in

Hostel: 5 benefícios para escolhê-lo

Hostel 5 benefícios para escolhê-lo

Durante o planejamento de uma viagem, é essencial verificar a hospedagem, a localização da mesma, os preços e a acessibilidade. No artigo de hoje, entenderemos um pouco mais sobre o que é um hostel e alguns benefícios que você pode ganhar ao escolhê-lo.

Enquanto planejamos viajar, um dos pontos que necessitam de mais atenção é a hospedagem, ou seja, o lugar onde iremos dormir enquanto estivermos fora de casa, seja ele de lazer ou de trabalho.

Essa etapa da viagem acontece logo após decidirmos o local de destino, que é quando começamos a nos aprofundar em preços que cabem em nosso orçamento, o quão perto é de lojas e do centro da cidade, como chegar até o local, entre outras situações.

Mas seja o deck de piscina ou o quão bem irão te atender, existem alguns fatores que podem ser decisivos na hora de escolher o local de hospedagem e que fazem realmente nos apegarmos ao lugar ou, ao menos, chamar nossa atenção.

Para tais fins, investir um tempo pesquisando um hostel pode ser a alternativa necessária e mais eficaz para encaixar diversos requisitos, como a economia de dinheiro, e é sobre isso que iremos neste texto. Por isso, acompanhe a leitura!

O que é um hostel?

Sejam diferenciados pelo seu piso taco de madeira ou pela forma em que são vistos, os hostels nada mais são do que acomodações econômicas, como albergues com objetivos um pouco diferentes, já que o segundo é visto como uma espécie de abrigos da prefeitura.

Diferente do que muitos pensam, um hostel não é uma espécie de pensão, onde as pessoas pagam pela estadia de uma casa e utilizam os quartos dela, e os demais cômodos em conjunto. Porém, de fato, é uma opção menos convencional.

As pessoas não estão acostumadas com o sistema de hostel mais por falta de informação do que por qualquer outro motivo, já que ele se assemelha muito com o estilo padrão de hospedagem com algumas diferenças bem pontuais.

Eles podem ser tão belos e chamativos como grandes lugares com seu paisagismo jardim impecável, mas o seu maior atrativo sem sombra de dúvida é a economia, sendo muito útil para grandes famílias que pretendem economizar, ou mesmo para viajantes solitários.

Pensando nisso, antes de entrarmos de fato nos benefícios de se hospedar em um hostel ao invés de um hotel comum, saiba que é possível encontrar diversos tipos de quartos tais como:

  • Quartos coletivos (tanto masculino quanto feminino);
  • Quartos mistos;
  • Quartos únicos e privativos;
  • Quartos adaptáveis para quem necessitar.

Este último se refere principalmente para pessoas com alguma deficiência física, servindo para que elas não se sintam deslocadas em meio as outras pessoas da estalagem, trazendo bastante autonomia e inclusão.

Muitos dos quartos, inclusive, podem possuir uma divisória de ambiente de gesso para ajudar na organização dos pertences durante o período de viagem, sendo de grande ajuda para aqueles que deixam para arrumar as malas no último momento na hora de ir embora.

Vantagens de optar por um hostel

De nada adianta dizer o quão é vantajoso se hospedar em um hostel sem citar as vantagens e benefícios do mesmo. Portanto, sem mais delongas, vamos entender um pouco melhor que benefícios são esses:

1 – É uma ótima forma de economizar

Economizar na hospedagem significa que você pode utilizar esse dinheiro para comer um hambúrguer artesanal diferente que você tanto quer comer desse lugar para o qual está viajando, por exemplo.

Essa é a maior vantagem do hostel: o dinheiro que você economizará, se comparado a um hotel ou até mesmo alguma estalagem, chegando a valores quase 60% menores quando colocamos os preços na ponta do lápis.

Lembra quando comentamos sobre os tipos de quartos? Embora seja comum encontrar um hostel que utilize quartos separados, o mais comum é encontrar estabelecimentos que ofereçam esse valor por cama. 

Muitos dos quartos são compartilhados e equipados com beliches, podendo variar em números de 4 a 20 pessoas por quarto, por isso o preço é tão acessível. Claro, existem diversos tipos de hostel, assim como diversos tipos de hospedagem.

2 – É uma ótima oportunidade de conhecer novas pessoas

Desde alimentação coletiva até em um lugar exclusivo para socialização, saiba que muitas pessoas buscam esse tipo de ambiente por motivos iguais ou até diferentes que você, seja pelo preço ou qualquer outro propósito.

Quando falamos que haverá muitas pessoas, entenda que podem ser encontradas pessoas de outros países também, que estão ali para curtir o local de destino e gastar pouco. O hostel é o ambiente ideal para se compartilhar experiências com outras pessoas.

É extremamente comum que nesses locais todos estejam mais predispostos a interagir, marcando lugares para ir na cidade, eventos próximos e até grandes festivais. Tais eventos podem ficar até mais em conta de se fazer em grupo, sendo bastante interessante.

Seja para comprar uma tela de proteção ou qualquer outro objeto, lembrancinha ou item, muitas amizades são geradas ali, além de novos grupos de viagem e até mesmo paixões por viajar. Portanto, aproveite e interaja!

2 - É uma ótima oportunidade de conhecer novas pessoas

3 – É um ótimo ambiente de descontração

Claro que qualquer pessoa pode se hospedar em um hostel e aproveitar a viagem, mas a grande maioria do público são jovens e adultos, então, é muito comum que seja um local bastante descontraído com pessoas rindo ou buscando se divertir.

Normalmente, a localização desta hospedagem é próxima a centros de cidade ou locais mais movimentados, facilitando a locomoção dentro da cidade e o acesso de transporte público, criando uma movimentação onde todos procuram sempre algo para fazer.

O interessante é que, mesmo tendo um pouco de relação com o tópico anterior, é possível encontrar todo tipo de pessoa.

Além de que, caso você esteja disposto, sempre encontrará alguém com gostos e ideais semelhantes às suas, seja em questões políticas ou gostos, como por bolo de milho fofinho.

É muito bom, antes de dormir, bater um papo com alguém amigável sobre algum assunto que vocês gostem, portanto, não tenha medo de se divertir e conhecer novas pessoas.

4 – Desenvolve a sua empatia

Você pode ser a pessoa mais empática do mundo, mas nunca é demais exercitar um pouco mais esse tipo de habilidade que é cada vez menos visto nos dias atuais. A empatia é fundamental para se dar bem dentro do hostel ou, ao menos, te frustrar menos.

Pense que terá muitas pessoas que compartilham o mesmo espaço, no caso, o ambiente onde você está hospedado. Quando se tem tantas pessoas assim, é normal cada um ter estilos, personalidade, hábitos e pensamentos diferentes do seu.

Isso pode ser sinônimo de atrito, pois você nunca sabe como a outra pessoa pode reagir a determinada ação tua ou vice-versa. Você terá de aprender a respeitar o espaço do seu vizinho para que todos convivam em harmonia o máximo de tempo que for possível.

Inclusive, isso tem relação direta com a segurança de seus itens pessoais. Certamente você detestaria chegar na sua cama e ter uma toalha do seu vizinho em cima dela, molhando todo o seu colchão, além de ser pouco higiênico.

Da mesma forma que essa atitude pode estragar o começo ou fim do seu dia, saiba que alguma atitude sua pode incomodar o vizinho. Então, entre em um acordo com os colegas de quarto e delimite até onde é o espaço de cada para evitar possíveis atritos.

5 – Dependa de sua própria mala

Em um hostel, pelo menos na maior parte deles, não é oferecido muitos itens para higiene pessoal ou até mesmo para o seu conforto, sendo de exclusiva e única responsabilidade sua a manutenção e posse desses itens.

Claro, muita das vezes tais itens são cobrados na recepção ou em algum outro setor dentro do próprio estabelecimento, mas levar o seu próprio te ajuda a, inclusive, economizar, que é um dos principais motivos da escolha desta hospedagem.

Assim como toalha de banho e outros equipamentos de dormir, pense nos produtos e itens de higiene pessoal como escovas de dentes, xampu e creme dental, pelos mesmos motivos descritos no parágrafo anterior.

Lembre-se que nem sempre esses produtos estarão disponíveis para ser comercializados no local onde se hospedar, portanto, se previna e leve consigo para que, quando chegar a hora, os utilize sem problema e não fique na mão.

Conforto não é o objetivo de um hostel, portanto, se quer ter algo a mais, pense em levar você mesmo.

Com isso, esperamos que os benefícios de um hostel tenham ficado um pouco mais claros, para que não restem mais dúvidas quando você for arrumar suas malas e sair para viajar. Lembre-se de pesquisar bastante antes de escolher o lugar para aproveitar sua estadia!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Praias brasileiras conheça as 7 mais populares

Praias brasileiras: conheça as 7 mais populares

Viajar com animal de estimação 7 dicas para uma viagem tranquila

Viajar com animal de estimação: 7 dicas para uma viagem tranquila