in , ,

Direito em 2021: conheça algumas áreas para se especializar

Direito em 2021 conheça algumas áreas para se especializar

Você já pensou em começar a estudar Direito em 2021? Considerando que a taxa de aprovação na prova da OAB é baixa, é importante pensar bem nisso para poder decidir se esse é um desafio que você quer enfrentar.

Se topar por enfrentá-lo, saiba que entrar na faculdade, se formar e então passar na OAB é apenas a primeira fase desse desafio, já que há um outro enorme esperando por você: um mercado de trabalho competitivo.

O Brasil é, hoje, um dos países com o maior número proporcional de advogados. Isso significa que a competição é alta e é difícil se destacar no mercado.

No entanto, é fato que a distribuição dos advogados é desigual. Há muitos profissionais em áreas específicas, com outros segmentos com carência de nomes especializados.

Portanto, saber a área certa a se especializar é uma das formas de conseguir ter mais destaque no setor.

Quer saber quais áreas se especializar ao estudar Direito em 2021? Então siga a leitura abaixo!

5 áreas para se especializar ao estudar Direito em 2021

1. Direito Desportivo

O Direito Desportivo é uma das áreas que promete maior crescimento no Brasil nos próximos anos, à medida que a maioria dos esportes atinge um nível de profissionalização maior do que nos últimos anos.

É claro que o ritmo ainda é bem lento, mas o progresso vem acontecendo de forma consistente nos últimos anos.

Uma das áreas mais estabelecidas do Direito Desportivo é o futebol, que tem legislação própria e uma jurisprudência bem montada. No entanto, a aplicação da Lei Pelé em outros esportes, assim como a relação de trabalho e negócios em outras áreas ainda pode ser mais explorada.

Para poder se dar bem nesse segmento, é importante construir autoridade perante o mercado. Uma boa maneira de fazer isso é com um blog sobre Direito Desportivo para poder postar artigos, vídeos e opiniões sobre o segmento.

2. Direito Ambiental

Quem acompanhou as recentes polêmicas em relação às queimadas na Amazônia e no Pantanal sabe que o Direito Ambiental está em alta no momento e deverá permanecer assim nos próximos anos.

Até porque, além das matas, existem muitos outros elementos a discutir em relação ao Meio Ambiente no Brasil, o que dá margem para muita coisa.

Por exemplo, a poluição da Baía de Guanabara e a responsabilização da Administração Pública e de empresas responsáveis por isso.

Ou mesmo a adequação de empresas para os requisitos de acordos internacionais, como o Acordo de Paris.

3. Compliance

O segmento de Compliance já havia começado aqui no Brasil, mas ganhou uma tração enorme com os recentes escândalos de corrupção envolvendo empresas gigantescas no Brasil.

No geral, Compliance é uma estrutura interna da empresa (contando com profissionais, protocolos de ação e de supervisão) que tem como objetivo garantir que a empresa cumpre a lei.

Essa estrutura pode ser trabalhista (garantindo que todos os processos trabalhistas são legalizados), tributária (o mesmo com impostos), empresarial e mais.

Para advogados, é uma ótima forma de agir de maneira preventiva, oferecendo ferramentas para as empresas evitarem processos e danos de imagem, financeiros e comerciais.

4. Cibercrime

Com cada vez mais gente online, a quantidade de cibercrimes vem aumentando vertiginosamente. Por isso, nasce também a necessidade de ter advogados especializados no assunto, capazes de auxiliar tanto a polícia e a Administração pública, como os civis que são acusados ou vítimas de cibercrimes.

4. Cibercrime

Como essa é uma área ainda em pleno desenvolvimento, é um segmento muito interessante para quem faz trabalho teórico e quer contribuir com a construção de algo de valor no país.

Um dos pedaços de legislação que trata sobre o assunto é o Marco Civil da Internet, mas há muito mais a propor, discutir e colocar em prática ainda.

5. Direito Previdenciário

Você sabia que, desde a promulgação da Constituição de 1988, o Brasil já teve 5 grandes reformas da Previdência? A mais recente foi em 2019.

Considerando que a população só envelhece e a Previdência cobre mais do que apenas a aposentadoria, o Direito Previdenciário é um desses que nunca deixará de ser útil. Afinal, há sempre novas mudanças, novas regras e muitas dúvidas por parte dos trabalhadores brasileiros.

Além disso, há novas áreas de atuação também. Antes, o advogado previdenciário ajudava a conseguir a aposentadoria para o cliente ou um direito previdenciário (seguro-desemprego, por exemplo).

Hoje em dia, ele pode atuar como consultor, ajudando o cliente a planejar a sua aposentadoria desde o início, especialmente para profissionais PJ ou autônomos, sem direito a aposentadoria da Previdência.

Pronto! Agora que você já conhece essas áreas para se especializar, pode guiar melhor seu plano de estudos de Direito em 2021.

Lembre-se de que a concorrência é alta e, portanto, é importante se destacar ao atuar em um segmento pouco populado, mas também em ser um dos grandes especialistas da área. Afinal, de nada adianta ser o único se você não conseguir fazer um bom serviço, não é mesmo?

Aproveite que chegamos ao fim do artigo e deixe um comentário abaixo dizendo qual dessas áreas mais interessa a você!

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Como prestar um bom atendimento pela internet

Como prestar um bom atendimento pela internet

Negócios que podem crescer no pós-pandemia: conheça os principais

Negócios que podem crescer no pós-pandemia: conheça os principais