in ,

Como estudar para tirar a primeira habilitação

Como estudar para tirar a primeira habilitação

Saiba como se preparar para se dar bem no exame teórico e prático 

Para tirar a primeira habilitação, o futuro motorista precisa se preparar bastante. O processo tem como base a aprovação em duas provas: teórica e prática.

Os instrutores devem passar toda informação ao motorista para que ele consiga se preparar para realizar cada uma das provas. 

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é um sonho para muitos jovens brasileiros e, para conquistá-la, é preciso estudar bastante e realizar o processo com a maior rapidez e tranquilidade. Vale lembrar que, ao iniciar o processo, a pessoa tem 12 meses para ser aprovada. 

Se você tem dúvidas sobre o processo, sobre o que cai na prova teórica ou sobre o trajeto da prova prática, separamos algumas dicas que te darão mais segurança para realizar os exames e aumentar as suas chances de aprovação; confira abaixo:

Estude o material didático 

A prova teórica se baseia em questões relacionadas ao trânsito. As perguntas focam em temas como direção defensiva, CTB (Código de Trânsito Brasileiro), noções de funcionamento do veículo e de convívio social no trânsito, entre outros. 

Ao iniciar as aulas teóricas na autoescola, você receberá o material didático para acompanhar as lições.

No livro estarão todas as principais questões que costumam cair na prova teórica do Detran (Departamento Estadual de Trânsito). 

Estude o material didático 

A dica é revisar semanalmente o conteúdo passado nas aulas. Assim, você pode começar a memorizar questões importantes para a prova.

Depois do fim das aulas teóricas, o candidato terá alguns dias até a prova teórica e, nesse período, o ideal é que você faça uma revisão completa do material didático. 

Nessa revisão, o foco deve estar em reforçar o estudo sobre questões que você ainda tem dificuldade de entender ou memorizar.

Além disso, outra dica é focar em escrever ou digitar as respostas para as questões, a fim de memorizar os conteúdos com mais facilidade. 

Realize simulados 

Os simulados são importantíssimos para se preparar para as provas. Existem diversos simulados na internet que ajudam nos estudos para a prova teórica.

Esses simulados costumam compilar as principais questões das provas aplicadas pelo Detran. 

Dessa forma, ao realizá-los, você pode memorizar algumas respostas e verificar algumas pegadinhas que geralmente caem na prova.

Essa é uma maneira de se testar para saber o seu nível de acertos na realização da prova ainda no decorrer das semanas de aula e estudos. 

Também é possível fazer simulados da prova prática. Com a proximidade do exame, muitos instrutores costumam levar seus alunos para realizar o trajeto da prova prática.

Essa é uma forma de se testar na pista de prova sem um fiscal ao seu lado. 

A prova prática consiste na realização de uma baliza e um percurso simples de poucos minutos, porém ela pode confundir o futuro motorista por conta das diversas regras envolvidas na aprovação. Portanto, praticar antes do dia decisivo é fundamental.

Realize simulados 

Chegue cedo antes da prova e foque em relaxar a mente para o exame 

Outra dica importante é que, antes da prova, você não deve estudar! Isso pode parecer contraditório, mas nos momentos que antecedem a prova teórica e prática, você deve focar em relaxar a mente para realizar a prova com tranquilidade. 

É importante frisar que você passou muito tempo estudando para a prova e, por isso, já está preparado para realizá-la. 

Nenhuma revisão antes da prova mudará o que você já sabe, então busque se tranquilizar para realizar a prova com calma e responder a todas as questões e fazer o percurso da prova prática dentro do tempo limite. 

Com essas dicas, você estará bem preparado para realizar a prova prática e a prova teórica para tirar sua primeira CNH.

Então, foque nos simulados e na revisão do conteúdo para ir bem nas provas e conseguir tirar a primeira habilitação sem dificuldade. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Possibilidades de atuação profissional para programadores

Possibilidades de atuação profissional para programadores

Os planos de saúde podem negar um tratamento Entenda

Os planos de saúde podem negar um tratamento? Entenda