in

Gestão de pessoas: Entenda a importância na pandemia

Gestão de pessoas Entenda a importância na pandemia

A pandemia do COVID-19 gerou uma série de mudanças nos costumes e comportamentos da sociedade, como a gestão de pessoas, que sofreu uma série de mudanças e desafios por precisarem ser adaptados rapidamente.

Muitas empresas se viram obrigadas a adotar o regime de home office, mesmo sem ter uma estrutura pronta para isso. Além do mais, os gestores de RH tiveram que ressignificar uma série de conceitos sobre o clima organizacional, engajamento, entre outros fatores.

Hoje em dia, é necessário muito mais que um calendário com espaço para escrever para conseguir dar conta de todas as funções adotadas por um gestor de pessoas.

Com a transformação digital, as oportunidades e capacidades de trabalho cresceram fortemente, permitindo a muitas empresas continuarem suas funções e se estabelecerem em novas rotinas frente a questões como o isolamento social, imposto pelo coronavírus.

Como estabelecer uma gestão humanizada?

Dentre as inúmeras situações que vêm surgindo por conta da pandemia, alguns elementos têm sido mencionados como fator comum no mercado, exigindo uma maior atenção dos especialistas na área.

Para entender melhor como agir e quais ações são fundamentais, é preciso compreender sua equipe e como a empresa funciona, assim, você consegue resultados positivos nas ações de mudança que são tão necessárias neste momento.

1 – Melhorias no ambiente

Não há necessidade de estar em um mesmo espaço físico para que o ambiente corporativo melhore. Muitas vezes, tudo o que a equipe precisa é de uma força motivadora, que incentive o trabalho em grupo e que diariamente seja um impulsionador para a empresa.

Embora em um local físico uma Catraca com biometria seja fundamental, no home office, as prioridades de ambientação estão mais focadas na interação com a equipe.

Criar um ambiente descontraído, interessante e motivador é essencial para que sua equipe se sinta confortável, mesmo em situações extremas como a que estamos vivenciando. 

Por isso, enquanto gestor, quanto mais ações você fizer para ativar a produtividade da equipe, melhor será.

O clima da empresa deve tentar se manter em alta, para que os frutos colhidos sejam cada vez mais otimizados e as pessoas trabalhem satisfeitas.

2 – Estabeleça metas e desafios

A pandemia do coronavírus causou uma espécie de inércia, em grande parte por conta da falta de motivação dos funcionários em produzir, uma vez que sentem-se isolados, o que pode gerar repercussões negativas na saúde mental.

Por isso, é essencial manter as equipes ativas através da criação de desafios e metas que possam estimular a produção, conquistando assim um espaço maior e melhor no desenvolvimento do trabalho.

Você pode oferecer para os funcionários um adesivo redondo personalizado, incentivando-os a cumprir uma determinada meta, acompanhado de um brinde, estimulando, assim, todos a participarem.

Quanto mais motivada sua equipe estiver, melhor o trabalho será desenvolvido. Isso não deve se limitar ao operacional da empresa. Engaje a equipe de gestão para que eles possam ser líderes da equipe e desenvolvam seu trabalho com qualidade.

3 – Mantenha a comunicação

É fundamental manter uma comunicação muito mais clara hoje em dia. Por conta do distanciamento social, a maior parte do diálogo realizado pela empresa deve ser por canais alternativos, tais como:

  • Telefone;
  • Mensageiros web;
  • E-mail;
  • Videoconferências.

Por isso, é importante que as mensagens cheguem com objetividade. Não há mais espaço para longos textos que não apresentam as necessidades e os objetivos imediatamente.

3 - Mantenha a comunicação

Os dispositivos virtuais podem até estar tomando o lugar de uma sala para palestra, mas o conteúdo precisa seguir sendo apresentado com clareza para a sua equipe, isso porque os colaboradores precisam saber exatamente o que devem fazer para obter resultados.

Também é essencial ser honesto com relação a posição da empresa no mercado. Por conta da pandemia ninguém está em alta, e todos precisam saber disso para serem realistas em suas projeções e se manter empenhados para a saúde da empresa.

4 – Feedbacks em dia

Manter os conceitos de feedback ativos durante a pandemia além de serem uma forma de interação direta com sua equipe, diminui assim a questão do isolamento por alguns minutos, sendo uma importante ferramenta de gestão.

Isso porque o feedback permite que você compreenda e diga exatamente em que ponto uma pessoa está em relação a empresa. O trabalho desenvolvido precisa de um suporte e análise constantes, para que você tenha certeza de estar no caminho correto.

Se você possuir uma agenda personalizada com nome, pode tomar nota do desempenho de cada colaborador para elaborar corretamente os feedbacks.

A falta dessa retroalimentação pode ser muito prejudicial, pois gera nos funcionários um conceito de insegurança que pode afetar o andamento do trabalho. Um funcionário inseguro tende a desenvolver cada vez menos por medo de fazer algo errado.

A comunicação direta é a melhor forma de evitar esse tipo de problema, sendo um passo importante para manter a produtividade de sua empresa em alta.

5 – Não faça promessas

Em um tempo de incertezas, promessas são muito perigosas. Isso porque você pode não ser capaz de cumprir o que prometeu e garantiu para os funcionários, gerando um descontentamento que será muito prejudicial para a produção.

Uma escola particular integral precisa manter suas atividades, mas evite fazer promessas de melhorias da situação atual aos professores se elas não podem ser cumpridas no momento.

Ser sincero o tempo inteiro é essencial, mostrando as dificuldades que esse momento atípico apresenta e impulsionando a equipe como um todo para gerar resultados, uma vez que esse período de adaptação é fundamental.

Com ele, é possível começar a adequar melhor a empresa para melhorar o clima organizacional como um todo.

6 – Seja prestativo

Um gestor de pessoas precisa compreender as necessidades de sua equipe para conseguir realizar um serviço de qualidade e melhorar o ambiente corporativo como um todo. Durante este período, sua função é ainda mais necessária.

Para conseguir identificar os principais pontos que sua empresa tem em relação ao pessoal, você pode realizar uma série de atividades que ajudarão a formular relatórios e identificar os principais pontos de atenção.

Uma alternativa é criar uma sala de reunião online para conseguir conversar com seus colaboradores, promovendo uma proximidade maior.

Através de pesquisas de clima, sua empresa é capaz de verificar como a equipe está se sentindo em relação a elementos como o home office, o expediente de trabalho, o suporte, entre diversos outros pontos.

Assim, será possível identificar os vários perfis que compõem sua equipe, reconhecendo aqueles que possuem um toque mais criativo e propensos a pensar em soluções, quais são os que precisam de um suporte tecnológico ou mesmo aqueles com demandas pessoais.

Acima de qualquer coisa, sua equipe é formada por seres humanos. Você precisa ter esse pensamento constantemente para gerenciar pessoas, uma vez que todos nos encontramos em uma situação muito delicada nesta pandemia.

O COVID-19 tem cobrado um alto custo, e às vezes, as pessoas precisam de uma atenção especial para conseguir seguir em frente e voltar a dar frutos com sua função. Lembre-se, acima de tudo, que você é uma pessoa que lida com seres humanos.

7 – Mantenha os relatórios em dia

Um dos principais benefícios do home office é que torna-se muito mais fácil encontrar os indicadores corretos para explorar situações que precisem de recursos, estrutura e investimento da empresa para conseguir gerar bons resultados.

Criar um sistema de ponto online pode ser uma excelente forma de ter um controle e acompanhar os relatórios de presença de seus colaboradores.

7 - Mantenha os relatórios em dia

Assim, você conseguirá identificar todo o trabalho de sua equipe para separar o que está funcionando e quais ações precisam de uma revisão, para em seguida estruturar seus relatórios de feedback e fazer o trabalho corretamente.

Analisar sua equipe gera resultados

A crise econômica que veio junto com o COVID-19 tem deixado boa parte dos empresários preocupados. Ela segue crescente, e cada vez mais empresas acabam tendo que fechar as portas por não estarem preparadas.

Por isso, é fundamental identificar formas de se manter ativo, sendo a principal delas através de sua equipe. Isso porque uma equipe bem estruturada estará pronta para planejar soluções e identificar corretamente o trabalho que está sendo desenvolvido.

Quanto melhor for o conceito aplicado de sua equipe, mais você conseguirá desenvolver seu trabalho e obter resultados positivos, mantendo-se firme em um mercado que cada vez mais apresenta falhas estruturais.

O mundo está mudando, e isso significa que muitas adaptações precisam ser feitas rapidamente para não cair no processo de mudança. Por isso, o investimento nos funcionários deve ser primordial.

Uma equipe bem estabelecida e estruturada se sente valorizada, aumentando a produção e gerando um clima organizacional muito mais animado e de cooperação, onde mesmo nas mazelas da pandemia, os próprios colaboradores conseguem se colocar para cima.

O papel do gestor de pessoas nesse caso é agir como um impulsionador, identificando os pontos fortes de cada membro do time e alavancando-o, fazendo com que este funcionário consiga explorar seu melhor.

Considerações finais

Existe todo um conceito formado sobre o que é um gestor de pessoas e o que ele deve fazer. Entretanto, em uma mudança como a que ocorreu no mundo por conta da pandemia, tudo deve ser aprendido novamente.

Por isso, a figura do gestor de pessoas acaba se tornando uma peça muito mais importante para o funcionamento da equipe do que se imagina, sendo, muitas vezes, a força que impulsiona a produtividade dos colaboradores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

7 dicas de como aumentar as vendas na pandemia

7 dicas de como aumentar as vendas na pandemia

Motorista Uber O que saber antes de exercer 

Motorista Uber: O que saber antes de exercer