in

Entenda a importância de realizar cursos online

cursos online

Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), grande parte da população mundial está em quarentena. Apesar da situação atípica, é uma boa oportunidade para aproveitar o tempo ocioso e buscar por cursos online, que ajudam em diferentes frentes do mercado e podem melhorar a sua qualificação profissional.

Além de ampliar o conhecimento sobre muitas áreas, esses cursos podem ajudar no crescimento do mercado pós-corona, já que você terá um currículo muito mais recheado e pode desenvolver novas habilidades.

Vale dizer que os cursos online também nos ajudam a testar habilidades que poderiam estar escondidas ou pouco usadas, como o uso dos recursos tecnológicos da internet e a capacidade de aprender em aulas que fogem das concepções tradicionais de ensino.

Os cursos online também ajudam você a preencher o tempo livre, ainda mais se está sendo difícil passar por esse isolamento social. 

Afinal, ao mesmo tempo em que é possível aprender algo novo, você também pode se entreter com as aulas e atividades.

Então, se você está buscando alternativas para se distrair durante a pandemia do coronavírus, venha conhecer mais sobre a importância de realizar cursos online em tempos de quarentena!

Atualizar às novas tendências do mercado

A internet ampliou as possibilidades de interação e relacionamento humano, mas além disso, também proporcionou muitas modificações nas formas de consumo. 

Por isso, as empresas tiveram que se adaptar, incluindo estratégias de marketing digital e as maneiras de incorporar o online em suas atividades.

Nesse sentido, a publicidade também mudou. E se você é desse ramo, teve que aprender a produzir novos conteúdos e até modificar materiais tradicionais, como é o caso do mídia out of home, que integra ações de divulgação físicas, sem esquecer das potencialidades da internet.

Desse modo, um outdoor, quando bem elaborado, pode ter tanta eficiência quanto às demais propagandas na internet. Mas, para isso, é preciso conhecer o novo comportamento da audiência.

Esse é apenas um exemplo, visto que o mercado está cada vez mais competitivo e exigente. 

Ou seja, não somente a área de comunicação e marketing, mas os mais diversos setores foram atualizados com novas tecnologias, recursos e sistemas.

Por exemplo, podemos encontrar uma irrigação automática com inteligência artificial – e, com isso, a necessidade dos colaboradores aprenderam a usar esse sistema.

Sendo assim, se você já estava percebendo que a sua área de atuação está introduzindo aos poucos algumas mudanças, você pode aproveitar esse momento de quarentena para fazer alguns cursos específicos e se atualizar.

Até mesmo as próprias empresas podem usar essa oportunidade para ofertar cursos aos funcionários, possibilitando o aprimoramento técnico da equipe e evitando o turnover dos colaboradores.

Aprender novos idiomas

Aprender novos idiomas

Todo mundo sabe o quanto é importante aprender novos idiomas. Hoje em dia, praticamente todos os tipos de negócios exigem pelo menos o inglês básico.

Imagine uma empresa de segurança para eventos, que faz festas para todos os tipos de público e pode receber convidados gringos? É importante que os colaboradores saibam como se comunicar nessas situações.

Além do inglês, outros idiomas que se destacam no mercado são:

  • O espanhol;
  • O francês;
  • O alemão;
  • O mandarim.

Com certeza, aprender mais de um idioma novo pode ser um diferencial para o currículo e, ainda, abre possibilidades de comunicação com muitas outras pessoas.

As consequências podem ser ótimas, como uma melhor recolocação no mercado no pós-quarentena, até novas oportunidades de estudos em outros países.

Desenvolver novas habilidades

Há uma grande disponibilidade de cursos online que te ajudam a descobrir novas habilidades. 

Por exemplo, mesmo que você nunca tenha trabalhado com artesanato, pode encontrar uma aula que te ajude a montar lindas peças de decoração com fita de cetim personalizada.

Assim, mesmo em um ramo que não seja da sua área de atuação, o desenvolvimento de novas habilidades podem te ajudar a produzir outras coisas e, até mesmo, ganhar uma renda extra com esses trabalhos no final do mês.

Ou então, caso você já tenha um hobbie, pode buscar cursos online para profissionalizar algumas atividades que fazia só por diversão.

Já pensou confeccionar peças de vestuário e poder vendê-las online, até mesmo junto com uma etiqueta tag para roupas, mostrando o grau de profissionalismo do seu trabalho?

Pode ser muito interessante, e você até pode buscar uma alternativa para fugir da crise econômica, que anda lado a lado com a pandemia do novo coronavírus.

Absorver melhor o conhecimento

Muitas vezes, temos bastante dificuldade de absorver conhecimento, pois estamos atarefados na rotina, ou com muito trabalho acumulado.

Com a quarentena, muitas empresas colocaram seus funcionários em home office, ou até mesmo os deixaram de férias, sendo o momento ideal para buscar algum estudo.

Afinal de contas, com o tempo livre, você pode focar mais no aprendizado e absorver melhor o conhecimento. Além disso, muitas pessoas conseguem se dedicar mais aos estudos, quando não precisam se preocupar com outras coisas.

Você pode aprender mais sobre o funcionamento de bombas hidráulicas e se preparar para mostrar as novas habilidades no seu trabalho, ou até mesmo, aprender novas maneiras de instalação desses equipamentos, dando dicas para outros colaboradores.

Os cursos online são extremamente flexíveis, permitindo que os estudantes assistam as aulas, participem de fóruns de discussões e façam a leitura do conteúdo conforme seu próprio tempo.

Ou seja, se você é mais produtivo à noite, pode usar esse horário para estudar.

Isso também afeta a forma como o conhecimento é absorvido e, em épocas de quarentena, pode organizar o seu tempo com maior facilidade.

Melhorar a autodisciplina

Os cursos online exigem dedicação do aluno, pois ele será o maior responsável pelo acompanhamento das aulas, da realização das leituras e da participação em debates. Quer dizer que é preciso ter disciplina e foco.

Por conta disso, se está pensando em aprender mais sobre microondas industrial e o funcionamento de aparelhos eletromagnéticos no mercado, é necessário gerenciar o seu tempo e desenvolver a autodisciplina.

Quem nunca estudou na modalidade EAD (Educação a Distância) ou realizou cursos online, isso pode ser um desafio. 

Mas quando supera-se isso, os ganhos são enormes, pois a autodisciplina afeta positivamente o seu lado profissional e também ajuda na organização da sua vida profissional.

Ter entretenimento com conteúdos educativos

Esse novo período que estamos vivendo, com a crise no novo coronavírus, pode gerar muita ansiedade e estresse, devido às incertezas e ao boom de informações (inclusive, o bombardeio de informações falsas, que podem ser ainda mais prejudiciais).

Por isso, temos que manter a calma e tentar preencher nosso tempo livre com coisas boas. 

Assim, os cursos online podem ser uma boa oportunidade nesse sentido, pois eles oferecem conteúdo educativo com entretenimento.

Dentro de uma aula, você pode assistir um tutorial de como instalar um perfil , ou então, fazer alguma aula de ginástica, para relaxar um pouco.

Vale a pena tentar algo inédito, que possa te proporcionar um novo aprendizado e uma nova experiência. 

Mas, lembre-se de não se cobrar tanto, pois a pressão para aprender algo novo, como uma “obrigação”, pode ser ainda pior para quem não está lidando muito bem com o atual cenário de crise.

Ter entretenimento com conteúdos educativos

Obter certificações reconhecidas no mercado

Muitas modalidades de cursos online oferecem certificados, que podem ser usados para enriquecer os currículos e, mais ainda, para alcançar novos posicionamentos dentro do mercado de trabalho.

Os certificados ajudam a comprovar os ensinamentos aprendidos, e podem ser ótimos aliados em um mundo profissional altamente competitivo. 

Afinal, você garante uma prova de que se empenhou e tem diferenciais dos demais colaboradores.

Então, que tal começar a procurar por um curso que você goste e possa oferecer novas oportunidades para a sua vida profissional?

Conclusão

A crise do novo coronavírus, o Covid-19, modificou fortemente as relações de trabalho, bem como algumas atividades simples do dia a dia, como ir ao supermercado e sair aos finais de semana. Vivemos o que vem sendo chamado de o novo normal.

A quarentena faz com que a gente passe mais tempo em casa, para a nossa própria proteção e de nossos entes queridos.

Sendo assim, é importante aproveitar esse novo momento para encontrar coisas novas para fazer, incluindo a possibilidade de cursos online.

O avanço da internet abriu novos horizontes, sendo possível usufruir da tecnologia para novos aprendizados, conhecimentos e exercícios. 

Ou seja, aprendemos não só em termos de conteúdo, mas também como usar as ferramentas tecnológicas que temos à disposição.

Portanto, apesar da situação inusitada em que estamos vivendo, vale a pena procurar alternativas que possam incrementar o nosso conhecimento e, além disso, melhorar o nosso desempenho profissional para o futuro que está por vir.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

o que é informatica

O que é Informática ? Qual a Sua Origem?

quem tem direito ao bolsa familia

Quem Tem Direito ao Bolsa Família?