in , ,

Como fazer uma boa gestão de empresa?

Como fazer uma boa gestão de empresa

A gestão de empresa está ligada ao sucesso de um negócio, com ela, é possível solucionar problemas cotidianos e planejar estratégias a curto e longo prazo, a fim de promover um crescimento organizacional.

É primordial que, antes de se preocupar com os lucros e com a rentabilidade de uma organização, os empresários foquem em alcançar um bom desempenho e obter uma ampla visão de mercado.

Estar atento aos concorrentes também é um fator importante para modelar sua ideia e alcançar cada vez mais clientes. 

Dessa forma, ficará mais claro enxergar quais ferramentas e técnicas serão necessárias para chegar ao objetivo desejado.

Independentemente do porte ou segmento, uma boa gestão é capaz de trazer resultados significativos a uma empresa, com o auxílio de métodos inovadores e o engajamento dos colaboradores na execução de cada tarefa.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, em 2021, mais de 3,9 milhões de empreendedores formalizaram micro e pequenas empresas ou se registraram como microempreendedores individuais (MEI).

Diante do cenário de crescimento no mundo do empreendedorismo, a abertura de empresa eireli também se tornou comum no país e entre as pessoas jurídicas que decidiram começar um negócio sozinhas.

Entretanto, junto com esse alto número de empreendedores surgiu um desafio unânime: a capacidade de gerir o próprio negócio.

Ao contrário do que se pensa, isso não é um dom, é apenas uma competência presente em todos e que deve ser aprimorada.

Com técnicas de investimento em autoconhecimento e conhecimento da equipe, dedicação constante, foco na eficiência de processos, estabelecimento de prioridades e busca por lucratividade é possível realizar uma boa gestão.

Para que isso aconteça, é necessário focar em algumas áreas da empresa e trabalhar nelas, de forma a considerar os seguintes tópicos:

  • Planejamento;
  • Sustentabilidade;
  • Missão e valores;
  •  Finanças;
  •  Gestão de equipe;
  •  Projetos.

Considerando esses itens, a alta performance certamente alcançará a empresa e a estabilidade será alocada a curto, médio e longo prazo aos negócios, trazendo bons resultados financeiros.

Quais são os sete passos necessários para uma boa gestão?

Além desses pontos relevantes, existem passos essenciais que devem ser seguidos pelo gestor para que ele realize uma boa gestão empresarial e conquiste um alto nível satisfatório.

Passo um

O primeiro deles, claramente, está ligado ao conhecimento a respeito da realidade da empresa. 

Nessa etapa é primordial que o empresário esteja ligado às tendências de mercado e desenvolva técnicas que o acompanhe de forma assertiva.

Para uma melhor compreensão, pode-se usar como exemplo uma funerária 24 horas zona sul que já funciona na região há aproximadamente cinco anos. 

Desde então, os negócios têm tido resultados satisfatórios. Isso se deve ao conhecimento do negócio.

Passo dois

O segundo passo consiste na execução do papel do líder. Com uma liderança competente, uma equipe é capaz de alcançar um bom rendimento e ótimos resultados.

Passo dois

No caso da funerária, a postura do líder gera o engajamento de seus funcionários.

Mesmo em um ambiente fúnebre, o direcionamento, orientação, motivação e apoio do gestor promove uma atmosfera harmônica e propícia a um alto desempenho de cada colaborador.

Passo três

O terceiro passo está relacionado às métricas. É primordial que um gestor tenha um relatório sobre os pontos fortes e fracos de sua empresa. 

Com isso, será possível trabalhá-los e desenvolver estratégias que os contornam ou aprimorem.

Esse método é essencial na prestação de serviços, como no caso de guincho expresso 24 horas, por exemplo. 

Somente dessa forma é possível que os atendimentos aos clientes sejam controlados e avaliados de forma eficiente.

Avaliar o nível de satisfação do público é primordial para que haja uma evolução e crescimento empresarial. O mesmo método poderia ser aplicado em uma segunda situação, como a de uma empresa especialista em instalação aquecedor solar.

Nesse caso, a gestão seria responsável por monitorar a qualidade dos serviços prestados e criar estratégias que aprimorem cada vez mais o atendimento ao seu público-alvo.

Passo quatro

O quarto passo para uma boa gestão empresarial é conhecer o próprio produto. Em meio a uma variedade de concorrentes, saber qual a qualidade e essência da sua oferta é essencial.

Essa técnica tem muita relevância na comercialização de produtos, como persianas verticais personalizadas, por exemplo.

O gestor precisa treinar a equipe de vendas para persuadir os clientes a respeito dos atributos das cortinas oferecidas.

Dessa forma, em meio a outras opções, o número de compras será muito maior e, consequentemente, haverá um retorno financeiro considerável à empresa e a todos os colaboradores dela.

Passo cinco

O quinto passo essencial para uma boa gestão é o monitoramento da concorrência. É importante saber quais os erros que outras empresas estão cometendo e quais acertos estão agradando o público.

Isso pode ser aplicado também à venda de produtos específicos, como de carimbo redondo personalizado.

Com a análise de lojas concorrentes é possível saber como proporcionar uma oferta cada vez mais atraente aos clientes.

Passo seis

Além de gerir as análises de mercado, de produtos e de serviços, a gestão de equipe é um passo primordial para o alcance de uma alta performance da empresa.

Para que isso ocorra outro passo relevante é a gestão de pessoas.

Esse trabalho bem executado traz benefícios aos colaboradores e, principalmente, aos clientes. 

Por exemplo, imagine que uma empresa de decoração de festas seja especialista na preparação de pista de dança casamento.

Para que tudo saia conforme o esperado pelos noivos, é preciso que a equipe esteja motivada a trabalhar para que todos os detalhes sejam atendidos da melhor forma nesta celebração tão importante. A motivação sempre gera um alto nível de satisfação.

Passo sete

Por último, é primordial que o gestor preze pela qualidade de sua equipe. Selecionar bons funcionários certamente influenciará na qualidade dos serviços.

Passo sete

Em uma segunda situação, pode-se usar como ilustração uma imobiliária.

A gestão responsável pelo aluguel sala privativa precisa alcançar metas trimestrais, que consiste em um alto número de fechamento de contratos. Para isso, necessita de um bom empenho dos colaboradores.

Nesse caso, selecioná-los de acordo com seus atributos será a chave para alcançar o sucesso. 

O gestor deverá analisar em cada integrante do time, a capacidade de persuasão e de talento na área de vendas, para que os objetivos sejam alcançados.

Ferramentas essenciais para exercer uma boa gestão

A primeira ferramenta essencial para um gestor é o Ciclo PDCA, que é composto por quatro fases: o planejamento, a execução, a avaliação e a ação.

A junção dessas estratégias é essencial para manter um bom funcionamento da empresa.

Com o objetivo de focar no controle eficiente de cada fase dos processos, o PDCA também colabora para a diminuição de custos, crescimento dos negócios e alto nível de satisfação dos clientes.

A segunda ferramenta que pode ser utilizada em uma gestão é o Canvas, que permite uma visão global a respeito de um negócio. Ele é composto por quatro pilares: infraestrutura, oferta, cliente e finanças.

Com a análise desses pontos será possível executar um planejamento mais assertivo e que atenda às necessidades de cada área da empresa. 

A ferramenta serve tanto para a criação de empreendimentos, quanto para o aprimoramento dos já existentes.

A terceira ferramenta que pode ser interessante para gerir uma empresa é o mapa mental gerencial. Com ele é possível expandir uma ideia-chave, solucionar problemas, delegar tarefas e estruturar objetivos.

A quarta ferramenta é a análise SWOT. Essa é essencial para que o gestor saiba quais são suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Com essa visão será possível buscar aprimoramento constante para o seu negócio.  

Por último, a quinta ferramenta primordial para medir os resultados de uma empresa é o KPI (Key Performance Indicator).

Ele possibilita a obtenção de métricas para análise de cumprimento de metas e objetivos.

Com a ferramenta, o gestor poderá saber se tem conseguido traçar o caminho até o sucesso de sua organização, medindo o andamento de cada projeto e traçando estratégias para alcançar uma alta performance em sua gestão.

Considerações finais

Em resumo, realizar uma boa gestão é um talento que pode ser conquistado com o tempo e com o auxílio das estratégias e ferramentas certas.

Com esses recursos, o sucesso de um negócio estará cada vez mais próximo e palpável.

Um bom gestor deve exercer o seu trabalho de forma assertiva, mantendo o autocontrole e o controle sobre sua equipe e todos os processos. 

Além disso, deve prezar sempre pela inovação, isso trará destaque perante a concorrência.

O bom desempenho de uma gestão alcança não somente a vida do empresário e de seus colaboradores, principalmente, de seus clientes, gerando um alto nível de satisfação e fidelização por parte deles. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A importância de entender sobre finanças empresariais

A importância de entender sobre finanças empresariais

Estude sobre nutrição e invista na carreira

Estude sobre nutrição e invista na carreira