in , , ,

Entenda sobre decoração de ambientes

Entenda sobre decoração de ambientes

A decoração de ambientes influencia mais em nossa vida do que podemos imaginar.

Aliás, a qualidade de vida tem relação com o tipo de espaço que frequentamos, como os ambientes de trabalho, estudo, descanso, lazer, dentre outros.

Dentre todos os locais presentes em nosso dia a dia, o mais importante é a nossa casa, uma vez que é lá onde as pessoas passam a maior parte do tempo, principalmente durante os momentos de folga.

Precisamos ter um carinho especial com o lar, procurando uma composição decorativa bem pensada e que permita ao morador aproveitar sua casa da maneira que quiser e ao máximo.

Só que para alcançar esse objetivo, é necessário pensar a decoração como algo que vai muito além da maneira como organizamos os móveis e os elementos decorativos.

Na verdade, a decoração é uma excelente oportunidade para demonstrar a personalidade, gostos pessoais e a própria essência dos moradores.

Também é necessário que tudo garanta mobilidade e praticidade no dia a dia, mas isso só é possível se você compreender melhor tudo o que envolve a decoração de ambientes.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre sua importância e dar algumas dicas essenciais para caprichar na decoração da sua casa.

Importância da decoração de ambientes

A decoração de ambientes é importante por diversas razões, e isso se explica pelas vantagens que ela pode trazer.

Reduz o estresse

O uso de elementos funcionais está cada vez mais importante por conta da rotina corrida e estressante da sociedade moderna.

Isso fez com que peças curingas, como box vidro fumê, ganhassem mais destaque, assim como no caso dos móveis planejados. 

Eles são desenvolvidos sob medida para valorizar cada canto da propriedade, valorizando os cômodos e trazendo praticidade.

Os moradores, por sua vez, não precisam se preocupar mais com a bagunça e tornam as tarefas do cotidiano muito mais ágeis.

Também é por meio de uma boa decoração que conseguimos organizar melhor nossos pertences.

Mais praticidade para o dia a dia

Mais do que agregar valor estético ao imóvel, a decoração também facilita a rotina dos moradores.

Por exemplo, quem trabalha home office ou leva projetos para terminar em casa, pode criar um espaço prático e funcional.

Aliás, essa necessidade também se aplica a quem estuda ou tem muitos afazeres domésticos no dia a dia.

Uma casa onde as pessoas realizam várias atividades precisa de móveis e equipamentos de qualidade e que atendam a todas as funções e necessidades.

Mas, não basta apenas escolher boas peças, é necessário saber posicioná-las dentro dos ambientes, de modo a facilitar a circulação e conectar diferentes áreas.

Transmite a personalidade do morador

Todos os itens que compõem a decoração e até o acabamento da propriedade, como varal retrátil sob medida, dizem muito sobre aquilo em que o morador acredita, o que ele gosta e seus próprios valores. 

Esses aspectos são transmitidos por meio de:

  • Pertences pessoais;
  • Objetos de coleção;
  • Itens raros;
  • Artigos especiais.

Transmite a personalidade do morador

Para as visitas, é uma prova de que quem vive no local trata o espaço com muito carinho e sabe aproveitá-lo.

Mas, é necessário cuidado, pois muitos exageram nas cores, estampas e outros materiais para mostrar do que gostam, suas crenças e trajetórias.

Apesar de ser importante demonstrar a própria personalidade por meio da decoração, antes de mais nada, é fundamental pensar na qualidade de vida e nas necessidades do cotidiano.

Enquanto alguns preferem cômodos amplos e vazios, optando por uma decoração minimalista, existem aqueles que preferem espaços pequenos e aconchegantes.

Independentemente de qual seja a sua escolha, a decoração precisa ser composta de maneira especial, para que tudo seja agradável ao morador, caso contrário, o indivíduo não vai se sentir em seu próprio lar.

Traz conforto e segurança

Uma empresa paisagismo e jardinagem pode deixar a área da piscina mais bonita, mas também mais segura para todos os moradores, principalmente famílias com bebês, crianças pequenas e idosos.

Além disso, o responsável pelo projeto de decoração precisa priorizar o conforto visual e mental, optando por elementos que o não essas duas sensações e garanta a qualidade de vida.

Qualquer pessoa quer um espaço funcional e com a mobília disposta de maneira inteligente, e é exatamente isso que faz com que o dia a dia dos moradores seja agradável, além de criar um ambiente perfeito para receber amigos e familiares.

Um bom projeto de decoração traz mais conforto e segurança para todos, independentemente do cômodo.

Os tecidos são selecionados de acordo com a estação, assim como as cores, tipo de iluminação, dentre outros pontos importantes.

Por falar nisso, se você quer um imóvel seguro e funcional, além de tela para sacada, também precisa de outros elementos para compor os corruptos.

Dicas de decoração para a sua casa

Para acertar na decoração e usufruir de todos os benefícios mencionados no tópico anterior, algumas dicas importantes são:

Deixar espaço para a circulação

Não é necessário preencher totalmente o ambiente, ao ponto de atrapalhar a circulação das pessoas.

Quando estiver decidindo onde cada item vai ficar, procure manter uma distância confortável entre eles.

As passagens precisam ser livres o suficiente e a área de circulação deve ter, no mínimo, 60 cm.

Além de deixar os espaços mais confortáveis, um bom espaço de circulação também evita o estresse no dia a dia.

Saber usar as cores

As cores são elementos muito importantes para a decoração, e mais do que isso, elas também influenciam o nosso psicológico.

Tons frios e relaxantes, como o azul, devem ser aplicados no quarto, por exemplo. As cores quentes, como o laranja, podem estar presentes na cozinha.

Personalizar os ambientes

Desde o projeto de reforma de fachada residencial até o momento de colocar o último objeto, é fundamental incluir coisas que refletem os gostos, hábitos e necessidades das pessoas que vivem na residência.

Embora seja importante saber usar as cores, você não precisa se apegar a um tom só porque ele está na moda.

O mais importante é pensar na sua casa como o local que vai falar sobre você, por isso, traga para os cômodos tudo aquilo que o seu lar merece, pois é isso que vai fazer com que você queira ficar mais tempo dentro de casa.

Personalizar os ambientes

Atentar-se aos cuidados técnicos

A decoração não pode ser feita na base do achismo, por isso, antes de promover qualquer mudança mais complexa, meça os móveis e os cômodos da sua casa.

Isso é importante para planejar melhor os ambientes e para garantir que o novo mobiliário passe por todos os pontos que ele precisar passar, como portas e corredores.

Nos projetos de casas modernas alto padrão, os decoradores sempre se certificam de que existem pontos elétricos hidráulicos onde eles são importantes.

Não faz sentido, por exemplo, planejar o lugar onde você vai colocar a mesa de escritório se não tem tomada por perto.

Vários detalhes da estrutura precisam ser observados, por exemplo, a posição da janela.

Nunca coloque um guarda roupa que possa cobrir uma parte da janela ou que atrapalhe a abertura das folhas.

Se você tiver alguma dúvida enquanto faz a análise dos aspectos técnicos, converse com um profissional especialista.

Aproveitar a luz natural

Além de combinar perfeitamente o piso laminado na sala de jantar com a cor da parede, procure valorizar a entrada de luz natural, não apenas para economizar energia mas também para melhorar seu bem-estar físico e mental.

Tenha em mente que a iluminação natural serve apenas para complementar a iluminação natural, ou seja, antes de escolher o tipo de luminária, lustre ou abajur de determinado cômodo, veja para que ele serve e como é a entrada de luz do sol.

Também nunca é demais reforçar a importância de favorecer a ventilação natural, pois todo o imóvel precisa renovar o ar, caso contrário, a saúde dos moradores e a própria estrutura do projeto podem ser comprometidos.

Antes de fazer a instalação persiana, certifique-se de que as folhas da janela estão abrindo e fechando normalmente, e em hipótese alguma coloque móveis ou eletrodomésticos na frente da janela.

Investir em plantas

Qualquer decoração fica muito mais bonita com as plantas. Elas são alegres, coloridas e embelezam o ambiente de maneira natural.

Também melhoram o ar do cômodo, colaboram com a concentração e a produtividade e podem ser usadas em qualquer ambiente.

A única coisa que você precisa fazer é escolher as espécies certas para os espaços internos e externos da  construção.

Considerações finais

Sendo assim, decorar uma casa com amor e carinho é garantir sua funcionalidade, beleza e segurança, e por meio das dicas que demos aqui, vai ficar muito mais fácil decorar sua casa ou apartamento.

Procure elementos que correspondam à sua personalidade, com tamanhos adequados aos seus cômodos e que sejam funcionais no dia a dia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra as vantagens de um coaching

Descubra as vantagens de um coaching

Invista em um curso de administração de empresas e abra a sua

Invista em um curso de administração de empresas e abra a sua