in , ,

Entenda porquê um curso de informática pode fazer toda diferença na sua vida

Entenda porquê um curso de informática pode fazer toda diferença na sua vida

Os cursos de informática estiveram em alta por muito tempo. Um requisito indispensável para conseguir uma boa vaga no mercado de trabalho era possuir um certificado atestando os conhecimentos na área e, de fato, esse cenário não mudou.

Isso porque a tecnologia é um elemento cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, seja em relação às suas necessidades particulares ou de cunho profissional. 

Para se ter uma dimensão da importância de ter conhecimentos na área da informática, é só analisarmos dados simples que mostram a usabilidade da internet na rotina das famílias e das empresas. 

Para adquirir uma lavadora de alta pressão industrial, por exemplo, é cada vez menos frequente que os consumidores se desloquem até uma loja física. 

Isso porque, segundo o NZN Intelligence, 74% dos consumidores optam por comprar online em detrimento das compras realizadas em estabelecimentos físicos.

No universo educacional esse cenário não é diferente. Os estudantes estão mais inclinados a encontrar opções online para conquistar novas capacitações técnicas e aprendizados. 

O MEC (Ministério da Educação) em conjunto com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) constatou que desde 2016 as matrículas em cursos a distância crescem mais de 5% ao ano.

Ao mesmo tempo, os cursos presenciais estão em declínio. No Censo de 2018, verificou-se que o número de vagas presenciais, cerca de 6,3 milhões, foi menor do que para o formato EAD, que chegou a 7,1 milhões. 

Para desfrutar de recursos como as compras virtuais e o ensino online, é indispensável ter conhecimentos suficientes para lidar com as plataformas na internet, que podem ser adquiridos por meio de um curso de informática atual e especializado. 

Sendo assim, se você quer entender melhor quais os benefícios que essa formação pode trazer para a rotina das pessoas, siga na leitura deste conteúdo e entenda mais sobre o assunto.

A importância da informática para o dia a dia das pessoas

Se ao precisar adquirir uma persiana de rolo para a sua casa, você primeiro utiliza os buscadores para encontrar um bom modelo e acaba por realizar a compra virtual, saiba que a internet já é uma grande aliada da sua rotina. 

De fato, é cada vez mais comum que as pessoas considerem o uso do computador, tablet ou celular para fazer cumprir uma série de demandas do seu dia a dia, como renovar a carteira de motorista ou fazer um pedido no supermercado.

A informática é a grande responsável por tudo isso. Mas afinal, qual é a sua definição? 

Ela se trata de uma ciência, responsável pelo estudo do conjunto de conhecimentos e informações digitais. 

Quem decide fazer um curso de informática, seja para uso próprio ou para atuar no departamento financeiro de uma empresa de estrutura metálica galpão, aprenderá diversos elementos, tais como:

  • Ligar e desligar um computador;
  • Conhecer o sistema operacional de uma máquina;
  • Criação de pastas e arquivos digitais;
  • Digitar de forma correta e ágil;
  • Acessar a internet;
  • Conhecer os principais softwares;
  • Entre outros.

A importância da informática para o dia a dia das pessoas

Apesar de parecerem ações simples, saber realizá-las corretamente pode garantir a segurança dos seus dados e evitar problemas futuros com o desligamento inadequado da máquina e, consequentemente, ajudar na conservação das peças.

Ao entender melhor esse cenário, é possível perceber a importância da informática no dia a dia das pessoas, que dependem dela para uma série de ações realizadas diariamente. 

Um distribuidor de óleo automotivo, por exemplo, vai precisar de um software dentro da sua estrutura que permita o controle de compra, venda, estoque e logística, tornando o seu trabalho muito mais simples e eficiente com o uso da informática.

Do mesmo modo, um estudante do ensino médio dependerá dos recursos encontrados na internet para realizar uma pesquisa, conseguindo assim encontrar conteúdos que ampliem o seu aprendizado, resultando na elaboração do trabalho e na impressão do material.  

Sendo assim, é possível perceber o quanto a tecnologia está presente nas mais diversas necessidades diárias de qualquer pessoa e, por isso, torna-se importante investir em um curso de informática para capacitação e desenvolvimento de habilidades digitais. 

Motivos para fazer cursos de informática

Os cursos de informática possuem vários níveis. Os mais comuns são: básico, intermediário, avançado e fluente, e devem ser escolhidos de acordo com a necessidade e conhecimento do aluno. 

Para aqueles que ainda não possuem nenhum tipo de experiência com computadores, é fundamental iniciar o aprendizado pelo nível básico, de modo que toda a estrutura do computador e as tarefas mais simples sejam aprendidas integralmente. 

Mas mesmo para quem já domina grande parte dessas ações, até mesmo os níveis avançado e fluente, podem trazer conhecimentos que ajudem um profissional a dominar o software utilizado nos serviços de corte e dobra de chapas da sua empresa.

Há uma série de motivos que tornam a inscrição em um curso indispensável. Alguns dos principais podem ser conferidos a seguir. 

1. Entender processos

Pode parecer que o ato de ligar e desligar um computador é simples, mas ele envolve o funcionamento de várias peças de informática, como a placa-mãe, o processador, o hard disk, as memórias, etc. 

Ao fazer um curso de informática, é possível entender os principais processos envolvidos no funcionamento de uma máquina, além de saber como utilizar a internet, entre outros.

2. Conhecer ferramentas e técnicas básicas

Assim como um técnico em hidrojateamento industrial deve ter conhecimentos sobre as ferramentas e a aplicação dos seus serviços, um profissional que tenha desejo de seguir na área da informática pode definir em qual setor atuar depois de concluir um curso. 

Isso porque ao dominar as principais estruturas e recursos do segmento, é possível entender melhor a tecnologia, que pode auxiliar na escolha de quem se identifica com o setor. 

Assim, há possibilidades de exercer uma atividade voltada para a área de hardware, de softwares e de desenvolvimento de sistemas para uma fábrica de desengraxante industrial, por exemplo, que possui alta demanda por esse tipo de solução. 

Nesse sentido, ter uma formação técnica em informática pode ser um grande auxiliar para quem quer ingressar profissionalmente na área.

3. Aperfeiçoar ainda mais os conhecimentos

Mesmo para quem já tem uma boa noção das principais atividades tecnológicas que podem ser feitas em um computador, como o uso da internet, das redes sociais ou até mesmo criar um site, o curso de informática também pode contribuir para aperfeiçoar os conhecimentos. 

Ao ganhar fluência e prática nas principais atividades virtuais, é possível ter um desempenho cada vez mais autônomo, que possibilitará o entendimento dos principais recursos tecnológicos. 

Assim, quando uma fábrica de quadro de comando eletrico decide implementar novos sistemas no seu estabelecimento, o funcionário que possui bons conhecimentos, depois de ter passado por um curso de informática, não terá dificuldades de adaptação.

Por isso, ter esse conhecimento pode ser uma vantagem para os colaboradores de uma empresa, já que eles serão mais valorizados pelo estabelecimento, graças ao seu domínio técnico na área. 

4. Se manter atualizado

Que a tecnologia traz constantes novidades, todos sabemos. 

Justamente por isso, pode ser fundamental investir em um curso de informática que possibilite a sua atuação profissional, em paralelo com os lançamentos digitais mais recentes. 

Além de ser uma habilidade fundamental para as empresas, saber como utilizar adequadamente um computador e conhecer de modo aprofundado as ferramentas e os softwares utilizados no momento, podem ser diferenciais em uma seleção de emprego. 

Dessa forma, é possível dizer que o profissional que possui habilidades avançadas em informática pode ter pontos a favor na sua formação, que serão levados em conta no preenchimento de vagas de grandes companhias.

4. Se manter atualizado

Considerações finais

Se você valoriza a sua carreira e reconhece que ter conhecimentos na área de informática é um elemento indispensável nos tempos atuais, provavelmente já cogitou investir em um curso na área. 

Aprender a dominar cada uma das atividades envolvidas no uso de um computador, e em todos os recursos que ele oferece para o dia a dia das pessoas e das empresas, é essencial para potencializar a realização de diversas atividades digitais. 

Um profissional que saiba utilizar os principais softwares, e que tenha facilidade em elaborar documentos virtuais, coordenar planilhas, gerenciar estoques e enviar e-mails, por exemplo, certamente terá a preferência em um processo seletivo.

Afinal, esse tipo de atividade é cada vez mais indispensável na administração e na gestão de empresas, de modo que entender desde o nível básico até o fluente da área de informática pode ser um diferencial importante para o mercado como um todo. 

Sendo assim, se você compreendeu os benefícios que essa formação pode trazer para a sua rotina, não deixe de investir o quanto antes nessa capacitação para colher vantagens pessoais e profissionais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Referências

https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/compra-online-preferencia-de-consumidores-brasileiros/

https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-03/ead-ganha-impulso-com-suspensao-das-aulas

https://pt.wikipedia.org/wiki/Inform%C3%A1tica

https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/informatica/curso-basico-de-informatica/48065#:~:text=Conhecer%20o%20computador%20e%20seu,Point%2C%20Excel)%2C%20esses%20s%C3%A3o

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aula de Word

AULAS DE WORD

NR11 operações com empilhadeira

NR11: operações com empilhadeira