in ,

Ferramentas disponíveis no Instagram: 7 dicas para usá-las para gerar engajamento 

Ferramentas disponíveis no Instagram: 7 dicas para usá-las para gerar engajamento 

Na atualidade a internet vem tornando-se cada vez mais presente na  rotina, na necessidade, no desejo, no entretenimento e inclusive no trabalho de  muitos usuários. 

Em um salto de cerca de 20 anos, a internet desenvolveu-se e continua em suas constantes atualizações, tornando o entretenimento com maiores acessibilidades, com mais opções, a comunicação está cada vez mais rápida e instantânea, além de desenvolver a internet como também um meio de  trabalho, provando-se em 2020, como efetivo. 

Acompanhando a internet, as plataformas online tomaram posições de  estarem destacando-se em suas funcionalidades, ferramentas, praticidade e  acessibilidade. 

Os sites são os espaços que sustentam os conteúdos na internet, realizando funcionalidades, atendimentos, estudos, entretenimento, vídeos, fotos, jogos, trabalho, entre outras. 

Como um acompanhamento ainda mais prático e adaptado para as necessidades de um smartphone, os aplicativos foram desenvolvidos posteriormente para estarem com suas funcionalidades disponíveis “em mãos” com um “clique”. 

A variedade de aplicativos não pode ser numerada, pois atingem desde  aplicativos de entretenimento, leituras, músicas, filmes e séries, para compras e  vendas, fotografias, calendários, comunicações, trabalhos, redes sociais, entre  outras disponibilidades. 

As redes sociais são os aplicativos que mais dominam os downloads e os espaços dos smartphones. É comum o uso de mais de um aplicativo de redes sociais, e entre os mais acessados está o Instagram.

Ferramentas disponíveis no Instagram: 7 dicas para usá-las para gerar engajamento 

O verdadeiro engajamento que gera resultados reais e principalmente  retorno financeiro a todo investimento de um perfil e marketing da marca / empresa / profissional, é desenvolver um planejamento de conteúdos,  postagens, interações e principalmente aproveitar todas as ferramentas  disponibilizadas, em sua maioria gratuitamente, pelo Instagram. 

Desde o próprio feed até os stories, existem várias ferramentas capazes de atrair a atenção do público e gerar interações.

1. Aproveitar stories

O stories foi uma ferramenta que desenvolveu-se  posteriormente ao sucesso do Instagram, trazendo uma ideia de  postagens rápidas, práticas, em tempo real e que duram apenas 24 horas. Conheça aqui formato stories para posts de qualidade. 

O Instagram Stories trouxe uma nova ideia de acompanhar uns aos outros de maneira  momentânea, sem qualquer formalidade. Stories que inicialmente variam de vídeos curtos de 15 segundos, e fotos com efeitos, atualmente coleciona algumas ferramentas interativas. 

É muito importante  que assim como haja uma constante postagem no feed, também haja nos stories, uma vez que o mesmo é capaz de acelerar a interação e acessos do público, gerando maior engajamento e seguidores. Stories de qualidade podem gerar perfis milionários em questão de números de  acessos e seguidores.

1. Aproveitar stories

2. Gifs do Instagram 

Os gifs do Instagram são uma dessas ferramentas advindas dos stories. Os gifs são imagens com movimentos rápidos, que  são desenvolvidas por artistas contratados, ou por profissionais. 

É uma  ferramenta interessante para engajar interações e acessos, uma vez que podem acompanhar novidades e temáticas do perfil, criando um laço de  favoritismo dos usuários.

3. Enquetes

Também sendo uma ferramenta dos stories, a enquete é uma  ferramenta que disponibiliza a opção dos seguidores opinarem entre opções de alguma questão que o perfil compartilha. 

É interessante para  demonstrar a relevância da opinião do público, além de ter uma resposta  clara do questionamento.

4. Perguntas

A famosa “caixinha de perguntas” é uma ferramenta que os stories disponibilizam para trazer o posicionamento, opinião, interação e  principalmente impulsionar uma expectativa do seguidor do perfil referente a resposta que será gerada. 

É uma ótima opção para impulsionar acessos aos stories e a interação do público.

5. IGTV

O IGTV é uma ferramenta que está inserida no feed do perfil no  Instagram. Tem a principal função de gerar vídeos maiores, com conteúdos mais relevantes que merecem estar inseridos no feed do perfil, podendo ser impulsionado também nos stories. 

É uma opção válida para  trazer conteúdos que são atrativos, e principalmente visuais. O engajamento virá através da interação e feedback do público perante a  qualidade e atratividade do vídeo.

6. Bobinas

Assim como o IGTV, o Reels é um vídeo que estará inserido no feed, com um destaque direcionado no perfil, entretanto, o Reels trata-se de vídeos curtos, de poucos segundos. 

É ideal para um vídeo de humor, vídeos com cortes ou acelerados, e sempre focados em conteúdos atrativos. O engajamento virá também através da interação e feedback do público.

7. “Arrasta pra cima”

Principalmente quando trata-se de perfis  profissionais que estão inseridos em outras plataformas online, o “Arrasta  pra cima” é uma ferramenta que disponibiliza a opção de inserir um link de rápido acesso, em qualquer postagem no Stories. 

Ideal para vendas, conteúdos em outras plataformas, entre outros. É uma forma de migrar o engajamento do Instagram também para outros ambientes virtuais. 

O posicionamento e a popularidade do Instagram  

O Instagram é um aplicativo de ferramentas e funcionalidades  relacionadas a fotografias, vídeos, conteúdos visuais, efeitos visuais, textos e  legendas, tudo com ferramentas de interação e comunicação entre os usuários como mencionado acima.  

Desde o seu lançamento em 2010, o mesmo vem ganhando popularidade entre os usuários, e tornando-se cada vez mais presente nas suas preferências, sempre baseando-se em desenvolver ferramentas e funções que possuem conteúdos visuais e fotografias como base. 

Em dados obtidos em pesquisas realizadas no ano de 2020, o Instagram  possui cerca de mais de 1 bilhão de usuários cadastrados e 500 milhões ativos  diariamente na plataforma, ocupando o 2° lugar entre os aplicativos mais  acessados e baixados. 

Com isso, sua popularidade e posicionamento de relevância e referência tornaram-se um caminho para os usuários que almejam um espaço visual e um caminho para destacarem-se. 

Perfil profissional no Instagram 

Atualmente o Instagram desenvolveu uma ferramenta de perfil profissional, ou seja, é disponibilizado um perfil para cadastrar contas  profissionais, marcas, empresas e comércio no geral. 

Esse perfil será destinado para os clientes, interessados, admiradores e focado em impulsionar usuários a tornarem-se clientes. Com isso, ferramentas voltadas para o engajamento profissional são permitidas, entre elas, o investimento em algoritmos (impulsionar postagens e o perfil para usuários interessados de acordo com suas procuras e acessos).

É importante mencionar neste artigo a necessidade de em casos de  setores profissionais, comerciais, marcas ou empresas, que ao estarem com  contas vinculadas ao Instagram, é de maior eficiência, qualidade na performance  e engajamento dos próprios conteúdos, que o perfil no Instagram seja cadastrado como uma conta profissional. 

Mesmo que optem por resultados de engajamento orgânico (sem investimentos financeiros), o perfil profissional disponibiliza ferramentas e algoritmos exclusivos, além de maior visibilidade em relação à concorrência.

Perfil profissional no Instagram 

A importância do Instagram para o engajamento pessoal, profissional ou comercial 

Como foi afirmado anteriormente, os números do Instagram superam o  bilhão em cadastros e os milhões em acessos. O que motivou os usuários, desde contas pessoais e profissionais, a estarem cada vez mais investindo em  conteúdos visuais, fotos atrativas e interessantes, e textos (mesmo que frases  em legendas). 

O engajamento inicialmente dava-se de acordo com os acessos,  interações, compartilhamento, postagens, utilização de hashtags, entre outros. 

Estar presente no Instagram é estar em uma vitrine de milhões de usuários. 

Com o desenvolvimento da rede social e atualizações do aplicativo, o  Instagram passou a disponibilizar novos meios de interações e acessos, focados em ferramentas de efeitos visuais, fotos, gifs, enquetes, musica no stories, entre outros, facilitando os métodos de atrair o público e impulsionar os acessos de forma  orgânica, apenas como um feedback “gratuito”, pelo impulsionamento sem que haja um investimento financeiro (ferramenta atualmente disponível no  Instagram). 

Tornando um espaço gratuito, de acessos e engajamento para  qualquer usuário, em qualquer atuação. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como conseguir pacientes para psicologia 5 estratégias de marketing digital 

Como conseguir pacientes para psicologia: 5 estratégias de marketing digital 

Facebook Ads Entenda os benefícios da ferramenta

Facebook Ads: Entenda os benefícios da ferramenta