in ,

Entenda sobre o curso de informática

Entenda sobre o curso de informática

A informática é uma área do conhecimento que vem se expandindo de maneira significativa nos últimos tempos, principalmente, graças ao desenvolvimento extenso de novas tecnologias.

Sendo assim, a busca pelo curso de especialização nesta área de informação digital apresenta um aumento expressivo, além de maior compreensão sobre do que se trata o assunto e suas funcionalidades. 

Ao que se refere o setor de informática?

Primeiramente, é importante definir que a informática se refere a uma área de transformação digital, a qual engloba ações de coleta, armazenamento, processamento, transferência e difusão de dados. 

Seu nome é proveniente da união entre as palavras informação e automática, deixando ainda mais clara a sua função e capacidades, uma vez que permite o acesso às informações automaticamente. 

Portanto, é possível definir, de forma breve, a informática como a informação estudada através de meios automáticos, como é possível perceber em computadores e seus programas relacionados. 

Um exemplo do uso da informática é em um pet shop de banho e tosa leva e traz, armazenando todas as informações sobre seus clientes e possibilitando o encontro dos horários marcados e cadastros rapidamente, facilitando a realização. 

Dessa maneira, torna-se clara a importância dessa área na vida de todas as pessoas, afetando o seu cotidiano e estando presente em diversos momentos do dia a dia, como para ferramentas de trabalho, estudo ou entretenimento. 

Isto é, por exemplo, um programa que permite a análise das logísticas para ecommerce em uma empresa serve como informática no momento de trabalho, aparecendo todos os dias da vida corporativa daquele funcionário. 

A informática básica é aquela que estuda e passa o conhecimento sobre as definições fundamentais dos computadores, referindo-se a ideias importantes capazes de facilitar a vida e organização do usuário. 

Atualmente, possuir essa base de conhecimento sobre o assunto se tornou fundamental para a contratação por parte das empresas.

Afinal, esse material pode estar completamente implementado às suas ações, como nas intranets empresariais ou controle de estoque. 

Quando se fala sobre esse conhecimento básico de informática, relaciona-se com a capacidade de utilização de um computador, acesso à internet, uso de navegadores e buscadores, criação de arquivos, criação de planilhas e gráficos e mais.

Além disso, é importante compreender alguns pontos adicionais sobre a composição de informática, entendo a existência de dois dispositivos, o hardware e o software, essenciais para o funcionamento da máquina mas diferentes em conceito. 

O hardware se refere à máquina em si, abrangendo suas partes eletrônicas e peças pertencentes ao computador, podendo ser um computador de mesa, o antigo desktop, ou o portátil e mais atual notebook. 

Já no caso dos softwares, eles são programas criados com o objetivo de garantir o funcionamento do computador e a execução de todos os processos desejados.

Além disso, é essencial conhecer o significado de outros termos referentes ao assunto, como sistema operacional, CPU, monitor, memória RAM, disco rígido, placa-mãe, processador, HD externo, USB e pen drive. 

Ao que se refere o setor de informática?

Dessa maneira, além de compreender com facilidade os assuntos comentados durante problemas ou durante o curso gratuito de informatica com certificado, em geral, torna-se mais fácil identificar problemas e suas localizações. 

De maneira geral, a informática, por ser uma área muito abrangente, englobando pesquisa e criação de tecnologias, ela é responsável por facilitar as atividades e ações de todos, utilizando a tecnologia como um simplificador de atividades do cotidiano e fonte de lazer. 

Além disso, é um recurso que permite um aumento na agilidade para a realização de processos que poderiam demorar um tempo muito maior sem essa necessidade. 

Por exemplo, para um médico analisar um exame neurológico evolutivo, é muito mais fácil utilizar o computador, armazenando todas as informações em um mesmo lugar e permitindo acesso rápido e comparação, impedindo que ele perca pacientes por demora. 

Além disso, com as características adquiridas pela sociedade atual, estar atualizado sobre todas as informações tecnológicas se tornou requisito obrigatório, uma vez que as corporações e as escolas usam os sites online para enviar e trabalhar conteúdo. 

Como funciona o curso de informática?

No caso do curso online de informática em si, é preciso destacar que é algo básico, em que o aluno aprende as teorias, funções e programas básicos de um computador.

Para a sua realização, é exigida a posse de um computador, de alguns softwares específicos que variam de acordo com a instituição responsável e de internet, para que tudo possa ser testado e realizado da forma esperada. 

No início do curso gratuito de informatica com certificado, os aprendizados serão sobre pontos mais simples, como ligar e desligar o computador, conectá-lo à internet, configurar o software, salvar e imprimir documentos, importar fotos, enviar arquivos leves e pesados. 

Entretanto, com o desenvolvimento do curso informática gratuito, os aprendizados vão mudando e se adaptando com o nível de conhecimento que o aluno vai adquirindo, aprendendo assuntos mais avançados e situações de informática básica mais complexas. 

É importante destacar que, assim como em qualquer outro curso, a grade de ensino acaba variando, assim como se o aluno decidir aprender com um professor particular, além de seguir de acordo com as necessidades de cada ingressante. 

Por exemplo, se um indivíduo deseja aprender informática para trabalhar com infraestrutura de redes, ele precisará de um conteúdo mais aprofundado, o que não é o caso de quem deseja apenas por interesse, podendo ser algo mais superficial e simples. 

De acordo com o site oficial do Senai, é possível analisar alguns módulos de aprendizado deste curso, permitindo ao aluno, no final do curso de informática básica gratuito, compreender a operação de um microcomputador com o uso de alguns programas específicos. 

Dentre as categorias de aprendizado, pode-se citar a compreensão sobre o hardware, as unidades de armazenamento e de medida, arquivos e pastas, o windows, a internet, a segurança digital, utilização de programas o word, excel e powerpoint. 

Quais as melhores dicas de informática?

Nesse cenário, pode ajudar muito a conhecer algumas dicas de informática que otimizam a sua utilização e aprendizado durante a realização dos cursos gratuitos de informática, por esse motivo, seguem as principais delas.

Primeiramente, algumas teclas no teclado que quando combinadas, por meio do seu acionamento mútuo, têm a capacidade de realizar uma ação acionando uma função de um programa ou do sistema operacional. 

O ALT+F4 finaliza a aplicação que estava aberta, o ALT+TAB trocar as janelas abertas, o CTRL+F busca palavras naquela janela, CTRL+P para imprimir a página, CTRL+A selecciona todos os arquivos em determinada página e CTRL+C copia a mensagem.

Uma forma de encontrar todos os aplicativos instalados e para uso no computador, é preciso clicar no menu iniciar, fazendo com que a lista de ferramentas e aplicativos seja aberta, possibilitando o uso da barra de rolagem ou o acesso a “todos os aplicativos”. 

Dessa maneira, o computador irá abrir uma lista de todos os aplicativos que foram instalados, possibilitando o clique na opção desinstalar, garantindo a chance de fazer uma limpeza e apagar aqueles aplicativos que não são mais utilizados. 

Esse ponto é fundamental para quem cria projeto de interiores, porque os aplicativos para desenvolvimento 3D podem mudar muito e atualizar com frequência, necessitando de limpeza, já que ocupam muito espaço da memória da máquina. 

Quais as melhores dicas de informática?

Uma dica muito importante de informática, especialmente para quem está iniciando um curso de informática básica gratuito ou ainda não tem conhecimento aprofundado sobre o assunto, é anotar as mensagens de erro que aparecerem. 

Isto é, se o computador apresentar algum problema e travar, geralmente, será apresentada na tela uma mensagem, explicando o motivo dessa interferência, contudo ela pode aparecer de forma mais complicada do que explicitamente. 

Sendo assim, é uma ótima ideia anotar a mensagem completa ou fazer um print da tela, possibilitando a busca na internet, no material estudado ou para perguntar para alguém com conhecimento ou o suporte técnico do fabricante. 

Isso porque, por exemplo, o programa de estoque de uma loja de cupcakes personalizados trava e aparece “ERROR 501” na tela. 

Existe uma mensagem específica por trás, mas não diz o que, exigindo uma busca rápida para nenhum problema maior surgir. 

Contudo, nesses casos, existe a possibilidade de o computador não exibir nenhuma mensagem de erro, o que obriga o usuário a acessar o “Action Center”, localizado no Painel de controle, buscando por “View archived messages” ou “View problems to report”.

Assim, é possível visualizar mensagens que não foram exibidas na tela, possibilitando encontrar informações sobre o erro, realizando a mesma ação de busca se ele tivesse aparecido na tela do computador. 

Algumas outras dicas de uso da informática em si, visando a proteção do mecanismo em si, também são fundamentais, como as que seguem abaixo:

  • Não apague de cara os arquivos deletados;
  • Limpe sempre o disco rígido;
  • Instale um antivírus de qualidade;
  • Desligue sempre o computador corretamente;
  • Evite o superaquecimento;
  • Não deixe o computador sem bateria;
  • Tome cuidado com o transporte;
  • Deixe-o limpo, mas com cuidado;
  • Atualize sempre que necessário.

Portanto, controlar algumas ações, pode permitir um maior controle sobre a qualidade de manutenção da máquina e otimização das ações, diminuindo o tempo gasto com certos processos, de forma mais eficiente. 

Nesse cenário, é essencial que essas ações sejam adotadas pelos usuários, sejam eles para uso pessoal ou para forma de trabalho, como em uma empresa de arquitetura, com o objetivo de criar projetos. 

Conclusão

Em resumo, a informática deixou de ser importante e passou a ser imprescindível no cotidiano das pessoas e das marcas, facilitando diversos processos e automatizando as ações mais complicadas. 

Sendo assim, torna-se muito importante entender sobre a realização e importância desses cursos gratuitos de informática para todos, como a partir do que foi tratado ao longo deste artigo, além de dicas que facilitam o uso da ferramenta complexa. 

Então não perca a oportunidade de conhecer o nosso curso de informática ead com certificado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas para o aproveitamento de alimentos

Dicas para o aproveitamento de alimentos

Por que realizar um curso de encanador residencial

Por que realizar um curso de encanador residencial?