in ,

Entenda a importância da qualificação profissional no mercado de trabalho

Entenda a importância da qualificação profissional no mercado de trabalho

O mercado tem se tornado cada vez mais competitivo e pensando nisso a qualificação profissional deixou de ser um diferencial e se tornou uma exigência, onde quanto mais qualificado você for, mais chances terá. Mas afinal, o que é qualificação profissional?

Qualificar significa atribuir qualidade, ou seja, quando se fala em qualificação profissional, fala-se de atribuir conhecimento e experiência na sua profissão. É você estar qualificado para desenvolver determinada função. 

Hoje existem diversas formas de você adquirir conhecimento, além da experiência, a internet fornece todas as informações que você quiser saber, cada vez mais existem cursos online ou presenciais e inclusive, pagos ou gratuitos, sobre os mais variados assuntos. 

Então, com esse fácil acesso a informação, consequentemente as vagas de emprego exigem conhecimento para as vagas. E quem nunca perdeu uma vaga por não estar dentro dos requisitos, não é mesmo?!

Pelo menos uma vez, todos já passaram por isso, mas como resolver essa problema?!

Como desenvolver a qualificação profissional

A qualificação é o seu “algo a mais” para o mercado de trabalho, é seu curso superior, sua pós graduação, seus cursos extras, etc.

As empresas estão em busca de colaboradores que vistam a camisa da empresa, mas não só isso, buscam principalmente por pessoas que se dedicam, que possuam experiências e conhecimentos focados na área que desejam seguir. 

Por exemplo, se você é dentista pode se especializar em casos de próteses ou clareamentos para ser referência em serviços, como: prótese sobre implante dentário ou clareamento dental com moldeira

Mas para se tornar referência para sua área você precisa se dedicar. Além disso, existem alguns cursos e especializações, como outros idiomas ou conhecimentos gerais de tecnologia que são um diferencial independente da sua área, ou seja, independente da sua função, estará na descrição da vaga. 

Mas fica tranquilo, separamos aqui algumas dicas para você alcançar a tão desejada qualificação profissional.

Como desenvolver a qualificação profissional

Se conheça!

O primeiro passo para o sucesso, pessoal, profissional e para alcançar uma boa qualificação, é se conhecendo.

Você precisa saber o que gosta, o que tem maior facilidade, no que acredita e no que está disposto a investir seu tempo e seu dinheiro. Pelo o que você se interessa de verdade?

Você pode usar aquela famosa frase de base “trabalhe com o que ama, que nunca mais vai precisar trabalhar”. Não leve ao pé da letra, pois antes de chegar onde quer, vai precisar sim de muito trabalho.

Mas quando se trabalha com o que ama, o sentimento do trabalho e do esforço, vem junto com o sentimento de satisfação e conquista.

Investir é necessário

Como dito acima, sim, vai ser preciso fazer investimento tanto de tempo quanto financeiro. 

Mesmo que a internet ofereça muitos cursos gratuitos de todos os tipos de segmento, para conseguir um diploma nomeado e uma especialização mais a fundo, você vai precisar investir em faculdade, cursos de extensão e especialização. 

Isso porque no processo seletivo, esse pode ser seu diferencial, sem contar que algumas empresas buscam por pessoa que possuam formação e especialização com certificados e com histórico.

Além disso, principalmente falando em início de carreira, para os estágios e primeiras efetivações estar cursando é uma das exigências e é por meio dessas experiências que você consegue iniciar sua carreira na área desejada. 

Cursos de curta duração

Conhecidos como cursos de extensão, complementares ou cursos curtos, esses são grandes aliados da qualificação profissional. São cursos mais diretos, focados em um segmento específico. 

Por exemplo, se você faz odontologia, pode buscar por “lente de contato dente” ou “clareamento consultório” para saber mais sobre essas áreas em especial. 

Nem sempre esses cursos te fornecem um certificado, mas são muito importantes para você se aprofundar no assunto e adquirir maior conhecimento.

Seja um profissional diferenciado

Mesmo que possua todas as qualificações desejadas, sua postura e comprometimento no trabalho faz toda a diferença. Inclusive, se essa parte não for bem desenvolvida, é tão prejudicial quanto não ter o conhecimento adequado para o trabalho. 

Por isso, além de investir em conhecimento, invista na sua boa conduta.

Seja um profissional diferenciado

Competitividade 

Aprenda com quem está do seu lado e ensine também, busque pelo seu sucesso e se esforce para conquistar aquela tão desejada promoção.

Cada vez mais as empresas investem no plano de carreira, para que os colaboradores tenham oportunidades de se desenvolver e crescer junto com a empresa, sendo uma forma de incentivo.

Então é preciso correr atrás disso e lembrar, que a qualificação profissional não possui um teto, é sempre tempo de aprender. 

E lembre-se, mesmo que o mercado de trabalho seja competitivo, não vale sabotar o seu adversário. No ambiente de trabalho, é preciso torcer, ajudar e incentivar seus colegas e lembrar que a conquista deles não significa sua derrota.

Já deu para perceber que não adianta querer alcançar voos altos se não estiver disposto a enfrentar o medo de altura. O que quer dizer?

Se quer se recolocar no mercado de trabalho, se quer ingressar na sua profissão dos sonhos ou se quer se destaque na sua área, você vai precisar se esforçar. Afinal, quem tem mais qualificações irá se destacar por oferecer um trabalho melhor e atingir mais resultados. 

Conteúdo produzido por Giulia Vaz, redatora na empresa Vue Odonto 

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Cachorro pode comer ovo?

Afinal… Cachorro pode comer ovo?

O que são nutrientes e quais são os essenciais para o corpo

O que são nutrientes e quais são os essenciais para o corpo?