in ,

Excel: Por que as empresas exigem o curso?

Excel Por que as empresas exigem o curso

O Excel é uma ferramenta fundamental para qualquer empresa atualmente. Saber usar esse software da Microsoft não é mais um diferencial, e sim, uma necessidade. Algumas carreiras, inclusive, dependem diretamente de seu conhecimento junto ao programa.

Para uma empresa de reformas de casas, todo o orçamento pode ser realizado de forma automatizada usando as fórmulas e atalhos do Excel.

Além disso, o Excel é um simplificador de criação de planilhas, permitindo a automação de diversos cálculos e outras ferramentas que facilitam – e muito – o trabalho de controle de qualquer área de trabalho.

Existem diversas fórmulas que torna acessível o trabalho dentro do Excel, e aprendê-las pode ser uma tarefa complicada para quem está começando a entender o funcionamento da ferramenta. 

Por isso, algumas instituições exigem um curso de formação para garantir que o colaborador tenha os conhecimentos adequados para realizar as mais diversas funções.

Por se tratar de uma das ferramentas mais versáteis do mercado, existe uma série de motivos para as empresas pedirem o conhecimento em planilhas como parte obrigatória da formação, principalmente porque a utilização delas pode ser uma atividade complexa.

Afinal, até mesmo ao definir um projeto de loja de roupa, você pode usar planilhas para identificar todos os elementos necessários para cada uma das etapas até a conclusão da obra.

Pensando nisso, neste artigo, trouxemos os motivos pelos quais um negócio exige o conhecimento no Excel, bem como em quais funções seu uso é aplicado no âmbito empresarial, além dos benefícios de fazer um curso. Acompanhe!

Atuação no mercado de trabalho

A depender do seu segmento de atuação, em algumas empresas, um curso de Excel pode ser mais importante até do que aprender um segundo idioma, como o inglês. 

Isso porque a capacidade de aumento de produtividade que o programa apresenta torna muitos processos empresariais dependentes deste conhecimento.

Um estabelecimento de aluguel de painel de led, por exemplo, pode usar a ferramenta para administrar seus equipamentos, e saber utilizá-la pode ser uma garantia de contratação.

Em empresas que declaradamente solicitam o conhecimento avançado de Excel, não ter um curso pode até mesmo ser um caráter eliminatório. 

Por isso, é importante estar sempre em dia com seus conhecimentos para conseguir conquistar cada vez mais espaço no mercado.

1 – Setor de finanças

Todas as empresas possuem uma área de finanças, até mesmo órgãos públicos. O setor financeiro precisa de sua funcionalidade ativa com a utilização de ferramentas que facilitem os cálculos necessários para a execução do trabalho.

Um setor financeiro é responsável por uma série de operações monetárias e atividades essenciais para a empresa, como:

  • Controle de pagamentos;
  • Despesas;
  • Lucro líquido;
  • Impostos.

Além de diversas análises para identificar os pontos fortes e fracos de uma empresa.

Um buffet de casamento simples pode utilizar a ferramenta para conseguir organizar seu planejamento financeiro, comprovando que a ferramenta é ideal para qualquer tipo de interação financeira.

Além disso, é possível criar fórmulas que automatizam os cálculos necessários, bastando inserir os valores bases para receber o resultado corretamente.

Todos esses benefícios devem ser configurados na planilha, consequentemente, tornando o aprendizado sobre essa ferramenta ainda mais fundamental para profissionais da área financeira.

2 – Logística

Outra área com diversas ações integradas que podem ser controladas por uma boa planilha é a área de logística, que conta com estoque, tarefas a realizar, transporte de produtos e andamento do trabalho, além de diversos outros elementos.

Ao utilizar os filtros disponíveis no Excel, é muito fácil encontrar um item inscrito na planilha para atualização e registro.

2 - Logística

Até mesmo uma distribuidora de refeições para empresa pode usar o software para conseguir registrar sua escala de entregas, facilitando o controle de todos os seus transportadores.

Seus gráficos e formatações permitem que você consiga encontrar exatamente o que precisa para o setor, e uma pessoa que consiga utilizar corretamente a ferramenta é capaz de agilizar o trabalho que é realizado no processo logístico.

3 – Otimização de processos

Toda empresa tem uma série de processos que devem ser realizados manualmente. Entretanto, é uma necessidade de longa data que se transforme o máximo possível de trabalho em algo mais eficiente e rápido.

Além disso, com o advento da sustentabilidade, diversas empresas têm optado por caminhos digitais para evitar o desperdício e a criação de resíduos com papéis. O armazenamento de relatórios e documentos começou então a ser realizado na nuvem.

Estes processos costumam levar tempo e atenção, além de gerarem um longo período de trabalho restrito a essa função, gastando ainda mais recursos do que o necessário.

Pensando nisso, o Excel surge como uma solução para diminuir o gasto com material, o tempo de trabalho exigido para uma função mecânica e a otimização em geral da maioria dos processos de trabalho e análise de dados.

Uma pesquisa em planilhas do Excel pode demorar alguns minutos, o que é uma melhora bastante significativa do que as horas que seriam gastas procurando manualmente a mesma informação.

Por isso, muitas empresas estão adotando o Excel como fonte primária de guarda de recursos, para conseguir encontrar tudo o que precisam de forma prática e rápida.

4 – Tratamento de dados

O Excel é uma ferramenta que está em constante evolução, podendo ser aplicada tanto em empresa de motoboy, como de qualquer outro setor. 

Apesar de estar a muito tempo pronto para integrar suas informações com bancos de dados, as versões mais recentes do programa possuem um botão para exportar automaticamente os elementos inseridos nas planilhas para bancos de dados na nuvem.

Isso permite que os dados adicionados passem por uma análise completa em outras ferramentas que antes eram restritas a profissionais de TI, mas agora estão disponíveis a qualquer usuário que seja capacitado no Excel.

5 – Acompanhamento de dados estratégicos

Basta passar pela planilha do Excel e imprimir os resultados que, em instantes, você tem um relatório completo sobre dados para análise de uma empresa.

Se você é contratado para identificar resultados positivos, criar planejamentos e estratégias de marketing, o Excel pode ser um grande aliado.

Isso porque os relatórios podem ser lidos de forma muito mais fácil ao utilizar a ferramenta, podendo ser avaliado até mesmo pelo computador, sem necessidade de impressão.

Esses recursos permitem uma tomada de decisões muito mais assertiva, identificando reais resultados e pontos que devem melhorar nas estratégias de mercado da empresa, além de conseguir observar o que está dando certo e deve ser incentivado.

Benefícios de ter conhecimento no Excel

Diversos elementos de um estabelecimento podem acabar sendo afetados pelo mau uso, por isso, saber usar o Excel não é uma capacidade restrita a pessoas que utilizam a ferramenta para interações financeiras ou de logística.

Tudo que você precisa para conseguir acessar o Excel é de um notebook para escritório e logo conseguirá criar uma série de inovações para a empresa.

Maior flexibilidade

Por se tratar de uma ferramenta extremamente flexível, o Excel permite uma maleabilidade de criação impressionante, e um usuário que saiba utilizar o programa de forma avançada, será capaz de criar inúmeras soluções rápidas e diretas com as opções disponíveis.

Mesmo áreas como recursos humanos podem se beneficiar com uma planilha adequada para as suas necessidades, inserindo automaticamente informações redundantes e agilizando o processo de trabalho.

Diferencial no currículo

A atualização se faz cada vez mais necessária para um bom engajamento profissional. Não basta mais incluir “Pacote Office” ou “Excel Avançado” em seu currículo. 

É preciso identificar o real conhecimento sobre a plataforma para conseguir uma chance dentre os candidatos.

Portanto, uma dica é utilizar nomes de ferramentas que você conhece e usa para identificar que sabe do que está falando, como

  • PROCV;
  • PROCH;
  • Condicional;
  • Formatação avançada;
  • Entre outros elementos.

Lembre-se que você pode ser levado para um teste prático surpresa, então, garanta que em seu currículo estão apenas as informações reais sobre o que você sabe fazer com o Excel.

Evite passar o desconforto de não saber lidar com alguma informação que você tenha adicionado em seu currículo.

Networking

Melhorar a carreira é o motivador da maioria dos funcionários de uma empresa. Para que isso aconteça, é necessário conhecer e se engajar com pessoas, ação conhecida como networking.

Muitas das pessoas se conhecem em cursos e workshops profissionais, levando seus contatos até os gestores de suas próprias empresas e apresentando novos potenciais profissionais para serem contratados e crescerem em seus cargos.

Se você trabalhar em um espaço de coworking, pode acabar fazendo amizade com outros profissionais e tornar a ferramenta uma oportunidade de conversação, ampliando a sua rede de contatos

Networking

Por isso, o curso de Excel é fundamental não só para apresentar as teorias e técnicas relacionadas ao programa, mas também como um método de apresentação pessoal, onde você conseguirá aumentar sua rede de contatos e criar novas oportunidades.

Além disso, um bom profissional é visto por seus superiores. Ser uma referência em Excel dentro de sua empresa pode abrir os olhos de gestores e aumentar suas chances de sucesso profissional, bem como aumentar o seu reconhecimento dentro da instituição.

Conclusão

O Excel é um programa que não é só uma referência atual. Ele não será superado em um bom tempo. Não existem competidores à altura, e as empresas dificilmente migrarão suas informações para outra plataforma.

Por isso, todo o conhecimento adquirido com um curso de Excel pode ser utilizado em seu dia a dia. Isso porque, mesmo conforme os anos se passarem e novas versões do programa saírem, você saberá a base de operação, que até hoje permanece a mesma.

Assim, basta se atualizar quando uma nova versão sair e você já estará apto a utilizar de forma correta o programa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cursos EAD entenda as vantagens

Cursos EAD: entenda as vantagens

Informática como o curso pode influenciar sua carreira profissional

Informática: como o curso pode influenciar sua carreira profissional?