in , ,

5 Dicas de empreendedorismo para pequenas empresas

5 Dicas de empreendedorismo para pequenas empresas

5 Dicas de empreendedorismo para pequenas empresas

Com o aumento do número de pessoas desempregadas, o empreendedorismo se tornou uma excelente alternativa para aqueles que procuravam uma fonte de sustento. 

Se você está migrando agora para o mercado do empreendedorismo, é comum que surjam muitas dúvidas sobre como fazer o seu negócio dar certo ou como tirar a sua ideia do papel de maneira efetiva. 

Neste artigo separamos 5 dicas de como empreender e ter sucesso em seu negócio.

1. Conheça seu público 

Mesmo que você trabalhe um segmento único, como em consultórios odontológicos vinculados a um convênio dental, é importante ter nichos e personas diferentes diante do seus atendimentos.

Isso porque mesmo em um convênio existem grandes diferenças entre os usuários, afinal pessoas que usufruem do convênio entre 16 a 20 anos não terão as mesmas necessidades que as pessoas na casa dos 40. 

Ao realizar a análise da sua persona, é importante que você saiba quais os medos, os sonhos, as vontades e os objetivos do seu público. Ao coletar todo esse material você conseguirá fazer um marketing muito mais objetivo e funcional para esse público. 

2. Pesquise sobre o ramo que irá atuar 

Por mais que você tenha interesse em abrir um pequeno negócio, é importante você conhecer o ramo que você irá atuar. 

Isso porque conhecer o seu ramo faz com que você tenha mais visão do mercado e consiga se posicionar de maneira forte e coerente. 

O ramo odontológico, por exemplo, tem tido grandes evoluções e pesquisar sobre a área pode te auxiliar a encontrar a sua especialidade, se tornando um profissional reconhecido na área. 

Quantas clínicas oferecem um plano odontologico pessoa fisica atraente aos clientes? O que elas oferecem? O que você pode oferecer para se tornar igual ou melhor do que elas? 

3. Compartilhe sua ideia com profissionais responsáveis 

Amplie a sua ideia de negócios e compartilhe/contrate pessoas que confiem em seu projeto e sejam especializados no setor. Não imagine que você terá de fazer tudo sozinho, porque a gestão dos processos e da divulgação se torna algo muito complexo para gerenciar sozinho com qualidade, afinal exige muita atenção e cuidado. 

Utilizando o exemplo que demos anteriormente, você pode ter uma ideia simples sobre plano dental empresarial, mas colocando ela em ação com bons profissionais ela terá resultados incríveis. 

3. Compartilhe sua ideia com profissionais responsáveis 

É importante ter em mente que uma ideia incrível na mão de profissionais ruins geram resultados ruins, mas uma ideia não tão desenvolvida na mão de profissionais incríveis geram resultados surpreendentes. 

Construa uma equipe com a qual as suas ideias e as deles possam ser ouvidas e conciliadas, correndo atrás de um único resultado que beneficie não só a empresa, mas toda a equipe. 

4. Tenha personalidade em seu negócio

Se você possui interesse de migrar para o marketing online, ter uma personalidade em seus negócios fará toda a diferença. 

Todos nós procuramos o Google para tirar dúvidas ou procurar informações sobre determinados assuntos.

Mesmo com toda a evolução e tecnologia que a internet nos proporciona, algo que não muda é o tempo de procura de um leitor/internauta. 

Por exemplo, ao buscar informações sobre um plano odonto empresa, você não ficará 10/15 minutos visualizando todos os blogs e sites, você irá clicar nos primeiros que, de forma inteligente, estão bem ranqueados. 

Justamente por isso que a personalidade da sua empresa é tão importante, bem como a adequação das estratégias para esse ambiente.

Tendo uma personalidade focada na sua persona, você conseguirá atingi-los de forma mais eficiente, gerando mais engajamento. 

Se a sua persona são adolescentes, por exemplo, estar presente nas redes sociais como Facebook e Instagram pode trazer resultados muito significativos, principalmente conciliando uma forma mais despojada e tranquila de apresentar suas propostas e serviços. 

5. Separe as despesas pessoais das empresariais

Para que qualquer negócio dê certo é crucial ter um bom planejamento financeiro, principalmente para que você não acabe saindo no prejuízo. 

Não misture os seus gastos pessoais com os lucros da sua clínica, por mais que você esteja abrindo um negócio com um objetivo de ganhar mais dinheiro e conseguir as suas conquistas pessoais. Assim, os gastos da sua clínica devem ser colocados à frente. 

Ter um bom controle das suas finanças pode ajudar muito nessa parte. Atualmente existem diversos softwares gratuitos que podem te oferecer um serviço de controle eficiente e objetivo. 

Tenha sempre na ponta do lápis os valores gastos mensalmente com sua clínica, qual os procedimentos mais pedidos, quais os materiais mais usados. 

Dessa forma, além de conseguir direcionar o seu dinheiro de maneira mais inteligente e funcional ao seu negócio, você conseguirá controlar melhor os seus gastos, tendo mais lucro. 

Esse controle é muito importante, principalmente para situações atípicas, como a pandemia do coronavírus. Tendo um bom controle financeiro você conseguirá fazer todas as etapas de segurança necessárias sem acabar se endividando. 

Além disso, cabe ressaltar que as modificações e adequações já podem trazer mais gastos para o consultório, mas é importante ver essas ações como investimento, melhorando seu estabelecimento e evitando futuros problemas.

5. Separe as despesas pessoais das empresariais

Para isso é imprescindível ter o total controle sobre seu orçamento e os retornos que essas ações trarão.

Colocando essas dicas em prática você conseguirá desenvolver um pequeno negócio de sucesso, que estará sempre bem posicionado e trazendo lucros. 

Pense sempre a longo prazo, como será o futuro do empreendedorismo e quais os planos para seu negócio? 

Diante de todas as inovações com certeza a tecnologia trará grandes avanços, por isso atuar no marketing digital pode trazer um desenvolvimento constante para o seu negócio. 

Conteúdo produzido por Dayane Goes, redatora da empresa Ideal Odonto. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 dicas para vender mais

10 dicas para vender mais

Crescimento das operadoras de planos de saúde

Crescimento das operadoras de planos de saúde