in ,

A importância da evolução da estética nos dias atuais

A importância da evolução da estética nos dias atuais

Com a correria do dia a dia nem sempre nos lembramos de prestar atenção em nós mesmos, como em nossa aparência exterior, que é fundamental, daí que o ramo de estética seja tão importante e que venha crescendo a passos largos.

Não à toa, segundo pesquisa da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o mercado estético brasileiro cresceu quase 60% no último período, e mais de 500% nos últimos dez anos.

Além da própria expressividade dos percentuais, vale lembrar que isso também remonta a nada menos que bilhões de reais que giram em torno desse segmento ou nicho de mercado, incluindo desde produtos até serviços.

Por exemplo, tanto uma cirurgia para obesidade, que faz parte do segmento de medicina, quanto os produtos de beleza mais tradicionais, conhecidos como cosméticos (batom, esmalte e sombra) estão sob o guarda-chuva desse mesmo nicho.

Isso ajuda a explicar parte do crescimento tão expressivo, por ser um recorte largo em termos de categorização. 

Por outro lado, trata-se também de um fenômeno ligado a toda uma tendência cultural que se verifica no Brasil e no mundo.

Basta observar a quantidade de academias que também têm se espalhado, ou os tipos musicais, que exploram muito mais as danças. 

Com isso, jovens e pessoas de todas as idades procuram se parecer com seus modelos culturais.

Há todo um aspecto sociológico, psicológico e até mercadológico por trás dessa questão, mas não é o enfoque que daremos aqui. 

A não ser o aspecto psicológico, porém não no sentido da influência que vem de fora, mas sim dos resultados obtidos.

Portanto, é preciso falar do mercado estético como algo que atua sobre a aparência física das pessoas, sem dúvida. 

Mas, que também atua sobre o lado emocional, sentimental e até a autoestima das pessoas, seja de modo direto ou indireto.

Basta considerar os efeitos que uma harmonização facial feminina pode trazer a qualquer moça que antes estivesse insatisfeita com sua presença. Naturalmente, o resultado não se vê apenas no espelho, mas no seu dia a dia.

Portanto, a pessoa pode ganhar um desempenho melhor em sua vida pessoal, nas relações amorosas e com os demais familiares e parentes. 

Também assim, sua atividade profissional pode passar por uma oxigenação consideravelmente positiva.

Isso já começa a mostrar como e por que a evolução da estética nos dias atuais merece tanta atenção da nossa parte. 

Se até pouco tempo o termo era exclusivo do meio acadêmico, ou tido como algo superficial, saiba que muita coisa mudou.

Hoje estética não tem a ver apenas com algo estudado pelos gregos antigos, ou mesmo com uma vaidade superficial, mas sim com um aspecto fundamental da vida humana em sociedade, desde que visto com as devidas ponderações.

Afinal, todo preconceito que existia em relação à estética ou aparência física das pessoas tinha a ver com casos extremos, de alguns pacientes clínicos que tinham ideias fixas, como a de se parecer com o artista de sua predileção.

Mas, já não se trata de nada disso, afinal, falar de um simples preenchimento facial não tem nada a ver com obsessão por plástica e por aparência. 

Pelo contrário, é um direito de cada um querer corrigir ou melhorar partes de seu próprio corpo.

Desta forma, além de mostrar em detalhes a importância dessa evolução da estética contemporânea, também vamos trazer alguns conceitos e características que ajudam a entender o assunto, enriquecendo o debate e a compreensão.

Sem falar que esse texto também é do interesse de pessoas que atuam no mercado estético como empresários e negociantes. 

A importância da evolução da estética nos dias atuais

Sendo assim, daremos exemplos práticos de vários negócios que obtêm sucesso nesse segmento.

De fato, hoje esse universo evoluiu tanto que já pode incluir modelos de negócio bem diversos, indo desde a área de vendas presenciais ou virtuais (por meio de plataformas digitais), até serviços como o de acupuntura para emagrecer.

Até porque, essas empresas e marcas também precisam pensar em termos de business, ou seja, de negócio, com fluxo de caixa, receita e lucro.

O que obviamente não significa esquecer os princípios éticos por trás dessa área.

Dito isto, se o seu interesse é mergulhar de cabeça em uma visão abrangente sobre a real importância da evolução estética em nossos dias, confrontando o tema por várias óticas diferentes, então basta seguir com a gente até o fim da leitura.

O que é o mercado estético?

Hoje em dia é muito comum ouvir falar em cosméticos, produtos de beleza, cirurgias plásticas e até em marketing de beleza. 

Realmente, há uma infinidade de empresas, estabelecimentos, lojas, clínicas e marcas no geral que vão surgindo a cada dia que passa, o que em parte se beneficia do aquecimento do mercado, e em parte alimenta essa tendência.

Basicamente, em termos de conceitos e características, o mercado estético nada mais é do que a comercialização de produtos ou serviços voltados para a aparência humana, tanto de homens quanto de mulheres, de diversas idades.

Um elemento fundamental para entender a importância disso é compreender a cultura de massa e de mercado em que vivemos. 

Como referido brevemente acima, em um mundo permeado de filmes, séries e espetáculos, em que há toda uma glamourização das celebridades televisivas ou digitais (lembremos dos influencers digitais), é natural que haja uma valorização da aparência física.

Por outro lado, isso não significa reduzir o mercado a algo superficial ou danoso, mas apenas um aspecto a mais da vida social. 

Lembrando que em casos extremos em que há distúrbios de personalidade, o mais indicado é que a pessoa procure algo na área de clínicas de psicologia

Porém, a norma aconselha cada vez mais que haja um interesse saudável pela própria aparência.

Nesse sentido, os segmentos que mais se destacam no mercado estético dos dias atuais são os seguintes:

  • Plásticas no rosto e no corpo;
  • Cuidados com os cabelos;
  • Estética voltado para os homens;
  • Design de sobrancelhas;
  • Cuidados gerais com as unhas;
  • Depilação e fotodepilação;
  • Academias e musculação;
  • Alimentação e dieta fitness.

Enfim, são diversos os nichos que podem se relacionar de maneira mais direta ou mais indireta com o mercado estético como um todo.

Inclusive, podemos falar também da presença do campo acadêmico e dos cursos tecnólogos, que formam os profissionais da área. 

Isso vai desde médicos propriamente ditos, que estudam cerca de 10 anos, como todo profissional da área, mas no fim se especializam em estética, até profissionais de cursos menos exigentes, como um curso livre de unhas.

Outra menção honrosa aqui é a de alternativas mais naturais, que trazem uma gama considerável de produtos e serviços que também são bastante úteis para a finalidade do mercado estético.

É o caso de alternativas como a dos produtos naturais para pele, cuja procura também tem crescido cada vez mais, já que às vezes são mais saudáveis.

O que é o mercado estético?

A única consideração a fazer aqui é que sempre se verifique se tais produtos, tanto os naturais quanto os industrializados, são chancelados pela ANVISA.

Sigla para Agência Nacional de Vigilância Sanitária, esse é o órgão oficial que regula os métodos e exigências de produção da área, bem como aquele que estabelece e fiscaliza se as normas estão sendo cumpridas.

Pouca gente sabe, mas essa fiscalização pode ser acionada por qualquer consumidor, de modo que equipes municipais vão até fábricas e afins para averiguar toda a cadeia produtiva da fabricação até a comercialização de qualquer cosmético.

O desejo versus a necessidade

Além de falar da importância da estética nos dias atuais, também prometemos demonstrar como ela pode influenciar na vida das pessoas.

Um modo infalível de identificar isso é lidando com a questão da diferença crucial que existe entre o desejo de alguém e sua necessidade real. 

Como já referido, uma coisa é querer parecer uma atriz de Hollywood, outra é fazer uma labioplastia a laser que realmente melhore sua harmonia facial, como algo que você sempre quis, sobretudo, comparar você consigo mesmo.

Portanto, é preciso que você busque uma versão melhorada de si mesmo, e isso é considerado saudável, em vez de usar pessoas externas como parâmetro, o que pode levar a distúrbios de personalidade.

Considerações finais

Sendo assim, é perfeitamente natural buscar uma satisfação por meio de algum benefício que o mercado estético possa trazer para a sua vida.

Não é à toa que esse mercado tem crescido tanto, por meio dos seus diversos segmentos e nichos de atuação, que passam por produtos e serviços.

Ao mesmo tempo, é fundamental recordar que a satisfação e a autoestima devem ser buscadas de modo equilibrado. 

Tal como em qualquer área da saúde, como a de uma clínica de nutrição, nosso conselho é que antes de qualquer decisão você não deixe de consultar um especialista do setor.

Acima, nosso esforço foi justamente o de mostrar a importância da evolução da estética nos dias atuais, bem como dicas e informações essenciais para melhor compreensão do tema.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como criar um plano de negócios

Como criar um plano de negócios?

A importância de investir em um contador na hora de abrir uma empresa

A importância de investir em um contador na hora de abrir uma empresa