in , , ,

A importância de entender sobre finanças empresariais

A importância de entender sobre finanças empresariais

Cuidar das finanças empresariais deve ser uma das prioridades dentro de uma organização, quando ela é bem administrada, a companhia caminha direto para o sucesso.

Por outro lado, a falta de conhecimento e de cuidado ao executar essa atividade pode prejudicar o negócio e levá-lo até mesmo à falência.

A organização financeira é uma atividade que lida diretamente com a administração do dinheiro da corporação, tendo como missão planejá-lo, controlá-lo e utilizá-lo da melhor maneira para alcançar os resultados almejados.

As finanças da companhia estão diretamente relacionadas ao modo como o gestor lida com elas e o tipo de resultado que ele vai obter com sua administração.

O dinheiro é importante para tudo dentro de um negócio, pois ele precisa pagar suas contas, tributos, arcar com todas as despesas, pagamentos de salários, dentre outras obrigações.

Se não houver conhecimento e um bom controle financeiro, as contas atrasam e vários problemas começam a aparecer. Se você tem um negócio e quer entender um pouco mais sobre as finanças dele, leia este artigo.

Vamos explicar a importância de entender as finanças empresariais e dar algumas dicas de como administrar o dinheiro do negócio.

Por que é necessário entender as finanças empresariais?

Na vida, quando o assunto é dinheiro, existem algumas premissas que todo mundo aprende cedo, como não gastar mais do que ganha.

Também é importante lembrar que se não tivermos as informações corretas sobre a situação financeira do negócio, a tendência é tomar decisões precipitadas e erradas.

Por fim, é fundamental investir do jeito certo, para aumentar os rendimentos e conquistar liberdade financeira.

Essas dicas básicas para lidar com o dinheiro são importantes para uma pessoa, mas também para uma empresa, como no caso de uma marca de vinho fino branco.

Ainda assim, existem muitos gestores que descuidam da administração financeira e acabam envolvendo o negócio em uma série de problemas.

Quando falamos em gestão de finanças, a pauta não é apenas o momento presente, mas também o que a companhia pretende alcançar no futuro.

Os administradores financeiros precisam ter conhecimento da situação atual, portanto, devem possuir um registro com toda a movimentação financeira da companhia.

É com base nesses dados que ele toma boas decisões e gera relatórios para que outros gestores e profissionais consigam fazer a empresa crescer.

O princípio de uma boa administração financeira consiste em registrar todos os ganhos e gastos, sem esse controle, não é possível fazer uma boa administração.

Registrar dados facilita a tomada de decisão e permite que o gestor acompanhe o desempenho da empresa, por meio dos indicadores.

Mesmo que os indicadores financeiros não sejam o único caminho para saber se a empresa está alcançando suas metas, eles são fundamentais nessa avaliação.

Outro ponto importante que uma vidraçaria especializada precisa considerar é em relação à estratégia empresarial. Qualquer negócio precisa de uma boa estratégia se quiser crescer e se desenvolver em seu mercado.

Mas, só é possível desenvolver uma estratégia consistente se os dados forem confiáveis em relação à situação financeira da companhia.

Os administradores precisam tomar decisões que direcionam o negócio para o sucesso, e dentro do departamento financeiro, as decisões estão relacionadas ao destino do lucro líquido, tipos de investimento e financiamento.

Toda empresa possui movimentação financeira, e elas costumam acontecer em diferentes setores ao mesmo tempo, como:

  • Compras;
  • Recursos humanos;
  • Produção;
  • Logística.

Por que é necessário entender as finanças empresariais?

Assim sendo, é muito importante que o gestor financeiro esteja integrado a todas as atividades desses setores, de modo a registrar as despesas de maneira mais fiel.

Para ter um controle ainda melhor das finanças, é necessário, também, conhecer as melhores estratégias para isso.

Como administrar as finanças da empresa?

Alguns empreendedores têm mais dificuldade para administrar os recursos financeiros do negócio. Mas, se um hospital veterinário organizar seu setor financeiro, vai controlar melhor os gastos, investimentos, desperdícios, entre outros.

A administração financeira possui uma complexidade compatível com o tamanho da companhia, mas de forma geral, ela pode ser bem trabalhada por meio das seguintes dicas:

Não misturar as contas

Um erro muito comum entre os pequenos e microempreendedores é misturar as contas pessoais com as contas da empresa.

É necessário organizar tudo de maneira rigorosa, separando os recursos destinados ao negócio daqueles que são destinados à vida pessoal. Se não houver essa separação, tudo pode se complicar.

Esse problema é muito comum nas empresas familiares, mas para evitar qualquer transtorno, é necessário determinar períodos e condições que devem ser observados para realizar as retiradas de dinheiro.

Definir o orçamento do ano

Ao longo do ano, uma empresa de aluguel de vestido de noiva curto pode se deparar com ótimas oportunidades de investimentos. Mas tudo deve ser muito bem controlado para não gerar instabilidade para a empresa.

O empreendedor pode contratar um novo serviço, um novo funcionário, comprar uma nova ferramenta, expandir um setor, dentre outras possibilidades.

Mas, independentemente do que seja, é crucial definir um orçamento para isso.

O orçamento determina um valor limite para os investimentos, e ao ter uma quantia conhecida, fica mais fácil fazer aplicações, sem prejudicar a saúde financeira da corporação.

Nesse sentido, o ideal é fazer uma reunião com os sócios e outros envolvidos no negócio para definir o foco do investimento, bem como os valores, objetivos e outras informações importantes para saber se a possibilidade é viável.

Negociar pagamentos

Além de administrar os clientes que fazem negócio com a sua empresa, é importante negociar boas condições de pagamento.

Isso envolve ajuste de prazos, negociação de valores e parcelamentos, dentre outras ações que podem evitar que o negócio precise pagar uma dívida de uma única vez e prejudicar outras contas.

Uma transportadora entrega expressa pode verificar as melhores opções para seu departamento financeiro, considerando todas as transações envolvidas, além, claro, de procurar fornecedores de qualidade e que atendam suas necessidades.

Ter disciplina

Todo gestor e empreendedor precisa ter disciplina para fazer uma boa administração das finanças. Lidar com o dinheiro é sinônimo de empenho e dedicação, pois exige acompanhamento diário para atingir os objetivos.

É por isso que as maiores empresas acompanham seus indicadores de desempenho em relação ao dinheiro, como faturamento, custos fixos, lucro nominal, custo total, margem de lucro e nível de endividamento.

No caso das empresas pequenas e médias, o acompanhamento pode ser semanal ou diário, pois são financeiramente mais frágeis do que as companhias maiores.

Ao acompanhar tudo de perto, o gestor pode identificar com mais facilidade as flutuações financeiras, podendo controlá-las assim que se iniciam.

Ter disciplina

Estar por dentro dos prazos

O gestor de uma empresa de serviços administrativos terceirizados precisa estar por dentro dos prazos, como datas de recebimento e vencimento de suas contas, pois isso evita atrasos nas quitações e o pagamento de juros.

Conhecer os prazos é uma das questões mais importantes de uma boa administração financeira, sendo fundamental, também, para controlar o fluxo de caixa.

A empresa consegue estabelecer prioridade em tudo aquilo que é feito em longo, médio e curto prazo. Quando o assunto são as dívidas, é ainda mais importante conhecer aquelas de curto prazo.

Se uma imobiliária especializada em aluguel de escritório por hora possui um bom controle do fluxo de caixa, consegue melhorar toda a sua rotina.

Fazer uma boa gestão dos fornecedores

Outro ponto muito importante para as finanças dos negócios é a gestão dos fornecedores, principalmente no caso de empresas que possuem mais de um.

Podemos citar como exemplo uma montadora de veículos, e vários de seus componentes são terceirizados a outras empresas que devem fornecê-los. Se as relações não forem bem administradas, tudo pode virar um caos.

O departamento financeiro pode ser impactado por esses problemas, o que acaba provocando atrasos e até mesmo afetando a qualidade dos produtos.

Nesse contexto, o ideal é fazer uma análise completa dos fornecedores, de modo a manter um bom relacionamento e uma gestão de qualidade.

Controlar o estoque

Por fim, desde o momento de fazer abertura de empresa eireli, é muito importante controlar o estoque com muita atenção, independentemente do porte do negócio.

O acúmulo de mercadorias faz com que a empresa aplique muito dinheiro em pouco tempo, além de não existir uma saída sincronizada com a compra, levando a custos até mesmo para condicionar os produtos.

É necessário calcular a saída das mercadorias para não perder vendas ou dinheiro com coisas que não serão vendidas.

Considerações finais

Sendo assim, como vimos, o controle financeiro de uma empresa pode impactar de maneira positiva ou negativa os resultados obtidos pelo negócio.

Saber administrar o dinheiro da corporação é a melhor maneira de fazer com que ela cresça, conquiste novos espaços e se torne cada vez mais competitiva em seu mercado de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A importância da psicologia na educação

A importância da psicologia na educação

Como fazer uma boa gestão de empresa

Como fazer uma boa gestão de empresa?