in , , ,

Mudanças Nos Negócios: O Futuro de Restaurantes e Bares

Mudanças Nos Negócios O Futuro de Restaurantes e Bares

Por conta da pandemia de corona vírus, inúmeros mercados foram (ou ainda estão sendo) afetados, sendo o de restaurantes e bares um dos principais.

Afinal, estes estabelecimentos tiveram que fechar durante meses, viram o movimento cair muito e agora, aos poucos, estão buscando se recuperar, já que certas medidas de flexibilização foram anunciadas recentemente.

Sendo assim, o que esperar do futuro de restaurantes e bares? Quais mudanças serão necessárias daqui para frente? É sobre isso que iremos falar no artigo de hoje. Veja!

O futuro de restaurantes e bares

Apesar do anúncio da flexibilização, muitos consumidores ainda estão preocupados e receosos em sair de casa para ir em um bar ou restaurante, e a tendência para que isso volte a acontecer de maneira mais “normal” será apenas quando houver uma vacina contra o vírus.

Portanto, compreender este novo cenário e se adaptar a ele é fundamental para qualquer estabelecimento gastronômico daqui em diante.

E, para se adaptar e mudar conforme o necessário, é de suma importância se atentar aos seguintes aspectos:

Ambiente

É fato que, a partir de agora, os restaurantes e bares que querem voltar a ter clientes e querem voltar a ter lucro, precisam fazer mudanças em seus ambientes.

Ou seja, é preciso rever o design e o layout do estabelecimento, ele não pode ser mais o mesmo que era antes da pandemia. 

Por exemplo, é preciso daqui para frente:

  • Seguir todos os protocolos de segurança e higiene;
  • Disponibilizar álcool em gel para clientes e funcionários;
  • Ter um “padrão de limpeza hospitalar”, tanto no salão quanto na cozinha;
  • Disponibilizar máscaras para os funcionários usarem o tempo todo;
  • Medir a temperatura dos consumidores antes de entrarem no local;
  • Deixar o ambiente sempre bem limpo, arejado e ventilado;
  • Manter um certo distanciamento no salão, isto é, as cadeiras e mesas para restaurantes e bares, a partir de agora, não devem ficar tão próximas como era antes;
  • E fazer alterações nos horários de funcionamento, para que o fluxo de pessoas no local esteja dentro do permitido.

Além disso, uma tendência que já é vista em alguns lugares é a adesão e valorização de espaços ao ar livre, isto é, de lugares mais abertos, onde há uma maior circulação de ar.

Entrega

Entrega

O delivery surgiu nesta pandemia como uma ótima alternativa para inúmeros negócios que, até então, só funcionavam de maneira presencial, sem entregas. Porém, mesmo com as flexibilizações, ele não pode ser deixado de lado.

Isso porque, o uso de aplicativos de entrega, por exemplo, já era bastante alto nos últimos anos e agora então, será ainda mais utilizado.

Portanto, além de tomar todos os cuidados e fazer todas as mudanças necessárias em seu estabelecimento físico, não esqueça de dar atenção também para o meio digital, para o delivery feito por meio de aplicativos, como iFood, Uber Eats e Rappi, ou por meio do seu próprio sistema de entrega.

É claro que o cardápio que é servido aos clientes no bar ou no restaurante talvez não seja exatamente o mesmo no delivery, no entanto, fazer os ajustes necessários e saber explorar bem esses canais digitais é essencial para não ficar para trás.

E isso nos leva a outro ponto relacionado…

Marketing digital

Como já víamos há anos (e agora na pandemia isso ficou ainda mais evidente), nós vivemos em um mundo digital, que está cada vez mais conectado por meio da internet e de novas tecnologias.

Por isso, investir em estratégias de marketing digital é uma escolha de suma importância para não perder espaço no mercado.

E, com “investir em estratégias de marketing digital”, estamos nos referindo a:

  • Ter um bom site e blog (otimizados com técnicas de SEO e com conteúdos de qualidade);
  • Utilizar as redes sociais para interagir, engajar e se relacionar com clientes;
  • Fazer envios de e-mails marketing para apresentar produtos, oferecer descontos, etc.;
  • Anunciar no Google e nas redes sociais para aumentar o alcance de pessoas;
  • Entre outras.

Todos esses canais proporcionam inúmeras possibilidades e oportunidades para atrair e fidelizar clientes e, consequentemente, aumentar os lucros da empresa. 

Portanto, invista em marketing digital e esteja onde os seus clientes estão!

Experiências e atendimento personalizado (e humanizado)

Este período de crise que muitas organizações e pessoas estão enfrentando nos últimos meses é realmente bastante complicado, por isso, a sua empresa (tanto de maneira presencial quanto digital) precisa oferecer sempre experiências únicas e um atendimento personalizado (e humanizado).

Isso porque, grande parte das pessoas foi afetada de uma maneira ou de outra por causa dessa pandemia. Logo, ser mais empático, respeitoso, educado e entender as “dores” dos clientes, é fundamental para proporcionar a eles a melhor experiência e o melhor atendimento.

É preciso que, a partir de agora, haja cada vez mais um atendimento humanizado e não apenas querer vender e ganhar dinheiro.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

O que é direito do consumidor

O que é direito do consumidor?

A importância de aprender a tocar um instrumento

A importância de aprender a tocar um instrumento