in ,

Frutas cítricas: saiba mais!

Frutas cítricas saiba mais!

As frutas cítricas são elementos essenciais em um cardápio de qualidade, podendo até mesmo ser ingrediente de produtos de beleza como cremes, antirrugas e hidratantes, visto que possuem benefícios voltados para a melhoria da saúde da pele. 

No Brasil, as frutas que compõem esse grupo, como limão, abacaxi e laranjas são sempre boas escolhas em supermercados, além de serem quase sempre utilizadas em bebidas (alcoólicas ou não), vendidas em boa parte dos pontos comerciais.

Mas, além de ter benefícios evidentes para a saúde e também para um consumo mais voltado ao prazer, essas frutas são fundamentais para a manutenção de nosso corpo de forma diária, tendo como ponto de partida elementos gástricos, que devem ser atentados.

Por exemplo, um bolo caseiro de laranja, além de ser um alimento gostoso e interessante para o café da manhã ou um lanche da tarde, também contribui para a digestão de outros alimentos e até mesmo para reduzir os enjoos da gravidez.

Essas e outras modalidades de uso, bem como seus benefícios, serão abordadas no presente artigo, que evidenciará o que de fato são os cítricos, entregando suas principais frutas e de que maneira elas são vistas no dia a dia, por exemplo, de uma cozinha familiar.

O que são frutas cítricas?

As frutas cítricas são conhecidas por terem um gosto mais azedo, e estão presentes no cardápio diário dos brasileiros, seja em comidas caseiras, em forma de temperos, sucos e bebidas alcoólicas, ou até mesmo em creme hidratante para o rosto, por exemplo.

Elas são compostas por altos índices de vitamina C, um componente essencial para o corpo, que absorve nutrientes minerais como potássio, ferro, ácido fólico e magnésio. Além disso, esses são alimentos ricos em antioxidantes, o que ajuda na retirada de tóxicos.

Essa é uma forma interessante para, por exemplo, limpar o corpo de radicais livres e outros componentes presentes em alimentos, produtos e outros elementos que entram em contato com o corpo humano que podem trazer algum malefício à saúde.

Por exemplo, ao comermos um hambúrguer de um fast food, estamos consumindo comidas quase sempre processadas, ou seja, de cunho industrializado, com poucos nutrientes e com alto teor de gorduras, frituras e até mesmo elementos tóxicos.

Esses tóxicos são altamente maléficos, visto que trazem doenças para pessoas em curto, médio e longo prazo, contribuindo para a obtenção de doenças como:

  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Colesterol alto;
  • Hepatite;
  • Dentre outras similares.

Uma outra questão que favorece o uso de frutas cítricas é a disposição desses alimentos em aumentar a imunidade, ainda mais se forem consumidas em uma união, como um suco de laranja e limão, ou de abacaxi com caju.

A beleza não fica de fora na utilização das frutas cítricas. É bem comum encontrarmos frutas como composição de cremes faciais ou de hidratação para cabelos cacheados, visto que além de trazer ações nutritivas, têm grande efeito no colágeno do corpo.

É importante ressaltar que o consumo da vitamina C que está agregada aos alimentos cítricos devem ser regradas, visto que doses maiores podem provocar uma alta absorção de ácido, podendo piorar casos de gastrite ou outras questões relacionadas ao intestino.

Quais os principais benefícios de incluí-las no cardápio?

Os cítricos são ideais para a melhoria de diferentes questões relacionadas não só à imunidade, mas também ao bem-estar do corpo e do organismo, atuando como principal componente de uma vida mais saudável, entre crianças e adultos.

Veja abaixo algumas das principais utilidades que as frutas cítricas tem no dia a dia das pessoas, sendo essencial na alimentação diária, por ser um alimento fácil de encontrar nos supermercados e também por ter um preço acessível.

1 – Ajuda a combater a anemia

Por conta da alta quantidade de vitamina C, responsável por absorver o ferro presente nos alimentos, as pessoas que fazem tratamento para anemia podem ter inúmeros benefícios. 

O ideal é incluir no cardápio diário pelo menos um elemento de vitamina C, como laranjas e até mesmo limão nas refeições.

1 - Ajuda a combater a anemia

2 – Melhora os enjoos na gravidez

Geralmente, na gravidez, as mulheres acabam tendo diferentes sintomas, visto que o corpo, ainda que já esteja se acostumando com a geração de um feto, ainda o vê como um intruso, e faz com que diferentes reações aconteçam, inclusive os enjôos.

Para isso, os alimentos cítricos são uma boa solução, uma vez que atuam diretamente no suco gástrico, produzindo ácidos digestivos. Além disso, é fundamental manter uma alimentação regrada de frutas cítricas, visto que possui fibras e boa quantidade de água.

3 – Atua a favor da imunidade

Essa é uma das principais utilizações de alimentos cítricos. Aumentar a imunidade com frutas como estas é importante tanto para a não utilização de remédios e complementos, quanto para a melhoria da disposição no dia a dia, ainda mais em tempos mais frios.

Por isso, é essencial sempre que estiver na rua, perto de um quiosque móvel, procurar sucos naturais de laranja, misturando-os, por exemplo, com coco. Em casa, é importante ter sempre um ou dois elementos cítricos, para auxiliar nas refeições ou em shots matinais.

4 – Trabalha contra a prisão de ventre

A prisão de ventre é uma questão que aflige muitos indivíduos, causando não apenas uma falta de retirada de dejetos do corpo, mas também pode aumentar as dores de barriga e aumentar a probabilidade de hemorróidas e outras infecções.

Por serem ricos em fibras, alimentos com vitamina C ajudam nesse combate, potencializando as idas ao banheiro, além de contribuir com uma maior absorção de água.

5 – Serve para fins estéticos

Como dito ao longo do artigo, a vitamina C é um elemento popular em produtos de beleza, principalmente aqueles direcionados para o cuidado da pele e do rejuvenescimento do rosto, sendo encontrado em hidratantes e até mesmo pomadas.

Isso acontece basicamente pela alta quantidade de antioxidantes que atuam na pele, absorvendo e eliminando radicais livres, que são absorvidos pelo nosso organismo diariamente nas ruas, dentro de casa, e até mesmo por meio da alimentação e bebidas.

É um elemento encontrado ainda em procedimentos como um botox natural para o rosto, podendo ser substituído por outros considerados industrializados e até mesmo tóxicos.

Principais frutas cítricas e suas particularidades

Agora que você já entendeu mais sobre cada característica de frutas cítricas, suas funcionalidades diárias para nosso corpo, que está diretamente ligada com a satisfação, o bem-estar e a saúde diária, é importante conhecer algumas delas.

É importante saber mais sobre o que cada fruta pode beneficiar em você, indo desde o gosto propriamente dito como a quantidade de vitamina C que agrega, podendo ser algo decisivo não apenas para o consumo, mas também para um uso inteligente da fruta.

Acompanhe os principais tipos de cítricos, mais conhecidos e utilizados em nosso país:

Limão

O limão é um alimento comum nas casas brasileiras, visto que é utilizado quase sempre na preparação de comidas, como peixes, frangos e até mesmo carnes. Além disso, seu suco possibilita uma maior e melhor digestão, além de contribuir imensamente para a imunidade.

Laranja

A laranja é uma das frutas queridinhas em questão de imunidade, visto que esta é utilizada por parte dos medicamentos que auxiliam a vitamina C no organismo. Além de ser deliciosa como suco, doce e até no tempero de comidas, é essencial para absorção de nutrientes.

Em tratamentos complementares de luz pulsada olheiras, por exemplo, pode ser encontrada como creme ou pomada, visto que tem uma grande quantidade de oxidantes em sua composição, auxiliando para o rejuvenescimento da pele.

Laranja

Acerola

A acerola é a fruta campeã em nutrientes e potência de vitamina C, uma vez que o consumo de apenas uma unidade dela atinge a quantidade ideal de nutrientes para o corpo. Pode ser utilizada tanto em sucos ou até mesmo em complementos vitamínicos.

Essa é uma excelente opção para comidas e lanches em creche infantil, visto que a cor e o tamanho quase sempre chama atenção de crianças, além de sua árvore pode ser encontrada em boa parte dos terrenos e quintais.

Caju

Muitas pessoas não sabem, mas o caju é um alimento cítrico e que contém um alto índice de vitamina C, superando ainda o próprio limão. Seu suco e sua utilização em alimentos é sempre uma boa opção para sair da rotina, agregando sabores menos doces.

Considerações finais

Considerar frutas cítricas em uma rotina vem sendo cada vez mais uma prioridade, dado que doenças e comorbidades atuais vêm solicitando uma maior imunidade, algo que nem sempre pode ser atendida por remédios, complementos e shots de vitamina C.

Facilmente encontrados nos principais supermercados, frutas como limão, laranja e acerola são essenciais para uma rotina alimentar ligada à máxima absorção de nutrientes, que podem auxiliar em dores estomacais e até mesmo no combate à anemia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 dicas de como respirar melhor durante exercícios físicos

3 dicas de como respirar melhor durante exercícios físicos

Como Viajar Sem Gastar Uma Fortuna 9 Dicas Fundamentais

Como Viajar Sem Gastar Uma Fortuna: 9 Dicas Fundamentais