in , , ,

Utilize o excel para organizar sua vida financeira

Utilize o excel para organizar sua vida financeira

O Excel é um dos recursos de planilhas mais utilizados atualmente e ele pode ser aplicado para diversas finalidades. Empresas dos mais variados portes e segmentos utilizam esse software para seu trabalho diário.

Além das empresas, as pessoas também podem utilizar essa ferramenta em seu dia a dia, principalmente para organizar a vida financeira e ter mais controle sobre o próprio dinheiro.

Trata-se de um recurso tão importante que muitas organizações valorizam profissionais que sabem utilizar o Excel, por essa razão, existem cursos voltados ao aprendizado dessa ferramenta.

No entanto, para cuidar dos assuntos financeiros de sua família, não é necessário ser especialista em planilhas. O básico já é um grande auxiliar, e caso queira fazer algo mais complexo, é possível encontrar dicas e tutoriais na internet.

Neste caso, é interessante fazer um curso para quem quer se destacar no mercado de trabalho ou precisa utilizar o Excel todos os dias.

Mas, independentemente disso, usar esta ferramenta é muito melhor do que anotar suas informações financeiras em um caderno.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é Excel, como utilizá-lo para se organizar financeiramente, além de dar algumas dicas para usá-lo. Confira!

Afinal, o que é Excel?

Microsoft Excel é um aplicativo para criar planilhas eletrônicas, desenvolvido pela Microsoft no ano de 1987, para os computadores que utilizavam seu sistema operacional.

Trata-se da melhor plataforma para a criação de planilhas, e muitas organizações dependem desse recurso para as mais diversas atividades do cotidiano.

Por exemplo, uma empresa de serviço de limpeza pode ter acesso a um recurso que possui interface intuitiva, além de ferramentas para cálculo e construção de gráficos.

Inclusive, todos esses atributos fizeram do Excel um dos aplicativos de computador mais populares de todos os tempos.

A planilha eletrônica, também conhecida como folha de cálculo, é um programa de computador que funciona por meio de tabelas que apresentam dados e fazem cálculos.

As tabelas são formadas por grades compostas por linhas e colunas, sendo eletrônica pelo fato de ser implementada em computadores. Por meio do Excel, é possível realizar diversas atividades, tais como:

  • Tabelas, gráficos e cálculos;
  • Desenhos simples;
  • Organizar nomes em ordem alfabética;
  • Ordenar números em ordem crescente.

Entre uma série de outras ações, o usuário consegue criar tabelas e calcular dados, além de fazer análises precisas sobre eles. 

As tabelas podem calcular automaticamente os valores numéricos introduzidos, podendo ser impressas em esquemas atrativos, além da criação de gráficos simples.

O Excel é parte do pacote Office, um pacote de produtos que contém diferentes softwares, fundamentais para a criação e organização de documentos.

Uma clínica de tratamentos para impotência pode utilizar essa ferramenta para criar tabelas, analisar e calcular dados, portanto, uma facilidade indispensável no dia a dia.

Justamente pelo fato de ser capaz de realizar cálculos, você pode usar o Excel para organizar sua vida financeira, como ficará claro no próximo tópico.

Afinal, o que é Excel?

Como usar o Excel para se organizar financeiramente?

A planilha é formada por colunas e linhas, assim sendo, nas colunas, insira todas as suas despesas, e nas linhas, o valor de cada uma delas. Se essa é a primeira vez que utiliza a planilha, saiba que é possível inserir os dias da semana.

Por exemplo, os gastos na padaria devem ser colocados nos dias da semana correspondentes, no final, você saberá o quanto gastou no decorrer de uma semana toda.

Conforme for se familiarizando com a ferramenta, poderá fazer um planejamento financeiro mês a mês. Por outro lado, se tiver alguma dificuldade, é possível encontrar planilhas prontas para controle de finanças mais simples e fáceis.

Independentemente do modelo que for utilizar, é essencial saber o que inserir na planilha. Coloque todos os meses do ano nas colunas e pule a primeira, pois nela você vai registrar todas as suas despesas, como:

  • Aluguel;
  • Água;
  • Luz;
  • Internet;
  • Supermercado.

Feito isso, coloque o valor que costuma gastar a cada mês. No final, insira um espaço para visualizar o valor total. Para isso, é preciso clicar em “fx” e selecionar a opção “SOMA”.

Tanto uma pessoa quanto uma empresa de manutenção de portões automáticos podem visualizar onde estão gastando mais. Essa análise permite adotar medidas que vão reduzir as despesas que estão prejudicando o seu orçamento.

Ao somar as despesas todos os meses, é possível comparar umas com as outras e ver se o que está gastando ultrapassa o previsto.

No entanto, para que o planejamento financeiro seja realmente eficaz, você não pode se esquecer de incluir todos os gastos.

Dicas para utilizar o Excel

Tanto estabelecimentos, como clínicas médicas, quanto pessoas físicas, podem utilizar essa aplicação para as mais diversas necessidades. Para facilitar nesse sentido, trouxemos aqui algumas orientações e dicas importantes.

Como você já sabe, esse software é composto por linhas e colunas e o endereçamento das linhas é feito por meio de números, ao passo que o das colunas é feito por meio de letras.

O usuário tem um limite de inserção de dados de 1048576 linhas, além de 16384 colunas, ou seja, espaço de sobra para fazer o que precisa.

Na parte superior do Excel estão as guias, que podem variar um pouco de acordo com a versão utilizada. Mas, em geral, elas são nomeadas como Início, Layout de Página, Fórmulas, Dados, Revisão e Exibição.

Na guia “Início”, é possível utilizar várias ferramentas, como a área de transferência, usada para copiar e colar elementos; e a Fonte, cujo foco é para a seleção de fontes, cores, estilos e tamanhos.

Outra opção é o Alinhamento, onde é possível escolher o tipo de alinhamento das células. O Número são as opções de quantidade de casas decimais e seus valores numéricos.

No Estilo, existem opções de formatação, como realce de células, de acordo com regras pré-estabelecidas. As Células apresentam opções para inserir, excluir e formatar as células, e a Edição apresenta opções para localizar termos e utilizar filtros.

Uma empresa de planos de internet também pode utilizar a guia Inserir para adicionar elementos que valorizam as planilhas, como no caso de textos, tabelas, gráficos e ilustrações.

Em cada elemento, o Excel oferece diversas opções de designs e formas, para que seja possível criar todo tipo de planilha.

Dicas para utilizar o Excel

Em Layout de Página, o usuário conta com as mais importantes ferramentas desse recurso, pois possibilita a realização de um trabalho extremamente bem desenvolvido.

Essa guia permite fazer configurações de páginas e impressões, aplicar efeitos na planilha, além de todas as alterações necessárias.

Na guia Fórmulas, por sua vez, também uma das mais importantes do Excel, é possível fazer a interação automática entre os dados que você insere nas células.

Usuários como no caso dos hotéis românticos, podem criar fórmulas separadas por categorias, por meio da ferramenta Biblioteca de Funções.

Na guia Dados é possível obter informações externas da planilha que está sendo trabalhada, fazer conexão com Fontes de informações, classificação e filtro de dados, entre outras ações que facilitam a busca de registros no documento.

Nas ferramentas de dados, uma das funções que mais se destacam é a Validação de Dados, que pode restringir valores a serem inseridos nas células, evitando erros na hora de registrar informações importantes.

Na opção Revisão, é possível finalizar a planilha, fazendo revisões ortográficas, criando comentários explicativos, além de garantir a segurança dos dados por meio da proteção da pasta de trabalho.

Por fim, na guia Exibição, um restaurante de comida fitness congelada pode escolher o melhor modo de trabalhar no Excel.

Ou seja, caso esteja trabalhando com mais de uma pasta, é possível organizar as janelas, abrindo mais de uma planilha ao mesmo tempo.

O Excel é uma ferramenta de múltiplas funções, podendo ser utilizado para diversas finalidades, tanto em empresas quanto no dia a dia.

Para aproveitar todos os seus recursos, primeiro é necessário conhecê-los, como estes que acabamos de apresentar. É claro que existem outras ferramentas que podem ser aplicadas, e a melhor forma de utilizá-las é por meio de um curso.

A prática no dia a dia também ajuda bastante e, por essa razão, essa ferramenta pode ser a melhor escolha para organizar sua vida financeira e desenvolver novas habilidades em seu manuseio.

Conclusões finais

No cotidiano temos várias despesas, como ração para cachorros, compras no supermercado, pagamento das contas, e assim por diante. Para garantir o bom uso do seu dinheiro e não atrasar nenhuma conta, é fundamental ter um bom controle financeiro.

O Excel é um programa que ajuda nesse sentido, pois ele é simples de manusear, intuitivo e de fácil acesso. Trata-se de um programa básico que pode ser usado até mesmo no celular.

Por meio dele, fica muito mais fácil organizar a saúde financeira da sua casa e ter total controle sobre o seu dinheiro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo sobre a técnica Feng Shui

Tudo sobre a técnica Feng Shui

Como começar a trabalhar com estética facial

Como começar a trabalhar com estética facial?