com manutenção de aeronaves, e se você quiser ter uma boa relação com essas pessoas e garantir uma troca de experiências, precisa saber falar inglês.

Mas, não se engane, pois apesar de haver muitos profissionais com inglês no currículo, a maioria não consegue ultrapassar o nível básico ou intermediário.

Entretanto, ter fluência nesse idioma é um grande diferencial se você quer conquistar posições mais altas. Isso significa que, para quem quer entrar no mercado de trabalho e ter um salário satisfatório, é preciso se dedicar a aprender o inglês.

Nesse sentido, tenha em mente que para conquistar a fluência não existem métodos milagrosos, pois tudo depende do seu esforço e da vontade de aprender. Para te ajudar nessa empreitada, vamos dar algumas dicas no próximo tópico.

Entenda a importância de falar inglês

Como começar a exercitar o inglês?

Se você quer conquistar a tão sonhada fluência, precisa investir em algumas ações no seu dia a dia, e dentre as principais estão:

1 – Atentar-se à gramática

A estrutura da língua portuguesa é muito diferente da língua inglesa, por essa razão, muitas pessoas têm dificuldade em estudar a gramática.

Se você é cardiologista para atletas e pretende trabalhar no exterior, faça exercícios gramaticais todos os dias e procure conteúdos em inglês.

É dessa forma que será possível identificar seus pontos de dificuldade e no que você tem mais facilidade dentro desse conjunto de regras.

2 – Converse neste idioma

Se você tem um amigo que já fala o idioma ou mesmo conhece alguém nativo e que possa te ajudar, pode começar a praticar a conversação.

Caso não tenha, existem sites gratuitos na internet onde você pode conversar com pessoas fluentes. Procure fazer isso pelo menos uma vez na semana, pois isso pode te ajudar a compreender a escuta e se familiarizar com o inglês.

3 – Assistir filmes e séries com áudio e legenda em inglês  

Adquira o hábito de assistir filmes e séries com áudio e legenda em inglês. Se você está começando agora, opte por conteúdos que você já assistiu antes e está familiarizado com a história.

Além dos filmes e séries, você também pode assistir vídeos na internet, como o YouTube, pois muitos conteúdos oferecem legenda automática, sobre os mais diferentes assuntos, como de uma transportadora de cargas.

Para aperfeiçoar ainda mais, primeiro veja o vídeo com legenda em português, depois em inglês e, em seguida, sem legenda.

É uma forma de aumentar o seu vocabulário e começar a pensar em outro idioma. Se tiver alguma dúvida, pare, retorne e volte para assistir de novo. Assim, você entende em qual contexto a palavra está sendo utilizada.

4 – Ler livros em inglês

Outra atividade que enriquece a fluência é ler livros no idioma. Se você nunca fez isso antes, procure uma história que já conhece, visto que isso facilita a compreensão do conteúdo.

Procure marcar as palavras que você tem mais dificuldade e tente entender um pouco mais sobre elas. Também consulte o dicionário para facilitar a sua leitura, fazendo uma lista de expressões e palavras que aprendeu ao longo da leitura.

Para que esse exercício flua bem, deixe essa lista sempre por perto, afinal, essa é uma maneira de memorizar esses itens.

A leitura sobre qualquer assunto, como confecção de roupas, também te ajuda a melhorar a escrita, uma vez que há um maior contato com a língua e compreende melhor a construção das sentenças.

Todas essas atividades precisam ser praticadas no dia a dia, mas sabemos que uma parte dos indivíduos não têm tempo para fazer isso todos os dias. Nesse contexto, acompanhe as dicas do próximo tópico.

Passos para inserir o inglês em sua rotina

Para o caso das pessoas que têm uma rotina corrida ou simplesmente não conseguem se organizar para estudar e praticar todos os dias, algumas dicas podem ajudar. São elas:

Ouvir músicas e ler as traduções

Você pode ouvir música enquanto realiza outras atividades, como trabalha, dirige, limpa a casa, faz algum trabalho da escola ou da faculdade, e assim por diante.

Enquanto pesquisa, por exemplo, sobre aluguel de van com motorista, ouça músicas em inglês tentando prestar atenção na letra.

Ouvir músicas e ler as traduções

Ao final do dia, quando tiver um tempo, procure ler as traduções dessas músicas. Para praticar um pouco, uma dica é ler a letra enquanto a escuta.

Faça isso diariamente para que o seu ouvido se acostume com os termos, assim, logo será possível compreender outras letras de primeira.

Tente apenas ser cuidadoso com os sites em que lê as traduções, pois nem todos são confiáveis e podem traduzir do jeito errado.

Escrever em inglês

Hoje em dia, qualquer pessoa pode ter um blog e ele não precisa ser divulgado, caso não queira. Escrever em outro idioma é uma forma de praticar sua desenvoltura, melhorando a pontuação e a construção das frases.

Deste modo, é possível criar um blog para falar um pouco mais sobre o seu dia a dia em uma empresa de arquitetura, em casa ou sobre qualquer assunto que seja do seu interesse.

Comece com textos pequenos e frases curtas e, com o passar do tempo, você começa a escrever com mais naturalidade até o ponto de escrever uma redação completa.

Fazer uma lista de compras em inglês

Este é um hábito autoexplicativo, mas que pode ser muito útil para expandir o seu vocabulário, principalmente para quem tem a intenção de morar no exterior.

Escreva em uma lista todos os alimentos e produtos que precisa comprar em um supermercado, e caso não se lembre de algum item, pode utilizar um dicionário online.

Essa prática vai te ajudar a memorizar o nome de comidas e outros objetos que são comprados no supermercado, algo essencial para se virar em outro país.

Conclusões finais

Não importa se você trabalha com serviços funerários ou em qualquer outro tipo de empresa, muito menos a sua idade e quais são os seus objetivos de vida, pois aprender um novo idioma é sempre uma maneira de crescer ainda mais quando você pode fazer uns cursos de inglês online gratis com certificado..

O inglês é o idioma oficial para se comunicar com qualquer pessoa do mundo, portanto, se quer se destacar e expandir seus horizontes, é preciso saber como falá-lo corretamente, e neste artigo, você aprendeu algumas dicas importantes para chegar lá caso tenha interesse em se aprofundar em um curso online gratuito de inglês basta clicar aqui.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra quais as técnicas utilizadas na estética corporal!

Descubra quais as técnicas utilizadas na estética corporal!

Entenda como comer saudável aproveitando os alimentos

Entenda como comer saudável aproveitando os alimentos