in , ,

Entenda mais sobre podcasts

Entenda mais sobre podcasts

Os podcasts nada mais são do que um programa gravado em áudio, de forma bem similar aos tradicionais programas de rádio, muito comuns desde antes mesmo da criação dos televisores.

 A grande diferença neste caso é que eles ficam disponíveis para ouvir em qualquer horário.

Esse é um formato que tem se popularizado cada vez mais, uma vez que o consumo desse tipo de conteúdo tem crescido constantemente no Brasil e no mundo.

Além disso, as formas de ouvir esse material também se ampliaram. Para gravar com tranquilidade, você pode até explorar uma sala comercial pequena para não ser incomodado.

Antes restritos a sites específicos, hoje existe uma gama de agregadores de podcast, que permitem que os produtores de conteúdo coloquem seus materiais a disposição para qualquer pessoa que deseje conhecer mais sobre o tema abordado no programa.

A variedade é um dos pontos mais importantes desse formato de mídia. É possível encontrar qualquer tipo de conteúdo que você pode imaginar, como:

  • Notícias diárias;
  • Conteúdo sobre esportes;
  • Debates de cultura pop;
  • Discussões políticas.

Praticamente qualquer assunto que renda um diálogo pode ser realizado em um podcast, com uma aceitação muito boa pelo público. 

O fato de você poder baixar da internet ou mesmo ouvir ao vivo torna essa uma ferramenta inestimável.

Normalmente, os produtores de conteúdo de podcast separam seu material por episódios, para facilitar o acompanhamento por seu público. 

Além disso, com o uso de uma interface de audio focusrite pode ser muito mais fácil criar material.

Cada tema abordado fica restrito a aquele episódio, permitindo que você ouça novamente ou no caso de ouvintes novos possam identificar um tópico em particular.

Dessa forma, você consegue um espaço muito maior na mídia uma vez que seus consumidores saberão o que procurar.

A criação do podcast é bem recente, e é atribuída ao ex-VJ Adam Curry e ao desenvolvedor de softwares Dave Winner. 

Os dois criaram um programa chamado “IPodder”, onde qualquer pessoa podia baixar em seu IPod o conteúdo gravado.

A própria palavra podcast vem dos termos Ipod, referenciando o antigo reprodutor de áudio, e broadcast, que significa transmissão em inglês.

O modelo foi se popularizando e logo o mercado de podcasts estava inflado.

Com participação de empresas e profissionais de diversas áreas apresentando conteúdo de qualidade para explorar melhor as possibilidades desse tipo de ação de gravação de áudio.

Até mesmo canais oficiais de comunicação, como prefeituras e até alguns presidentes da república utilizam esse tipo de recurso para transmitir uma mensagem. Isso acabou dando um forte movimento no mercado.

Com a popularização dos serviços de streaming, logo surgiu uma necessidade de aprimorar os conceitos do tipo de serviço oferecido.

Por isso, muitas empresas que oferecem streaming de música ou áudio não só oferecem uma grande gama de podcasts, mas também começaram a criar material próprio com qualidade profissional e um grande potencial de exploração.

Como fazer para escutar um podcast?

A primeira grande diferença do podcast para os programas tradicionais de rádio é que eles podem ser ouvidos na hora que você quiser.

Além de poderem ser pausados ou de você ir para uma parte específica dele sem nenhum tipo de problema.

Isso porque o conteúdo em podcast é gravado previamente, permitindo que você utilize esse tipo de recurso de maneira muito mais funcional.

Portanto, basta escolher aquele que mais você se identifica como em um flyer digital e começar a testar de maneira livre, sem custo nenhum.

Além disso, o podcast permite uma interação entre o produtor de conteúdo e o público muito maior.

Uma vez que normalmente os locais que oferecem esse tipo de serviço devem ter uma aba de comentários onde os usuários podem tirar dúvidas, fazer críticas e elogios, entre muitos outros.

A maioria dos produtores de podcast mantém um site onde é possível fazer o download de todos os programas, para você identificar qual deles tem mais a ver com o assunto que você estava procurando e permite que você coloque em um dispositivo para escutar.

Além disso, é possível ouvir no próprio site, com um reprodutor de áudio embutido que deixa você escutar sem precisar fazer o download.

Muitos estúdios de música também têm adotado essa técnica.

Como fazer para escutar um podcast?

Já os agregadores de podcast normalmente também tem alguma forma de fazê-lo escutar o conteúdo, normalmente sem sair da plataforma. 

Esse é um dos formatos que mais têm sido utilizados, principalmente se o agregador possuir músicas também.

Esse tipo de agregador acaba fazendo parte do dia a dia da maioria das pessoas, tanto pelas músicas quanto pelo conteúdo em podcast, normalmente com opções gratuitas ou a preços muito acessíveis.

E se você quiser fazer um podcast?

Muitas empresas já conseguem compreender os resultados que esse tipo de ação traz para sua marca. 

Os podcasts empresariais têm obtido ótimos resultados, principalmente por conta da expansão do conteúdo que pode ser apresentado.

Embora cada corporação seja única, e você deva se atentar a elementos importantes para definir se é o melhor caso para você, existem diversas vantagens que podem ser citadas quando o assunto é produzir um podcast.

Facilidade de produção

Um dos principais elementos é a simplicidade de criar material desse tipo. 

Muitas pessoas sentem dificuldade em criar conteúdo virtual por conta da alta complexidade desse tipo de ação.

Entretanto, essas produções são relativamente simples, e você pode fazer com alguns equipamentos de baixo custo. 

Para um bom podcast, o essencial é possuir bons microfones para a gravação do áudio.

Além disso, um computador novo é importante para você conseguir fazer as edições. Fora isso, basta a vontade de criar e a proatividade de começar a planejar esse tipo de ação.

Investimento baixo

Mesmo que você decida investir em outros equipamentos, como fones, mobiliario urbano em Sao Paulo e outros elementos, o custo de produção é muito inferior a outros formatos de mídia, como a montagem de um estúdio de vídeo.

Além disso, você pode investir a longo prazo em seu equipamento, otimizando-o e comprando peças melhores conforme o podcast começar a gerar resultado, o que diminui ainda mais os custos para a produção desse tipo de atividade.

Melhora a relação com seu público

Uma das maiores preocupações do mercado atual é a experiência do usuário. Todo o processo de compra e venda é pensado especificamente neste elemento.

De forma que a maioria das pessoas trabalha para gerar um atendimento satisfatório para os consumidores.

O podcast é uma excelente maneira de explorar esse recurso em uma acao de marketing promocional.

Por meio da criação de conteúdo de qualidade, você consegue conquistar resultados muito melhores para seus produtos ou serviços, explorando em formato de áudio o marketing que pode ser conquistado.

Melhora a relação com seu público

Quando o ouvinte está entendendo o assunto, e compreender sua propaganda no meio do tema, é mais fácil fazer com que esta pessoa se sinta inclinada a consumir o produto ou serviço que você está oferecendo.

Isso torna o podcast uma ferramenta muito importante para esse tipo de trabalho, possibilitando uma estrutura muito mais adequada da parte das empresas e aplicando conceitos de marketing em conteúdo bom, que instigue os ouvintes a querer mais.

Qualidade de conteúdo

O consumo atual depende muito da criação de conteúdo. Possuir material de qualidade atrairá novos seguidores, que começarão a acompanhar o que você tem a oferecer e eventualmente se tornarão clientes.

Nesse aspecto, o podcast tem grande importância, uma vez que ele é uma vitrine para explorar conteúdos importantes relacionados a sua empresa.

Além de atrair mais público para a empresa e apresentar um conteúdo importante, você ainda se torna uma autoridade.

Isso porque quanto mais pessoas ouvirem você falando sobre um determinado assunto no podcast, você se tornará o conhecedor desse tipo de item como divisoria acustica.

Isso significa que você será a primeira pessoa que os usuários procurarão quando tiverem dúvidas sobre algum item.

Escolher os temas que você utilizará em seu podcast é um passo bastante importante. É fundamental que você conheça profundamente o que irá apresentar, e você precisa estar pronto para esse tipo de ação.

Quanto mais você quiser mostrar seu conhecimento para o público, melhor. 

Assim, você se tornará um especialista no assunto que costuma falar, e isso gera uma notoriedade muito maior para você e para sua empresa.

Considerações finais

A utilização de podcasts tem cada vez mais aumentando as possibilidades da maioria dos empreendedores. 

Esse modelo moderno parece ter chegado para ficar, e toda uma comunidade de ouvintes desse tipo de conteúdo já existe.

Quanto mais você consegue aproveitar os recursos disponíveis para criar material de qualidade, aumenta também as chances de sua empresa crescer no mercado, tornando-se muito mais conhecida.

Esse é um passo fundamental para tornar-se uma liderança no nicho em que sua empresa atua, conquistando mais espaço e clientes por conta desse tipo de ação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entenda mais sobre a Cibercultura

Entenda mais sobre a Cibercultura

Conheça mais sobre o Google Adsense

Conheça mais sobre o Google Adsense