in , ,

Importância de jogos matemáticos na infância

Importância de jogos matemáticos na infância

O processo de aprendizado requer estímulos e os jogos matemáticos, que são de grande ajuda para um ensino mais efetivo na infância.

Quando falamos de crianças, precisamos nos lembrar de que elas necessitam de algo atrativo e que auxilie na fixação das tarefas, e a matemática é um ensino específico que contribui para a capacidade do raciocínio lógico.

No entanto, na infância, trabalhar esses conteúdos de maneira teórica pode ser mais difícil, principalmente para as crianças, que têm certas dificuldades. Isso porque, desde a infância, o ser humano já demonstra habilidade para algumas áreas.

Para que todos caminhem na mesma direção durante o processo de aprendizagem, recomenda-se o uso de atividade lúdicas. Daí a importância dos jogos matemáticos.

O que deixa os profissionais e pais em dúvida é quanto à melhor opção desses jogos, o nível ideal de dificuldades, melhores tipos e como os cursos podem ajudar pais e profissionais a trabalharem a matemática com as crianças.

É sobre isso que vamos falar neste artigo. A partir disso, os pequenos serão envolvidos no ensino dos números com mais facilidade, aumentando o seu interesse.

Para quebrar o pensamento de que matemática é algo complexo demais para as crianças, acompanhe este artigo até o fim.

Importância da matemática na infância

A matemática está presente em nosso dia a dia de diversas maneiras, e com as crianças não é diferente, afinal, isso acontece antes mesmo delas entrarem na escola infantil.

No cotidiano, é comum que elas convivam com números e formas geométricas, portanto, quanto mais cedo eles começarem a estudar essa disciplina, melhor se adaptarão a ela e mais completa será sua interação.

O contato com a matemática desde cedo estimula a visão analítica, ajuda a levantar hipóteses e também auxilia na solução de desafios. Tudo isso ajuda as crianças a aplicarem o conceito da matéria na rotina e se sentem mais seguras para aprender.

Além disso, conseguem ser mais organizadas e concentradas, habilidades que ajudam a ter um bom desempenho nas demais disciplinas escolares, além de fazer com que as crianças se tornem cidadãos mais críticos e conscientes.

Importância da matemática na infância

Benefícios dos jogos matemáticos

Existem muitos jogos tradicionais com fins didáticos que trabalham até mesmo a comunicação visual. No entanto, também existem exercícios voltados exclusivamente para o ensino matemático e que são muito importantes.

Eles ajudam a sair do ensino teórico, que muitas vezes não agrada às crianças, além de evitar o foco excessivo sobre algoritmos de resolução.

Além disso, trazem muitos benefícios, como o reaproveitamento dos jogos que incentivam a resolução de problemas, promovem o desenvolvimento da agilidade e destrezas matemáticas, ajudam a se colocar no lugar do outro e buscam estratégias de sucesso.

Por isso, atualmente, existe um consenso sobre o papel dos jogos no significado dos números e às quatro operações fundamentais da matemática.

Eles conseguem trazer inspiração construtiva, além de motivarem o aprendizado de outras disciplinas, como a musicalização infantil.  

Isso impulsionou a adoção dos jogos como estratégia fundamental do ensino de matemática em seus mais variados níveis.

A tecnologia nos para ensino numérico

Por conta de sua importância, a tecnologia passou a ser investida nos jogos matemáticos e, atualmente, é possível contar com softwares e aplicativos voltados para o ensino numérico, o que ampliou o potencial dos jogos didáticos.

Tudo isso enriquece o cotidiano escolar por meio de atividades que geram envolvimento, debate e competição saudável, ao mesmo tempo em que trabalham conceitos importantes da matemática.

Qual o nível de dificuldade dos jogos?

O nível de dificuldade dos jogos vai variar de acordo com a faixa etária da criança. Por exemplo, para crianças pequenas, atividades para contar de 1 a 10 é muito apropriado.

Para isso, por meio da impressão digital, imprima pequenos cartões numerados e inclua, em cada cartãozinho, uma imagem que atraia a atenção das crianças. Ao associar o número à imagem, elas aprendem mais rápido.

Para as crianças mais velhas, uma opção bem interessante é o dominó. É um jogo simples, mas que permite as crianças quantificarem, ao mesmo tempo em que se divertem.

Pode não parecer, mas o dominó incentiva o raciocínio e o pensamento estratégico, apresentando elementos matemáticos para isso.

Vamos dar mais algumas dicas a seguir, mas de qualquer forma, o nível de dificuldade deve estar associado à capacidade e à idade da criança.

Existem jogos específicos que devem ser aplicados?

Existem jogos que são mais adequados do que outros para o ensino da matemática, como usar uma balança digital 150kg para ensinar sobre pesos e medidas. Para te ajudar a escolher as melhores opções, alguns dos mais recomendados são:

1 – Jogos de tabuleiro

Esses jogos tradicionais possuem uma grande capacidade de ensinar matemática para as crianças. Jogos de computador também, como labirintos, explorar subterrâneo e cavernas, dentre outros que ensinam:

  • Sequências;
  • Tamanhos;
  • Geometria;
  • Espaço;
  • Contagem.

Também é interessante aplicar jogos como o banco imobiliário, que ensina a matemática mais avançada, gerenciamento de dinheiro e valores. Outras boas opções são jogo da velha, dama e xadrez, pois trabalham estratégia.

2 – Batalha naval

Para que os alunos entendam mais sobre bateria automotiva 60 amperes e outras questões, existem diversos jogos.

No entanto, a batalha naval é um clássico onde o jogador dispõe de uma área dividida em quadrantes ou regiões, onde deverá distribuir vários objetos, aprendendo melhor as noções de espaço, geometria, tamanho, proporção etc.

É um tipo de jogo que ajuda a construir bases primárias, sequência, definição e uso de valores, bem como coordenadas, direções, vetores, lógica, conjuntos, planejamento e estratégias.

3 – Quebra-cabeça

Pode não parecer, mas o quebra-cabeça é um ótimo jogo que auxilia no desenvolvimento da habilidade matemática. 

Isso porque ele ensina o raciocínio espacial, bem como a noção de tamanho. Também ajuda a criança a desenvolver outras habilidades, como sequência e ordenação.

3 - Quebra-cabeça

4 – Bloco de construção

Neste jogo, as crianças podem usar blocos de papelão, madeira e até peças de Lego. A intenção é fazê-las construir, organizar e planejar estruturas lógicas e coerentes. Para isso, é necessário que a criança tenha estudado a matemática básica.

Com isso, aprendem tamanho, forma e sequência para que possam fazer suas criações. 

Por meio da tentativa e erro, conseguem aprender qual é a melhor técnica a ser usada e qual funciona melhor.

5 – Receitas de cozinha

Em uma escola infantil integral, algo muito comum é o trabalho com receitas fáceis, pois a cozinha precisa de boas noções de matemática.

Ao fazer algumas receitas, as crianças aprendem sobre medidas e quantidade de ingredientes, além de como modificar uma receita por meio da divisão ou multiplicação, que ajuda a preparar uma porção maior ou menor.

6 – Gerenciar a mesada

Essa atividade é mais recomendado para os pais fazerem com os filhos> dar uma mesada é ensiná-lo a utilizar uma quantia limitada por mês com o que ele quiser.

É papel dos pais explicarem que o dinheiro deve ser usado com sabedoria e responsabilidade para comprar aquilo que deseja, como brinquedos, revistas ou qualquer outra coisa.

7 – Dentro do supermercado

Por fim, outra atividade que os pais podem aplicar é levar os filhos ao supermercado, pois lá podem aprender sobre pesos, medidas, volume e valores. Você pode fazer perguntas como:

  • Quantas maçãs formam um quilo?
  • O que pesa mais: cinco batatas ou cinco limões?
  • O que custou mais caro: o queijo ou o presunto?
  • Quanto gastamos na compra?
  • Entre outros.

Essas e outras perguntas vão ajudar as crianças a interagirem ainda mais com a matemática em seu dia a dia, colaborando com tudo o que aprendem na escola.

E os cursos de elaboração de jogos matemáticos?

Sem dúvidas, os cursos de elaboração de jogos ajudam a ser mais comunicativo com as crianças, por diversos motivos. Com eles, os profissionais – e também os pais – aprendem a elaborar jogos de acordo com o interesse das crianças.

Com isso, é possível introduzi-las melhor aos jogos e explicar de maneira mais prática como eles funcionam, por que estão sendo usados e qual seu objetivo.

Tudo isso dentro de uma linguagem atrativa, que chama a atenção dos pequenos, assim como uma festa de aniversário minecraft.

E os cursos de elaboração de jogos matemáticos

Conclusão

A matemática faz parte de nossas vidas e da nossa rotina. Ela existe para facilitar nosso dia a dia e é parte indissociável de nossas finanças, saúde, alimentação e muitas outras situações.

É importante que as crianças tenham noções mínimas de matemática para que possam administrar seu cotidiano, principalmente quando forem adultos.

Os jogos matemáticos ensinam tudo isso e também quebra a imagem de uma disciplina chata e difícil. As crianças gostam de diversão, portanto, não há melhor maneira de ensinar matemática do que os jogos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você gostou?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Como poupar dinheiro pode te ajudar a longo prazo

Como poupar dinheiro pode te ajudar a longo prazo?

9 benefícios do Coworking

9 benefícios do Coworking