in ,

Estudo de mercado: entenda esta técnica para se comunicar com seu target!

Estudo de mercado entenda esta técnica para se comunicar com seu target!

Conhecer o seu target é fundamental para estabelecer boas estratégias e se destacar no mercado em que atua. 

Para isso, as organizações precisam fazer o que chamamos de estudo de mercado.

Trata-se de uma ferramenta importante, mas que mesmo assim, é muito subestimada por algumas organizações. 

Entretanto, se o seu objetivo é encontrar novas oportunidades e saber quais são as ameaças do seu segmento, precisa conhecer o próprio mercado.

Essa estratégia mostra com profundidade como é o seu nicho de atuação e o quanto ele é importante para que o seu negócio alcance bons resultados.

Além de servir para as organizações já existentes, a pesquisa de mercado pode ser utilizada, inclusive, por quem está pensando em abrir o próprio negócio.

Por meio dela, é possível compreender aspectos qualitativos e quantitativos do seu segmento, de modo a te guiar nas decisões relacionadas às suas próximas estratégias.

Isso está relacionado aos processos internos, às campanhas publicitárias e ao marketing. 

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de estudo de mercado, a importância de conhecer o target e como fazer essa análise.

O que é estudo de mercado?

Chamamos de estudo de mercado uma pesquisa realizada para coletar dados relacionados a um nicho, podendo ser com fatores quantitativos ou qualitativos.

Por meio dele, a empresa conhece um pouco mais sobre seu público-alvo, comportamento de compra dessas pessoas, quem são os seus concorrentes, as tendências de seu mercado, além das ameaças e oportunidades.

Um escritório de arquitetura para escolas terá uma visão mais abrangente de seu nicho, o que vai orientar melhor suas decisões.

Isso é importante porque quanto mais conhecemos nosso segmento de mercado, melhores serão nossas estratégias.

Dessa forma, fica mais fácil alcançar os objetivos em aumentar as chances de sucesso. 

Toda organização precisa saber quem é seu público, como essas pessoas se comportam, as ações de seus concorrentes e as oportunidades do mercado.

A partir disso, a companhia constrói uma base sólida, tornando-se um negócio mais consistente no mercado. 

Consequentemente, ela consegue alcançar novos patamares, visto que é possível melhorar o posicionamento da marca.

Você vai conhecer melhor quem são os seus clientes, como eles pensam e de que forma se relacionam com seus concorrentes. Isso permite definir as estratégias que devem ser colocadas em prática e alcançar uma posição de destaque.

Esta também é a melhor forma de estar presente na lembrança do consumidor, fazendo com que ele se lembre de você toda vez que precisar de uma solução do seu segmento.

Não podemos negar que o estudo de mercado também estimula a cultura e a inteligência comercial do seu negócio. Isso é muito importante, tendo em vista a competitividade do mercado moderno.

O que é estudo de mercado?

Por que é importante conhecer o target?

Você já sabe que o estudo de mercado permite conhecer melhor o seu público-alvo, e para um fabricante de guia de concreto isso é importante para melhorar as estratégias de marketing, atendimento e vendas.

Se você sabe para quem o seu negócio se destina, fica mais fácil convencer o potencial cliente de que você oferece as melhores soluções do mercado.

Também é muito mais fácil encontrar consumidores compatíveis com a sua empresa, o que melhora os argumentos de venda e os lucros.

Ademais, se você sabe como é o comportamento e as características de quem compra com você, evita investir em esforços que não trazem bons resultados. 

Assim, suas estratégias serão muito mais criativas e o tempo para impactar o público é muito menor.

Tudo isso te ajuda alinhar suas expectativas com as demandas da sua audiência, consequentemente, seu negócio terá acesso a várias vantagens, como:

  • Aumento das vendas;
  • Redução de custos;
  • Acréscimo na satisfação do cliente;
  • Melhora nas técnicas de marketing.

A organização também será mais assertiva em seus planejamentos, na escolha dos canais e na linguagem utilizada para transmitir as mensagens.

Entretanto, para obter todas essas vantagens, uma empresa de avaliação de ativos precisa saber como fazer um estudo de mercado.

Como fazer um bom estudo de mercado?

Analisar o mercado envolve avaliar os fatores que podem influenciar o seu negócio. Precisamos considerá-los de maneira integrada, para assim ter uma visão ampla e decisões mais assertivas. Nesse processo é necessário:

Ter conhecimento das projeções do mercado

É muito importante fazer uma avaliação do mercado em relação aos seus aspectos econômicos, uma vez que esse conhecimento torna a organização mais robusta e preparada para os desafios que possam aparecer.

Se você fizer uma análise do setor, consegue determinar como será o crescimento da corporação, de acordo com suas condições financeiras atuais.

É uma forma que o gestor tem para projetar os investimentos e qual é a necessidade de capital em certos períodos.

Em épocas de crise, estudar as projeções do mercado é uma maneira de fortalecer o negócio e permitir que ele supere qualquer tipo de adversidade.

Conhecer o consumidor

Uma empresa de laudo de inspeção predial, assim como qualquer outra, tem como principal foco o mercado consumidor, já que ele é o gerador de receitas da companhia.

É nesse mercado que lançamos os produtos e trabalhamos outros processos, como o atendimento ao cliente, de modo a melhorar o posicionamento da marca no mercado.

Os empreendedores precisam entender que as relações de consumo estão mudando muito rapidamente, isso se deve às tecnologias digitais que interferem no comportamento do consumidor.

Em vista disso, é indispensável que você reconheça os desejos e necessidades de seus clientes. 

Com base nisso, você identifica novas dores e necessidades, e  por conseguir atendê-las, destaca o seu negócio.

Por outro lado, se você não conhece o seu mercado consumidor, a tendência é que sua marca perca relevância, e consequentemente, boas oportunidades de crescimento.

Estudar seus fornecedores

Um fabricante de balão personalizado é um exemplo de fornecedor para diversos tipos de negócios, e ele ocupa uma parte importante dentro do mercado.

Só não depende de fornecedor uma empresa totalmente independente de fornecimento de matéria-prima, portanto, praticamente todas as organizações precisam fazer um estudo de seus fornecedores.

Esse levantamento te ajuda a entender se o seu tipo de fornecimento atende aos padrões de qualidade que seus clientes esperam, se os seus preços estão competitivos, dentre outras características importantes.

Precisamos escolher com cuidados fornecedores também por conta dos concorrentes. É assim que garantimos um diferencial aos produtos e serviços e conseguimos uma precificação mais competitiva.

Estudar seus fornecedores

Ter conhecimento dos seus concorrentes

Outra parte muito importante do mercado são os concorrentes. Um fabricante de bateria automotiva 60 amperes busca conhecer a própria concorrência para se manter competitivo e atraente dentro de um mercado dinâmico.

Nós sabemos que a atuação de um negócio não deve se basear apenas nas estratégias utilizadas pelos concorrentes, mas precisamos conhecer a situação de outras empresas.

Veja quais são as soluções que elas oferecem, a fatia do mercado que já conquistaram e se estão deixando para trás algum nicho que você pode preencher.

Isso vai te ajudar a identificar novas maneiras de atender às demandas dos clientes e descobrir como aproveitar melhor os nichos que surgirem.

Também é com base nessa informação que você reconhece diferentes ameaças em relação a produtos e serviços que podem substituir suas soluções.

Várias estratégias podem ser colocadas em prática quando você identifica uma ameaça, como preços mais competitivos e investimentos em qualidade.

O estudo dos concorrentes deve ser integrado ao estudo do mercado consumidor, pois juntos eles mostram de que forma você pode ajustar suas estratégias, e as otimizações necessárias e que vão favorecer o negócio.

Fazer uso de plataformas de pesquisas

As plataformas de pesquisa são indispensáveis, pois elas ajudam uma empresa de vistoria de carros a definir um orçamento, dentre outras práticas, como o tamanho do público-alvo e as características dessas pessoas.

Com base nas informações que você coletar, poderá fazer uma análise profunda das necessidades e desejos de seus clientes.

Sua metodologia será mais assertiva, aumentando o alcance, reduzindo os custos e melhorando consideravelmente a qualidade das informações relacionadas aos seus clientes.

Conclusão

Em resumo, qualquer tipo de empresa, como uma de serviço funerário, está inserida em um segmento de mercado. 

Estudá-lo e compreendê-lo é a melhor forma de melhorar as estratégias e tomar decisões mais assertivas.

O comportamento do consumidor e as tendências mercadológicas mudam constantemente, o que abre brechas para que as organizações se tornem obsoletas, devido à falta de competitividade.

Neste artigo, você compreendeu o conceito dessa prática e a importância dela para o sucesso de uma companhia. 

Seu negócio estará à frente da concorrência e poderá se preparar melhor para os imprevistos e as oportunidades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde mental a importância dos profissionais de psicologia

Saúde mental: a importância dos profissionais de psicologia

Conheça 4 Vantagens do curso de línguas estrangeiras

Conheça 4 Vantagens do curso de línguas estrangeiras