in , ,

Educação financeira será implementada nas escolas a partir de 2021

Educação financeira será implementada nas escolas a partir de 2021

Você sabe o que é educação financeira? Esse é o novo projeto do governo federal para as escolas públicas de todo o país.

Saber lidar com o dinheiro e entender a importância de manter organização e planejamento é essencial para a formação de cidadãos mais conscientes.

Atualmente no Brasil a taxa de inadimplentes é bem alta e a quantidade de pessoas que têm dificuldade para ajustar os ganhos com os gastos também. 

Segundo a SERASA 38,6% da população brasileira estava inadimplente no meio de 2020. Isso representa mais de 61 milhões de devedores e agora esses valores são ainda mais altos.

E quando pensamos naqueles que estão devendo, mas não tiveram seus nomes incluídos no cadastro esses números se tornam ainda maiores.

Por isso, ensinar as crianças desde pequena a trabalhar com suas verbas é ponto certo de partida para mudar a realidade do futuro do país.

O que é o projeto de educação financeira na escola?

Para ensinar desde pequeno as crianças a saber lidar com o dinheiro, o Banco Central criou o programa Aprender Valor.

Esse programa tem o objetivo de ajudar as crianças a aprender o valor do dinheiro, como ser mais independente e evitar as dívidas.

Além disso, a ideia desse programa de educação financeira é estimular o desejo de entender mais sobre finanças. 

Assim, as chances de se tornarem adultos com saúde financeira são maiores.

Claro que você não vai precisar realizar cálculos matemáticos avançados, mas sim, ter acesso a ideias simples, mas totalmente funcionais financeiramente.

Como por exemplo, aprender a economizar, poupar dinheiro e como evitar as contas de cartão.

A educação financeira não é uma disciplina a mais no currículo escolar das crianças e jovens. Na verdade, os conceitos e ensinamentos são abordados dentro das principais disciplinas comuns aos alunos.

Além da matemática, que já era esperado, português e ciências biológicas também vão abordar assuntos relacionados à educação financeira. E assim, introduzindo o conteúdo no meio das matérias conhecidas, o ensino se torna muito mais fácil e simples.

O que é o projeto de educação financeira na escola?

Benefícios da educação financeira já na infância

  • Ensina o valor do dinheiro: crianças não tem noção de quanto custam as coisas, e sempre desejam comprar mais, principalmente quando falamos de brinquedos. A educação financeira ajuda a ensinar às crianças o valor do dinheiro e não apenas quanto custam os objetos.
  • Ensina conceito de caro e barato: Esse é um tema sensível pois pode confundir e criar o conceito de pobre e rico, sendo que a ideia é totalmente contrária. O objetivo aqui é mostrar que algo caro nem sempre é bom ou que algo pode ser barato e muito bom.
  • Permite maior controle financeiro: Quando criança não temos controle algum do dinheiro ganho de presente ou da mesada. Por isso, a educação financeira pode ajudar a ensinar as crianças a poupar ou usar o dinheiro de maneira mais proveitosa.
  • Permite a criação de poupança: Sabendo lidar melhor com o valor do dinheiro as crianças se interessam mais em poupar seus ganhos para o futuro. Isso pode ajudar na fase adulta e durante os estudos.
  • Evita problemas futuros: Quando o controle financeiro é praticado desde a infância dificilmente esse adulto terá problemas. Ainda que tenha um salário mais baixo, o planejamento ajuda a controlar e equilibrar o dinheiro conforme seus ganhos.
  • Senso crítico: o curso ajuda as crianças e jovens a aprender a analisar quando uma compra é realmente necessária e quando se trata de um gasto supérfluo.
  • Famílias mais organizadas: Todos os ensinamentos podem ser aproveitados nas casas dos alunos e assim ajudar os pais a lidar com a falta de dinheiro e a organizar suas finanças.

Locais atendidos pelo plano de educação financeira na escola

O projeto piloto do programa Aprender Valor está sendo desenvolvido em 429 escolas de 257 municípios em todo o Brasil. 

Assim, mais de 14 mil estudantes já foram beneficiados com as aulas sobre educação financeira.

Para se preparar para as aulas, mais de 1200 professores e gestores receberam treinamento online específico para esse conteúdo de educação financeira. 

Os alunos recebem entre 5 a 10 aulas que podem ser presenciais ou online, dependendo da situação do estado e das escolas.

A ideia é implantar esse projeto em todas as escolas municipais e estaduais do país. As escolas que já desejam participar e iniciar os treinamentos precisam se inscrever e assim começar o processo de aprendizado.

Todos os benefícios não são apenas para os alunos, os profissionais que recebem o treinamento também podem usar o conhecimento para aperfeiçoar sua relação com o dinheiro e com as compras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia em Sala de Aula Até que ponto ela auxilia no aprendizado

Tecnologia em Sala de Aula: Até que ponto ela auxilia no aprendizado?

Google Maps - Como destacar minha empresa

Google Maps – Como destacar minha empresa?